Se você é apaixonado pelo mundo online e já tem experiência como freelancer ou eugência, com certeza mais de uma vez você já pensou em dar o salto, se tornar grande e criar sua própria agência digital.
E este caminho faz muitos ficarem com um frio na barriga. Pensam na necessidade de se estruturar, ter sócios, funcionários, ampliar o número de clientes…
Mas, vamos ser diretos: se você realmente quer deixar de ser uma eugência e se posicionar como uma agência digital no mercado — e faturar muito mais — é preciso evoluir e firmar parcerias.
No entanto, em troca de toda essa dedicação, você receberá grandes recompensas, e não apenas no sentido econômico. O resultado será uma infinidade de satisfações pessoais e a certeza de ser o dono do seu tempo e do seu destino.
Foi por isso que preparamos este conteúdo, no qual explicamos como iniciar uma agência digital e se tornar uma referência no mercado. Nas próximas linhas, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto!
Deixe as paixões de lado
O empreendedorismo não é para todos: exige grandes sacrifícios, muito esforço e a incerteza de não saber o resultado final.
Mas, quando é feito com paixão e perseverança, os resultados vêm e você acaba sendo o dono da sua própria vida.
Ou seja, se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, mas acha que pode seguir como eugência, trabalhando de casa e sem tanta dedicação, saiba que está completamente errado. Até existem raras exceções a esta regra, mas de modo geral a vida adulta nos obriga a viver em sociedade e, para se destacar no mercado, firmar parcerias.
Porque, no fundo, o empreendedorismo é isso mesmo: trabalhar para si próprio e para os outros, criar empregos e ter sócios, decidir o que fazer e o que não fazer.
E ter a oportunidade de criar uma agência digital é escolher no que você gasta seu tempo todos os dias e até onde quer ir, já que, trabalhando para você mesmo, você estabelece os limites.
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Especialize-se naquilo que você é bom
O primeiro passo para iniciar uma agência digital é se especializar naquilo que você é bom. E quando se fala em marketing digital, o guarda-chuvas é grande e inclusive preparamos um post aqui no blog recentemente sobre o tema, que você pode conferir clicando no link aqui abaixo:
7 áreas do marketing digital em alta para atuar em 2022
Ao escolher uma área na qual você é bom, procure se especializar ao máximo nela. Faça cursos, participe de grupos de discussão, estude, leia… Seja um profissional fora da curva.
Mas por mais que você seja realmente f* daquilo que faz, não conseguirá atender sozinho seus clientes. Por exemplo, se você é um ótimo copywriter, vai precisar de ajuda com atendimento, gestão, tráfego, criação.
É aqui que se inicia uma agência digital: encontre outras pessoas f* em suas áreas de atuação e as convide para trabalharem com você. Ao se formar um time com excelentes profissionais, fica mais fácil conseguir o sucesso e atrair mais e mais clientes.
Invista na sua empresa
Embora ter um negócio baseado na Internet reduza significativamente os custos em relação a um ‘físico’, a realidade é que vamos precisar investir capital, mesmo de forma escalonada e progressiva, para que o seu negócio tenha sucesso.
E não esqueça que você também deve levar em conta e quantificar o investimento em tempo, pois como todos sabemos, tempo é dinheiro.
Portanto, ao iniciar uma agência digital, você deve criar um plano de negócios no qual todas as despesas básicas estejam refletidas.
A partir daí, calcule os valores que você precisa para conseguir sobreviver nos primeiros meses, considerando que não terá faturamento.
Porque há algo a ter em mente: a menos que você tenha muita sorte ou tenha uma ampla rede de contatos predispostos a comprar de você desde o primeiro dia, nos primeiros meses dificilmente irá gerar renda.
No entanto, as despesas têm o mau hábito de não esperar. Um bom plano de negócios que reflita todos esses custos e possíveis situações é o primeiro passo para estimar o que você precisa, quais contas e até onde você tem que ir minimamente para sobreviver a esses primeiros meses de “travessia do deserto”.
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Otimize a gestão de clientes
Em nosso desejo de iniciar uma agência digital, levar nossas propostas e serviços a potenciais clientes é apenas uma das fases do trabalho para conquistá-los.
No entanto, após esse primeiro contato, ainda há um longo caminho a percorrer, para obter um pedido ou assinar um contrato para manter a conta.
Porque a venda realmente começa quando seu cliente entrou em contato com você e decidiu que você pode ser uma boa opção para as necessidades dele.
Além disso, quando você começar a receber um alto fluxo de trabalho, precisará ter ferramentas que o ajudem a otimizar seu tempo e ser mais eficaz com a gestão de novos contatos, propostas, acompanhamentos e fechamento de vendas.
Ou seja, aqui além dos sócios que mencionamos acima, você também precisará investir para automatizar algumas áreas da sua agência. E como dica: vale a pena investir em tais ferramentas.
Elas tornarão seu trabalho mais rápido, prático e com melhor entrega. Por exemplo, investir em uma plataforma de Inbound Marketing permitirá que você escale a operação, podendo programar o envio de e-mail marketing para sua base de leads.
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Saiba iniciar uma agência digital do jeito certo
Por fim, tenha em mente que tudo pode ser mais fácil se você encontrar um parceiro que compense suas deficiências e que o apoie em momentos difíceis, ao criar sua própria agência digital.
Se você encontrar a pessoa certa, poderá formar uma equipe muito eficiente. Porém, isso é algo muito pessoal e que entra na filosofia de cada um para o negócio, pois nem todos estão preparados para dividir responsabilidades, problemas e benefícios.
Dessa forma, faça a escolha certa, pesquise sobre como tal pessoa poderá agregar à sua operação, e como juntos poderão ir mais longe. Além disso, que seja uma pessoa com motivação e ambição suficientes para fazer todo o esforço que a criação de um negócio exige e que não se baseie apenas em objetivos econômicos.
Dê o play abaixo para saber mais sobre como iniciar uma agência digital!