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Será que carreira na área de automação de marketing vale a pena?

carreira na automação de marketing

Seguir carreira na automação de marketing pode ser uma excelente estratégia para quem quer se destacar como profissional.

E com um mercado em franca expansão, o profissional que se destaca nesta área do marketing digital terá clientes certos e uma boa remuneração. Afinal, dados da Salesforce mostram que o comércio eletrônico global cresceu 58% apenas em 2021.

Diante de um crescimento tão exponencial, ter profissionais capazes de automatizar o marketing digital permite uma abordagem mais estratégica. E quanto melhor ela for, menos custo estará envolvido, e melhor retorno representará ao cliente.

Quer saber mais sobre o tema, e como seguir carreira na automação de marketing? Confira o artigo completo! E, se você quer aperfeiçoar seu conhecimento na área, já está convidado a se inscrever no Essencial de Marketing Digital:

O que é a automação de marketing?

Vamos começar entendendo o que é automação de marketing. Ela é definida como a  implementação de uma ferramenta que permite que tarefas repetitivas sejam feitas de forma automática. O objetivo final é poder gerar vendas para os leads que são obtidos.

No entanto, esse processo envolve diferentes facetas dentro de um funil de conversão, e deve ser pensado não apenas para facilitar o trabalho dos profissionais de marketing, mas para tornar a jornada de compra de seus clientes agradável.

Ao melhorar a experiência do usuário, a automação de marketing consegue transformá-los em embaixadores da sua marca.

Devido à crescente necessidade dos departamentos de marketing em aumentar a produtividade de suas equipes e oferecer melhores resultados, a automação de marketing tem se tornado cada vez mais requisitada. 

Logo, é crescente também a busca por profissionais que queiram seguir carreira na automação de marketing.

E obviamente existem empresas como Hubspot, RD Station, Salesforce, Activecampaign, entre muitas outras, que oferecem soluções que respondem a esta necessidade crescente. 

Agora, é importante ter em mente que se uma ferramenta não for utilizada de forma estratégica e focada em objetivos, seus resultados não serão os esperados.

Leia também::: O que é Digital Analytics e como funciona?

O que faz o profissional de automação de marketing?

O profissional de automação de marketing usa parte das inúmeras técnicas de inbound marketing, um método de marketing não intrusivo que busca criar valor por meio de SEO, redes sociais, analytics ou conteúdo e geração de leads. 

Nesse sentido, o profissional de automação de marketing busca automatizar a resposta às perguntas e ações dos usuários.

Entre as principais ações de quem quer seguir carreira na automação de marketing, estão:

Envio de e-mails automáticos e confirmações

Aproveite a chegada do novo lead para fidelizar o contato. Criar uma estratégia de envio de e-mail de boas-vindas, ou mesmo confirmação de recebimento de inscrições em landing pages, melhora a primeira impressão.

Isso porque a pessoa que preencheu um formulário em seu site recebe um retorno imediato a uma ação tomada, ainda que seja simples, proporciona maior segurança. Graças à automação, você poderá receber cada novo usuário sem falhas e maximizar o reconhecimento da marca.

Remarketing

Poucas empresas poderiam alegar que não têm concorrência. Nenhuma delas tem um público 100% fiel à marca. Nesse sentido, o profissional pode fortalecer as taxas de retenção automatizando seus programas de remarketing para se reconectar com clientes antigos.

Automatizar redes sociais

Para muitas empresas, as redes sociais são as primeiras da lista de tarefas dispensáveis. No entanto, elas oferecem muitos benefícios a longo prazo, pois precisamos saber onde nossos clientes estão. Com a automação das redes sociais podemos gerenciá-las em menos tempo e publicar regularmente conteúdo de qualidade, aumentar o engajamento e melhorar nossa reputação.

Recuperar carrinhos abandonados

O profissional pode usar a automação de marketing para motivar os potenciais compradores a concluir a compra. Muitas vezes um carrinho é simplesmente abandonado por distração. Um e-mail, nesse sentido, pode servir de lembrete.

Qual o perfil do profissional?

Quem deseja seguir carreira na automação de marketing precisa ter uma visão estratégica e analítica, ser uma pessoa proativa e saber se adaptar às mudanças tecnológicas. 

E não é só isso, você deve ser uma pessoa autodidata e multidisciplinar que adora acompanhar as últimas tendências do marketing digital.

Além disso, ele geralmente é um especialista em análise de dados que pode interpretar adequadamente grandes quantidades de informações e extrair delas ações concretas de marketing digital. 

Por exemplo, analisando o desempenho de diferentes páginas do site e canais de tráfego, você pode determinar que o melhor momento para promover um determinado produto é domingo à noite. Isso permite que ações automatizadas sejam agendadas para alcançarem o usuário certo no momento certo. 

Se esse perfil se encaixa no seu, e você quer iniciar uma carreira na área de automação de marketing, conheça o Essencial de Marketing Digital. Trata-se de um treinamento completo, onde você vai aprender muito mais que ferramentas de e-mail, mas também a encadear a automação a diferentes estratégias de marketing digital.

Aqui nós compreendemos que um excelente profissional atuando na área de automação de Marketing precisa ter o conhecimento generalista, como chamamos aqui. Ou seja, ter o conhecimento com base no Marketing 360º. Clique abaixo para conhecer as aulas e fazer sua inscrição:

Siga a carreira e ganhe muito bem!

Como vimos, a carreira na automação de marketing exige dedicação e muito conhecimento. E a boa notícia é que você pode aprender mais sobre automação com a Nova Escola de Marketing.

Nosso canal do YouTube traz diversos conteúdos sobre essa e outras áreas do marketing digital. Assista ao vídeo abaixo na íntegra para saber mais sobre a carreira na automação de marketing digital e inscreva-se em nosso canal:

Até a próxima!

Anônimo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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