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O que é Digital Analytics e como funciona?

Todo projeto, para ser bem-sucedido, precisa ser baseado em números. E no digital, não basear qualquer estratégia no digital analytics pode ser sinônimo de dinheiro jogado fora.

O que queremos dizer com isto? Todo projeto digital começa com uma coleta inicial de dados, que marcará o andamento de suas ações e servirá como ponto zero de medição.

Dependendo do projeto que você tem em mãos, você precisará medir esses dados regularmente de tempos em tempos. E como mede isso? Por meio do digital analytics, que é a soma de várias plataformas de análise de dados e que, no conjunto, indicarão se sua estratégia está no rumo certo.

Ficou interessado em saber mais sobre o tema, e como funciona esse tal de digital analytics? Então não tire os olhos da tela e siga a leitura agora mesmo!

O que é Digital Analytics?

O Digital Analytics consiste na coleta, processamento e interpretação de dados digitais para gerar informações úteis e tirar conclusões que permitam melhorar aspectos específicos do projeto digital. 

Através de análises aplicadas ao marketing digital podemos saber como são os usuários de uma página da web, em quais momentos é melhor publicar nas redes sociais, quais campanhas publicitárias estão funcionando melhor ou que tipo de usuários estão mais propensos a comprar em determinados momentos do dia ou do ano, por exemplo.

Analytics é essencial para desenvolver o marketing digital. Embora os usos e objetivos possam ser muito diferentes entre os projetos, é sempre necessário conhecer alguns dados como o tipo de público, seus gostos e hobbies ou o posicionamento nos mecanismos de busca da concorrência.

À medida que o projeto se desenvolve, o digital analytics proporciona uma visão clara do seu desenvolvimento, identificando os seus pontos fortes e fracos e, por fim, permitindo otimizar o investimento em campanhas para obter melhores resultados com menos dinheiro.

Ao aplicar o digital analytics ao marketing, a enorme disponibilidade de informações, ferramentas, plataformas, entre outras, pode ser esmagadora ao projetar um plano de monitoramento para um projeto digital. Por isso, deve-se sempre ter em mente o objetivo da análise e o processo a ser seguido.

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Análise digital para desenvolvimento de projetos

No marketing digital, a análise de dados fornece informações fundamentais para o desenvolvimento de qualquer projeto, otimizando o desenvolvimento de ações digitais e a utilização dos recursos disponíveis.

Uma das vantagens do ambiente digital é a disponibilidade de ferramentas de informação e análise. E é comum muita gente achar que digital analytics refere-se apenas ao Google Analytics

Atualmente, outras plataformas, como o Meta (Facebook) também possuem seus digitais analytics, permitindo uma visão muito mais abrangente do que acontece em cada rede social ou site. Ou seja, podemos rastrear a origem do lead com maior facilidade.

Inclusive, as plataformas digitais como Google ou Meta disponibilizam uma infinidade de relatórios e dados muito úteis para seus usuários, ou qualquer plataforma de e-mail marketing possui os dados necessários para a análise e monitoramento das campanhas. 

A chave para aproveitar todas essas informações é ter clareza sobre os objetivos da análise e ser rigoroso com a metodologia. Por exemplo, conhecer os dados básicos do público digital é necessário para desenvolver uma estratégia de comunicação digital eficaz, melhorar o funcionamento do site e otimizar o investimento em campanhas digitais.

Isso inclui:

Conhecimento dos visitantes

Ao analisar variáveis ​​básicas como sexo e idade dos usuários da internet e redes sociais, o conteúdo e a forma de comunicação podem ser adaptados em uma estratégia multicanal.

Melhoria das vendas online

O uso de funis de conversão é necessário para monitorar o desempenho da estratégia digital e detectar limitações na experiência do usuário, como muitas etapas no processo de compra, informações pouco claras em algum ponto ou problemas técnicos que complicam a conversão.

Otimização de campanhas de mídia paga

Através da análise da audiência do projeto, otimiza-se o investimento das campanhas e melhora-se o seu desempenho: 

  • Análise das horas e dias de maior tráfego para otimizar o calendário de anúncios e publicações.
  • Conhecer os locais de onde os visitantes se conectam para adaptar a mensagem às particularidades locais.

Quais os benefícios do digital analytics?

Além de validar a estratégia de marketing digital que implementou no seu projeto, o digital analytics permite detectar outras particularidades que afetam a melhoria da sua campanha ou presença digital.

Entre os benefícios, podemos citar:

Você melhora a usabilidade da web

Com o digital analytics, você pode detectar páginas que estão gerando uma experiência ruim para o usuário. 

Por exemplo, indicando uma alta taxa de rejeição no mesmo URL. Além disso, em um e-commerce, você pode detectar a necessidade de otimizar a página de compra.

Melhora as avaliações financeiras da empresa

Ao estudar os dados extraídos da análise digital, fundamentalmente da web, você pode evitar investimentos errôneos em produtos ou serviços que não são desejados pelos consumidores.

Você conhece o ROI

Avaliando o custo de cada uma das ações de marketing que você realiza, nas redes sociais e nos APPs, você pode calcular o real benefício que obtém delas. Lembre-se da fórmula: ROI= (Lucro – Investimento)/Investimento. Multiplique por 100 se você estiver procurando por uma porcentagem. Este valor permitirá que você saiba onde é o melhor lugar para investir.

Conhece os hábitos de consumo dos usuários

Esse valor é muito valioso, pois, graças a ele, você pode aumentar as vendas de um determinado produto ou serviço. As redes sociais têm muito a dizer aqui porque através delas você saberá o que sua comunidade mais gosta.

Melhora o SEO

O Google Analytics nos mostra as palavras-chave pelas quais os usuários nos encontraram e nos visitaram.

Obviamente, podemos ratificá-los e implementá-los de forma mais eficiente em nosso conteúdo.

Podemos detectar novas oportunidades de negócios

Medir o sucesso do lançamento de um novo produto ou serviço ou de uma oferta publicada permite-nos tomar decisões sobre o quão interessante pode ser para a empresa apostar nessa nova linha de negócio.

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Use o digital analytics em suas estratégias

Você deve estar se perguntando: como não sabia disso até hoje? Infelizmente, é comum ainda vermos muitas pessoas investindo no marketing digital, mas não analisando os números e dados dos seus projetos.

E são essas pessoas que reclamam que o marketing digital é caro, que não traz retorno, ou que acham que não vale a pena. Realmente, sem uma estratégia baseada em números, não vale a pena mesmo!

Portanto, esperamos que tenham compreendido o que é o digital analytics e como funciona esta estratégia dentro do marketing digital. E temos ainda uma excelente notícia para você: logo abaixo, compartilhamos um vídeo do Rafael Rez no qual ele explora ainda mais o tema. Dê o play e confira!


 

Até a próxima!

Anônimo

Por Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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