Planejamento precisa ser bem elaborado para benefício das empresas
No mundo empresarial e organizacional atual o planejamento e gestão são palavras e ações de ordem. Nenhuma empresa consegue alcançar o crescimento necessário sem planejar e saber gerenciar todos os processos. A chamada análise SWOT é um instrumento utilizado para melhorar o planejamento estratégico, ele recolhe dados importantes do ambiente interno e externo da empresa. A sigla significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É o que os grandes gerentes chamam de transformar ameaças em oportunidades, fraquezas em forças.
O significado da análise SWOT
Antes de aplicar o SWOT ou no português FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), é preciso saber o que significa cada ponto. A iniciar pelo Strengths (forças), este é o ponto em que se analisa as vantagens internas em relação aos concorrentes no planejamento. Um exemplo é o serviço prestado ao cliente que se mostra superior. Em Weaknesses (fraquezas) deve se avaliar todas as desvantagens internas que a empresa possui em relação a outras empresas concorrentes. Um exemplo são as instalações internas.
No ponto Opportunities (oportunidades), é hora de analisar os pontos externos, neste caso o que deixa a empresa em vantagem com relação a concorrência. Um exemplo é mudança na opinião dos clientes. O ponto Threats (ameaças) é a analisa externa das ameaças com relação a concorrência como aumento de competição.
Aplicação do SWOT
O método geralmente é analisado em forma de quadro. Primeiro deve-se dividir a empresa em ambiente interno e externo, a parte externa corresponde mais a imagem da empresa no mercado, enquanto o interno é a relação as processos de funcionários e infraestrutura interna da empresa. Deve ser feito uma coluna com Pontos Fracos e outra com pontos Fortes, e uma linha com ambiente interno e outra linha com ambiente externo. Ao avaliar estes pontos é possível saber o que precisa ser explorado e o que precisa de melhorias para a empresa crescer.
O método SWOT foi criado pelo norte-americano Albert Humphrey entre as décadas de 1960 e 1970, enquanto ele realizava um projeto de pesquisa para a Universidade de Stanford. Existem controvérsias quanto a origem do SWOT, apenas o que se sabe é que ainda é uma ferramenta fundamental no gerenciamento das empresas independente do porte.