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Google Analytics 4: Tudo o que você precisa saber

Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

O Google Analytics 4 (GA4) é a nova versão do software de análise e monitoramento de audiência de sites e aplicativos. Você pode usá-lo para melhorar o seu site ou aplicativo.

A primeira coisa que é importante dizer, a nova versão não se trata de uma migração de dados, a sua coleta de dados irá começar do zero, porque ela tem uma lógica completamente diferente da versão anterior o Universal Analytics (UA).

O assunto já está em pauta fazem muitos meses, mas mesmo assim temos muitos alunos e leitores perdidos já que temos mudanças estruturais, dessa forma eu preparei um esquema com as principais diferenças entre o Universal Analytics e o GA4 para você migrar para o GA4 ou até mesmo se já migrou e está batendo cabeça:

Diferenças entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4

Universal AnalyticsGA4
Baseado em SessõesBaseado em Eventos
Recurso “vistas”Fluxo de Dados
30 relatórios prontos6 Relatórios Padrão
Bounce Rate é uma das principais métricasSessões Engajadas é uma das principais métricas
PageviewEvento page_view
GoalConversão de Evento
Tabela comparativa entre o Universal Analytics e o Google Analytics 4

A principal e mais importante mudança gira em torno da coleta de dados, enquanto no Universal Analytics tínhamos muitos dados sendo coletados automaticamente pela configuração padrão da ferramenta e também pela forma como era desenhado o sistema, agora essa coleta passa a ser responsabilidade dos donos das propriedades e precisa essencialmente ser realizada através de disparo de eventos. Isso explica a diminuição radical de relatórios prontos, uma vez que os dados não são coletados se você não configurar eventos para serem disparados quando ocorrerem engajamentos. Nesse sentido você precisa, antes de mais nada, fazer um planejamento do que realmente quer medir na interação dos usuários com sua propriedades. Se você não fizer isso, simplesmente não terá os dados coletados.

Outro detalhe é em relação a retenção desses dados de eventos, por padrão a ferramenta vem configurada com apenas 2 meses e se você não for lá nas “Configurações De Dados“, na aba Administrador, e aumentar manualmente não poderá fazer análises mais profundas através dos relatórios do Analytics.

Tudo isso tem um motivo que são as novas leis de proteção e coleta de dados. Repare que na seção de administração de propriedade temos que assinalar uma opção onde declaramos ter as declarações e direitos de privacidade para coleta e associação dos dados.

Google Analytics 4: Recursos mais importantes

Aí está o bixão. A primeira sensação obviamente é de estar perdido, pois tudo mudou na interface e então você precisa se acostumar, mas entendendo o contexto que cite anteriormente as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido. É preciso agora conhecer as novas métricas e eventos que irão te guiar nas suas análises, mas antes vamos falar do código.

Código do Google Analytics 4

O código de acompanhamento do Google Analytics 4 é diferente do Universal Analytics, para migrar para o GA4 você precisa de um novo código. Além disso, também é diferente da gtag que usa o Google Tag Manager e sessões para rastrear o site, enquanto a gtag consegue monitorar apenas um dispositivo o código do GA4 é mais privado e consegue monitorar em vários canais. Você encontra o código no fluxo de dados durante a instalação.

Principais Métricas Google Analytics 4

As principais métricas servem para te ajudar a acompanhar o comportamento dos usuários em seu site ou aplicativo para melhorar a experiência dos usuários. Além disso servem para você entender o comportamento e identificar oportunidades de melhora.

Sessões Engajadas

Quando o usuário está em primeiro plano ativo por 10 segundos ou acessou duas páginas ou disparou algum evento. Poucas pessoas sabem mas é possível mudar o tempo para até 60s.

Tempo Médio De Engajamento

Das engajadas, qual foi o tempo médio que eles ficaram. No UA tínhamos a duração média da sessão, só que ela juntava todo tipo de sessão, inclusive de usuários que não engajavam. Portanto essa métrica é muito importante e precisa com usuários importantes.

Taxa de Engajamento

De todas as sessões, quantos por cento são as engajadas. Perceba que esta e anterior estão ligas a primeira métrica mencionada.

Usuários Ativos

Número de usuários diferentes que visitaram site ou app e tiveram uma sessão engajada. Principal métrica de usuário no GA4. No UA tínhamos “Total de Usuários” que contava qualquer sessão.

Taxa de conversão de Usuário

Porcentagem de usuários que converteram em algum evento de conversão. Não se confunda aqui com os sessões engajadas, enquanto aquela é sobre qualquer evento, esta aqui é somente os eventos que você apontar que são de conversão.

Novos usuários

O relatório de retenção nos traz duas métricas a de novos usuários e usuários recorrentes e também mede por coorte.

Eventos do Google Analytics 4

Tudo começa com um evento de pageview, só que diferentemente do Universal Analytics, este coleta menos dados e depende de outros eventos que logo após são disparados, vou me ater aqui somente aos eventos de site para facilitar o entendimento, ok? Se você quiser consultar os eventos de aplicativos consulte diretamente na documentação. A ideia, abaixo, é te familiarizar com a maioria dos principais eventos já que são parte fundamental da ferramenta. Lembrando que você não precisa e não tem que usar todos e sim somente aqueles que façam sentido para o seu negócio, cada evento é auto descritivo e pelo nome, em inglês, você já entende o objetivo de monitoramento do comportamento do usuário.

Automáticos: não precisa fazer nada, ele mesmo coleta esses eventos

  • click
  • file_download
  • first_visit
  • form_submit
  • scroll
  • session_start
  • user_engagement
  • video_complete
  • video_progress
  • video_start
  • view_search_results

Medição Otimizada: também são automáticos, mas você precisa ativar logo que você cria o fluxo de dados ele te dá a opção.

  • page_view
  • scroll
  • click
  • view_search_results
  • video_start
  • video_progress
  • video_complete
  • file_download
  • form_start
  • form_submit

Recomendados: são eventos com nomes e parâmetros pré definidos, isto é você não pode mudar nada.

Para todas as propriedades:

  • ad_impression
  • earn_virtual_currency
  • generate_lead
  • join_group
  • login
  • purchase
  • refund
  • search
  • select_content
  • share
  • sign_up
  • spend_virtual_currency
  • tutorial_begin
  • tutorial_complete

Para vendas:

  • add_payment_info
  • add_shipping_info
  • add_to_cart
  • add_to_wishlist
  • begin_checkout
  • purchase
  • refund
  • remove_from_cart
  • select_item
  • select_promotion
  • view_cart
  • view_item
  • view_item_list
  • view_promotion

Existem ainda eventos para games que você pode encontrar na documentação.

Customizados: como o próprio nome diz, você pode criar os seus próprios eventos se nenhum acima te atender.

Os eventos servem para você rastrear conversões no seu site, comparar o desempenho de diferentes campanhas e tomar decisões baseado em dados.

Relatórios

Já vimos que muitos relatórios evaporaram, mas existe uma funcionalidade chamada Biblioteca que te permite criar novos relatórios, ou uma coleçao deles e até modificar relatórios padrão. Uma ideia para os saudosistas do UA é quem sabe você criar relatórios como os que você tinha lá.

Explorar

Essa aba você irá usar muito, pois ela vai te ajudar a criar novos relatórios e cruzar dados de maneira muito profissional. Em um primeiro momento a interface pode te assustar, depois de estudar a sua funcionalidade você vai conseguir encontrar as respostas que busca nos seus dados. Quem já estudou e trabalhou com o Looker Studio, antigo Data Studio, via se dar bem aqui. As opções de visualizações de dados e gráficos são variadas.

O importante aqui é você saber a diferença entre Métrica e Dimensão:

Métricas – é algo que a gente conta, números. (CTR, Impressões, Sessões, Bounce Rate)

Dimensões – são dados qualitativos, que descrevem algo (Data, mês, navegador, origem do tráfego, url, títulos das páginas)

Minha opinião

Eu sei que está exigindo muito esforço e estudo de todos nós nessa mudança, mas entendo que veio para melhorar a nossa vida principalmente em relação a engajamento. Algumas mudanças de interpretação como o fim da “Taxa de rejeição” e a nova “Sessões engajadas” irão mudar radicalmente o entendimento do cliente e ajudar os profissionais de marketing na melhoria contínua dos sites e campanhas.

Essa padronização de visualização de dados que nos traz muito próximo ao Looker Studio também nos ajuda a flutuar entre as ferramentas com mais produtividade.

Estou curioso para saber o que você achou nos comentários.

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