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Como funciona uma agência de marketing digital?

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Quando se fala em agências de marketing digital, é comum as pessoas pensarem naquelas grandes estruturas de agências de publicidade repletas de departamentos criativos, de mídia, de atendimento, entre outros.

Mas a realidade atual é bem diferente. Hoje temos agências de marketing digital bastante focadas em áreas estratégicas, ou em soluções únicas dentro do grande universo que o meio digital proporciona.

Inclusive, há aquelas inclusive que atendem apenas determinado nicho, como o ramo contábil, médico, prestadores de serviço, entre outros. Aliás, dados da Pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022, da Mlabs, aponta que 37,4% das agências que informaram ter este direcionamento como estratégia de negócio.

E para explicar como funciona uma agência de marketing digital no modelo atual, preparamos o artigo abaixo. Confira e tire suas dúvidas!

As agências no passado

No passado, as agências de publicidade eram grandes estruturas com vários departamentos. Aliás, ainda existem algumas neste modelo, e que atendem grandes conglomerados empresariais.

Mas cada vez mais este modelo vem caindo em desuso, com a mudança na forma como é consumida a mídia, e em especial pelo fortalecimento do marketing digital. 

Aliás, basicamente essas agências do passado, com departamentos de vídeo, edição, fotografia, mídia, criação, entre outros, foram desmembradas. E hoje, vemos agências de marketing digital entregando soluções de forma independente.

Ali na primeira década dos anos 2000 começaram a surgir as primeiras agências focadas no marketing digital. Elas entregaram soluções completas, sendo chamadas de Full Service, que entregam serviços como:

  • Criação de Sites
  • Criação de Aplicativos
  • Gestão de Rede Sociais
  • Consultoria de SEO
  • Gestão de Campanha de Mídia
  • Gestão de Campanha de Performance
  • Entre outros.

Mas novamente esse modelo foi encolhendo, principalmente pela fragmentação e a exigência cada vez maior desde que o marketing digital passou a existir.

Ou seja, de grandes conglomerados, surgiram inúmeras microagências focadas em soluções específicas para o mercado digital.

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Como são as agências de marketing digital atual

Hoje, as agências de marketing digital são estruturas enxutas. Em geral, há agências de gestão de redes sociais, de plataformas de gerenciamento, outras focadas em SEO, e também aquelas voltadas ao marketing de conteúdo.

Além disso, hoje também é comum que os clientes trabalhem em modelos diferentes, como o chamado In House, onde grande parte da equipe de marketing é interna, e apenas alguns serviços são terceirizados com agências.

Outros clientes terceirizam praticamente todo o marketing digital, com a equipe interna cuidando basicamente da marca, branding, posicionamento e relacionamento com o cliente. Ou seja, toda a parte operacional contrata uma agência.

E por fim, temos o modelo híbrido, onde parte da criação é feita internamente na empresa, e parte com uma agência terceirizada. 

Foi aí que surgiu essa panaceia de agências, com os mais variados segmentos e nichos, visando atender principalmente os modelos híbridos das empresas. 

Inclusive, parte delas prestam serviços para outras agências, que fecham o pacote completo de marketing digital com o cliente e terceirizam áreas que não integram seu core business.

No dia a dia dessas agências, há trabalhos que são pontuais, os chamados jobs, e tem os trabalhos que são recorrentes. Por exemplo, rede social é recorrente, é preciso fazer a gestão, publicar conteúdo todo dia, postar stories, responder comentários.

No caso das agências com trabalhos pontuais, onde a agência é contratada para realizar determinado trabalho, é produzido e entregue, e acabou. 

Dessa forma, podemos dizer que o trabalho das agências de marketing digital é bem dividido entre os times de gestão, que trabalham com a recorrência, e os times de produção, que executam determinados trabalhos de forma única. 

Se preferir, assista ao vídeo abaixo e confira como funciona uma agência de marketing digital:

https://youtu.be/kx8zvJYZiwk

Atendimento ao cliente

Outro diferencial nas agências de marketing digital é a estrutura de atendimento. Algumas costumam focar muito na experiência, criando inclusive departamentos de CS (custumer success) e que faz o atendimento do cliente.

Enquanto outras contam com equipes de gestão do cliente e de projetos, que faz essa ponte com o cliente e com a equipes especializadas. Por exemplo, a análise de métricas gera relatórios de performance mensais para os clientes. E cabe ao gestor de projeto “prestar contas” ao cliente.

Rotinas

As rotinas das agências também são diversificadas. Aquelas focadas na produção geralmente são “mais tranquilas”, já que trabalham com projetos específicos. Podem ser projetos fotográficos, de produção de vídeo, em que são contratados para isso, executam o trabalho, e fim.

Há também agências com rotina mais organizada, onde são executados trabalhos recorrentes. Aí se enquadram aquelas de gestão de redes sociais, de análise, entre outras. Elas são mais organizadas devido à recorrência das ações que são desenvolvidas.

Dentro desse aspecto, é importante que o profissional que está buscando seu espaço no mercado de trabalho fique atento às rotinas, qual se encaixa melhor em seu perfil e na qual ele acha que conseguirá melhores resultados.

Inclusive, hoje podemos dizer que há espaço para os dois perfis de profissionais, tanto o que busca uma rotina mais organizada, quando aquele que gosta do criativo, da inovação. 

Leia também::: 7 áreas do marketing digital em alta para atuar em 2022

O melhor modelo para você

Se você é profissional de marketing digital, e procura uma agência para trabalhar, conhecer os modelos atuais, e como é o dia a dia no setor, é fundamental.

E o mesmo vale para o empreendedor que deseja contratar serviços de uma agência de marketing digital. Hoje há empresas que atuam em nichos específicos, ou então que prestam apenas determinado serviço. A Web Estratégica por exemplo se posiciona como uma agência de SEO.

Saber exatamente o que você precisa, e quem pode executar isso para você, pode ser um grande diferencial. 

Ou seja, o importante para saber como contratar uma agência de marketing digital é saber ao menos um pouco qual sua necessidade, se é pontual como um evento ou campanha específica ou se é uma necessidade recorrente como gestão de redes sociais e SEO.

Afinal, cada agência de marketing digital tem seu funcionamento próprio, com organizações diferentes e modelos de trabalho diferentes. Então, quando for contratar uma agência de marketing digital procure aquelas que estejam mais alinhadas com a cultura da sua empresa.

E por fim, caso queira encontrar a agência de marketing digital perfeita para seu trabalho, ou então para você trabalhar, se inscreva em nossa Comunidade Agências Digitais. Para conhecer mais sobre nossa comunidade, é só clicar no botão abaixo.

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