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Automação de Marketing: Um Guia

Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

O trabalho de Marketing geralmente é repetitivo 😬 para nós, Profissionais de Marketing, ainda mais se a sua área for como a minha. Tudo começa com pesquisa de persona, copywriting, criação de páginas, captura de leads, relacionamento, criação e segmentação de audiência e etc. Over and over again.

A metodologia de Automação de Marketing é um conjunto de práticas, que combina processos e ferramentas para automatizar a repetição buscando produtividade, fazendo mais com menos. Além disso, hoje também conta com inteligência artificial para turbinar tarefas rotineiras de pesquisa, produção, comunicação e relacionamento.

Além do ganho imediato de produtividade existem outros benefícios em automatizar processos e tarefas de marketing:

  • Relacionamento em escala
  • Personalização
  • Inteligência de negócios (BI)
  • Redução de erros e custos
  • Padronização e Escalabilidade de Processos
  • Integração de Ferramentas

Mas nem tudo são flores!

A complexidade do trabalho aumentou com o uso da tecnologia, além de acumulo de funções, já que agora essas podem ser realizadas por um mesmo profissional. Foi nesse cenário que vimos nascer o profissional de Inbound Marketing na década passada que hoje conhecemos como profissional de Automação de Marketing.

Como Automatizar o seu Marketing

Neste artigo quero te mostrar como você deveria estar automatizando os seus processos e tarefas e também quero abrir a sua cabeça para várias possibilidades que irão apoiar os seus objetivos de marketing.

Tipos de Automação de Marketing

As principais tarefas que são automatizadas são as de comunicação como enviar e-mails, publicar em redes sociais, criar páginas, notificar a área comercial, entregar ofertas de conteúdo. Lembro sempre aos meus alunos que automação não é só de e-mail, automação também pode ser feita em redes sociais, blog, enriquecimento de dados, atendimento e etc.

Exemplos de como a automação pode ser usada

Caso 1) Criação de Audiência

O primeiro passo é contratar uma ferramenta de automação, darei exemplos abaixo, que geralmente também irá servir como uma grande base de dados da sua audiência. Ela ainda pode te dar a opção de construir uma página de captura, landing pages, de leads e automaticamente já inserir esses registros na base.

Caso 2) Relacionamento com Leads

Uma estratégia muito usada é deixar uma régua de conteúdo automatizada para entrega de forma sequencial, baseada em ações, como clicou em link ou baixou uma oferta de conteúdo, ou condições do usuário como por exemplo cidade, cargo e etc.

Caso 3) Publicar conteúdo nas redes sociais

Criar um planejamento de conteúdo de postagens e agenda-las para publicação automática ao longo das semanas e meses.

Caso 4) Entrega de materiais

É muito comum criar landing pages com formulários integrados a ferramenta de automação para entrega de materiais como planilhas, ebooks, pdfs entre outros através do e-mail. Mas uma abordagem menos usada que funciona da mesma maneira é através de rede social, onde o seguidor comenta alguma palavra-chave e o robô envia uma mensagem direct para o perfil com o link do material.

Caso 5) Monitoramento de Leads e Pontuação

Da audiência que você construiu com conteúdo e relacionamento, quais são as pessoas com maior propensão de comprar? É possível monitorar cada passo e ação do leads dentro do seu site e registrar tudo isso no histórico da ferramenta de automação e com esses dados criar comunicações fazendo ofertas personalizadas.

Caso 6) Enriquecimento de Dados e Segmentação

Através de ações ou inações você pode registrar tags para segmentar a audiência descobrindo os engajados e desengajados e com isso ser mais assertivo na sua comunicação. Existem ainda ferramentas que pesquisam informações adicionais da sua audiência como por exemplo as redes sociais de sua lista de e-mail.

Caso 7) Integração com CRM e outras ferramentas

O trabalho do Marketing é tornar a venda mais fácil para os vendedores, então você pode qualificar leads através do marketing de conteúdo e enviar de forma automatizada para um pipeline de vendas no CRM da sua empresa. As integrações não se resumem somente a isso, é possível integrar qualquer coisa com qualquer coisa através de ferramentas de automação como o Zapier.

E já que abordei ferramentas vamos a elas.

Ferramentas de Automação de Marketing

Plataformas de Automação de Marketing

Adobe Marketo

Marketo era uma ferramenta madura de e-mail marketing e foi adquiriada pela adobe e entrou no hall de produtos do “Marketing Cloud” da Adobe. Eu sempre consultava os seus guias de boas práticas de reputação de e-mail. É uma ferramenta para ficar de olho.

Active Campaign

É provavelmente a ferramenta mais completa de automação, talvez uma das mais profissionais. A funcionalidade de automação mesmo é excelente, sem contar as dezenas de integrações nativas que ela tem. É possível pagar em real e faturamento para o Brasil. Já usei e recomendo.

ConvertKit

Uma alternativa para trabalhar com listas de e-mail desengajadas pelo custo atrativo.

HubSpot Marketing

Uma das líderes de mercado no marketing é a HubSpot. Vale o teste, tem uma versão limitada gratuita.

Mailchimp

O que sempre me atraiu e foi motivo de diversas indicações para alunos aqui da Nova Escola de Marketing é o fato de que o Mailchimp sempre foi bastante rigoroso com a questão de SPAM e sempre cuidou minuciosamente da reputação de e-mail de seus clientes. Também sempre indiquei o plano gratuito deles que para novos projetos era bastante atrativo. Usei por muitos anos, embora fosse uma ferramenta extremamente limitada a praticamente disparar e-mails e monitorar os leads. Recentemente instalei em um projeto novo e saí bastante frustrado como o plano gratuito deles, como nunca foram uma ferramenta de automação e sempre de e-mail não me agrada em nada a funcionalidade de automação da ferramenta.

Mautic

É a ferramenta que usamos hoje aqui na Nova Escola de Marketing. Ela é gratuita, mas não de graça já que você terá o custo de servidor e também de disparo dos e-mails. Hoje aliada ao Amazon SES é a solução mais em conta para volumes grandes de disparo. Recomendo encontrar um parceiro para cuidar da instação para você.

Rd Station

A ferramenta mais usada no Brasil hoje. Eu particularmente gosto bastante do trabalho de reputação de e-mails deles. As minhas críticas ficam em torno da funcionalidade de automação que acho muito atrás de outras soluções do mercado. A ferramenta de páginas também é muito simples, então a plataforma fica bastante limitada a disparo e monitoramento de leads.

Sales Force

A Sales Force é líder global no segmento de CRM e também tem a sua solução de Marketing, tendo comprado a ferramenta Pardot. Ela opera muito a nível enterprise, se você não trabalha em uma grande corporação essa ferramenta realmente não faz sentido para você. De outro lado, se você quer grandes oportunidades na carreira, trabalhar com ela vai te abrir portas em grandes empresas, você pode estudar mais sobre ela na Trail Head.

Lembra que comentei que nem tudo é e-mail?

Então agora vou te mostrar outros exemplos de automação, além das tradicionais plataformas de automação.

Automação de Redes Sociais

As funcionalidades mais comuns aqui são agendamento de posts, automatização de atendimento, criação de legendas automática para posts com AI. Algumas indicações de ferramentas: mLabsBufferLaterMeta Business Suite.

Automação de SEO

Os profissionais de SEO automatizam processos de consulta de posicionamento nos resultados de páginas de pesquisa, descoberta de oportunidades através de pesquisa de palavras-chave, monitoramento automático de links internos e externos, análise de concorrência em tempo real entre outras funcionalidades que ferramentas como SemrushahrefsMoz proporcionam.

Automação de Mídia Paga

Analistas de mídia descobrem novas audiências, segmentações de públicos, otimizam campanhas e atribuem vendas com alguns processos automatizados que você pode conseguir implementar com ferramentas como AdespressoAlchemy e Markopolo. Sem contar as próprias ferramentas de mídia como Google Ads, Meta Marketing, Linkedin Ads que estão cada vez mais contando com automação e inteligência artificial

Automação de Conteúdo

Escrever posts e legendas com inteligência artificial, monitorar conteúdo com plágio, pesquisa de conteúdo, criar newsletters e muito mais. Alguns exemplos das dezenas de ferramentas são QuuuNotionPingback e Copyleaks.

Integração automática

A época de contratar um programador para integrar uma ferramenta na outra ficou para trás, agora é possível encontrar todo tipo de integração ou até mesmo criar as suas com alguns cliques com Zapiern8n.ioPluga e ifft.

Acredito que tenha te mostrado só a pontinha do iceberg 🤯 e criado um mundo de possibilidades através dessa área do Marketing que deve crescer absurdamente com inteligência artificial nos próximos anos. É imprescindível ficar atualizado e acompanhar novos lançamentos de ferramentas para acompanhar o ganho de produtividade que teremos nos próximos anos.

Me conta aqui nos comentários quais ferramentas e processos você usa por aí.

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