O que é o PageRank e como ele funciona

Olá, tudo bem? Eu sou o Rafael Rez Oliveira, da Web Estrategica. Hoje eu vou falar de um assunto muito controverso: PageRank.

Para quê serve o PageRank, como é que ele influencia os seus rankings, e uma boa e uma má notícia para você.

Primeira coisa: o que é o PageRank do Google, e para quê ele serve? PageRank é o algoritmo desenvolvido pelo Larry Page e pelo Sergey Brin, fundadores do Google, lá em 1998. Ele rankea os sites a partir da importância deles. Como é que ele calcula essa importância? Ele mede o peso dos links que esse site recebe. Primeiramente, isso foi desenvolvido para fazer a contagem de artigos de científicos, de quantas vezes um artigo científico aparecia em outras publicações. Quanto mais citações ele tivesse, mais importante ele seria. Se ele aparecia em publicações muito importantes no meio científico, ele tinha mais peso ainda. É por isso que inicialmente o PageRank foi desenvolvido, foi para esta finalidade.

Quando ele foi trazido à internet, tem sites que tem mais relevância, e sites que tem menos relevância. Vamos pensar na web mundial, por exemplo. A Wikipedia é um site muito importante; a CNN é um site muito importante. Esses sites recebem muitos links, e tem um PageRank mais alto. Outros sites, como o blog de alguma pessoa não muito conhecida, o site de uma empresa pequena, são sites não muito relevantes, o que faz com que acabem tendo um PageRank menor. O que faz o seu PageRank crescer é, basicamente, o número de links que ele recebe, e o peso de cada um desses links.

O PageRank é um cálculo algorítmico que vai de zero a dez. Isso significa o quê? Para você ter o PageRank zero, basta somente que seu site esteja na internet. Se você recebe o link de qualquer site que seja, você já pode ter um PageRank zero, o que significa que você está sendo indexado pelo Google. Se você tem PageRank um, significa que você já recebeu alguns links, mas todos eles de baixa relevância. Para você ter PageRank dois, você precisa ter mais links do que um site com PageRank um, ou links mais pesados, mais importantes. Então, se um site recebe três links PageRank dois, e outro site recebe um link, vamos dizer, do UOL, esse link tem muito peso, porque ele tem um domínio que possui PageRank muito alto. Este segundo site, que tem um link só, provavelmente vai ter um PageRank maior do que aquele site que tem três links. Isso nã significa que, em termos de ranking, quem tem mais PageRank rankea para cima. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Para quê o Google usa o PageRank? Muita gente tem dito por aí, até o pessoal da equipe do Google, que eles não usam o PageRank para nada. É mentira, e eu vou explicar a você. Se você olhar nesse gráfico aqui, você tem sites com PageRank de zero a dez, e você tem desde um site, até milhões de outros sites. Você tem poucos sites com PageRank alto, e muitos sites com PageRank baixo. O Google indexa dos sites com maior para sites com menor PageRank. Há menos sites com PageRank alto, e mais sites com PageRank baixo. O Google vai indexar de acordo com a ordem do PageRank. Os sites mais importantes, como a Wikipedia e como a CNN, serão rastreados primeiro pelo Google, porque eles têm informações que são consideradas, pelo PageRank, mais importantes. Então, é para isso que o PageRank serve.

Qual é a boa notícia? Faz sentido você possuir um PageRank maior. O Google vai te ver com maior importância, e vai entender que o seu site tem maior autoridade, tem maior importância na internet. Qual é a má notícia? Isso não vai servir para nada, em termos de rankings. Não significa que se você trabalhar muito, conseguir vários links relevantes, e tiver um PageRank quatro, por exemplo, o que no Brasil é considerado muito bom, você estará em cima do seu concorrente com PageRank dois.

Isso não tem quase nenhuma influência nos rankings, quase nenhuma para não dizer zero. O que vai fazer o seu ranking ser mais importante é você ter conteúdo muito bem escrito. Se este link recebe conteúdos de outras fontes que também têm autoridade, que também são importantes, isso vai influenciar seu ranking. Mas, não porque seu PageRank cresceu, mas porque o seu conteúdo é tido como mais importante, como mais relevante para aquele determinado assunto.

Então, tem aquele termo que se usa muito no mercado, que é o link building. O link building é o quê? Um determinado conteúdo recebe links de vários outros conteúdos, e se esses outros conteúdos; se esses outros conteúdos são sobre o mesmo assunto que este aqui, este outro que está aqui no meio ganha maior importância. Vamos pegar um exemplo: alguém escreveu sobre câmeras digitais, e você tem um artigo aqui muito bom sobre câmeras digitais. Outros três blogs que falan de câmeras digitais linkam para este artigo, o que faz com que ele cresça em importância e acabe rankeando mais. Mas, repito uma vez mais: isto não tem nada a ver com o PageRank da página. Tem a ver com a autoridade do conteúdo e relevância. Então, essas são a boa e a má notícia. Você pode manipular, você pode influenciar o seu PageRank, e fazer com que seu site seja visto como maior autoridade do assunto pelo Google, o que não fara com que os seus rankings sejam influenciados diretamente. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Quando alguém te disse que o PageRank não serve para nada, agora você já sabe para quê ele serve.