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Como iniciar uma agência de marketing digital?

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Se você é apaixonado pelo mundo online e já tem experiência como freelancer ou eugência, com certeza mais de uma vez você já pensou em dar o salto, se tornar grande e criar sua própria agência digital.

E este caminho faz muitos ficarem com um frio na barriga. Pensam na necessidade de se estruturar, ter sócios, funcionários, ampliar o número de clientes…

Mas, vamos ser diretos: se você realmente quer deixar de ser uma eugência e se posicionar como uma agência digital no mercado — e faturar muito mais — é preciso evoluir e firmar parcerias.

No entanto, em troca de toda essa dedicação, você receberá grandes recompensas, e não apenas no sentido econômico. O resultado será uma infinidade de satisfações pessoais e a certeza de ser o dono do seu tempo e do seu destino.

Foi por isso que preparamos este conteúdo, no qual explicamos como iniciar uma agência digital e se tornar uma referência no mercado. Nas próximas linhas, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto!

Deixe as paixões de lado

O empreendedorismo não é para todos: exige grandes sacrifícios, muito esforço e a incerteza de não saber o resultado final. 

Mas, quando é feito com paixão e perseverança, os resultados vêm e você acaba sendo o dono da sua própria vida.

Ou seja, se você quer se tornar um empreendedor de sucesso, mas acha que pode seguir como eugência, trabalhando de casa e sem tanta dedicação, saiba que está completamente errado. Até existem raras exceções a esta regra, mas de modo geral a vida adulta nos obriga a viver em sociedade e, para se destacar no mercado, firmar parcerias.

Porque, no fundo, o empreendedorismo é isso mesmo: trabalhar para si próprio e para os outros, criar empregos e ter sócios, decidir o que fazer e o que não fazer. 

E ter a oportunidade de criar uma agência digital é escolher no que você gasta seu tempo todos os dias e até onde quer ir, já que, trabalhando para você mesmo, você estabelece os limites.

Especialize-se naquilo que você é bom

O primeiro passo para iniciar uma agência digital é se especializar naquilo que você é bom. E quando se fala em marketing digital, o guarda-chuvas é grande e inclusive preparamos um post aqui no blog recentemente sobre o tema, que você pode conferir clicando no link aqui abaixo:

Marketing 360 graus

Ao escolher uma área na qual você é bom, procure se especializar ao máximo nela. Faça cursos, participe de grupos de discussão, estude, leia… Seja um profissional fora da curva.

Mas por mais que você seja realmente f* daquilo que faz, não conseguirá atender sozinho seus clientes. Por exemplo, se você é um ótimo copywriter, vai precisar de ajuda com atendimento, gestão, tráfego, criação.

É aqui que se inicia uma agência digital: encontre outras pessoas boas em suas áreas de atuação e as convide para trabalharem com você. Ao se formar um time com excelentes profissionais, fica mais fácil conseguir o sucesso e atrair mais e mais clientes.

Invista na sua empresa

Embora ter um negócio baseado na Internet reduza significativamente os custos em relação a um ‘físico’, a realidade é que vamos precisar investir capital, mesmo de forma escalonada e progressiva, para que o seu negócio tenha sucesso.

E não esqueça que você também deve levar em conta e quantificar o investimento em tempo, pois como todos sabemos, tempo é dinheiro.

Portanto, ao iniciar uma agência digital, você deve criar um plano de negócios no qual todas as despesas básicas estejam refletidas.

A partir daí, calcule os valores que você precisa para conseguir sobreviver nos primeiros meses, considerando que não terá faturamento.

Porque há algo a ter em mente: a menos que você tenha muita sorte ou tenha uma ampla rede de contatos predispostos a comprar de você desde o primeiro dia, nas primeiros semanas dificilmente irá gerar renda.

No entanto, as despesas têm o mau hábito de não esperar. Um bom plano de negócios que reflita todos esses custos e possíveis situações é o primeiro passo para estimar o que você precisa, quais contas e até onde você tem que ir minimamente para sobreviver a esses primeiros meses de “travessia do deserto”.

Se estiver procurando investir em mais conhecimento e networking para iniciar uma agência digital, temos uma proposta única para você: clique aqui e se inscreva no nosso treinamento completo para agências, onde compartilhamos muita experiência, conteúdo e vivências.

Otimize a gestão de clientes

Em nosso desejo de iniciar uma agência digital, levar nossas propostas e serviços a potenciais clientes é apenas uma das fases do trabalho para conquistá-los.

No entanto, após esse primeiro contato, ainda há um longo caminho a percorrer, para obter um pedido ou assinar um contrato para manter a conta.

Porque a venda realmente começa quando seu cliente entrou em contato com você e decidiu que você pode ser uma boa opção para as necessidades dele.

Além disso, quando você começar a receber um alto fluxo de trabalho, precisará ter ferramentas que o ajudem a otimizar seu tempo e ser mais eficaz com a gestão de novos contatos, propostas, acompanhamentos e fechamento de vendas.

Ou seja, aqui além dos sócios que mencionamos acima, você também precisará investir para automatizar algumas áreas da sua agência. E como dica: vale a pena investir em tais ferramentas.

Elas tornarão seu trabalho mais rápido, prático e com melhor entrega. Por exemplo, investir em uma plataforma de Inbound Marketing permitirá que você escale a operação, podendo programar o envio de e-mail marketing para sua base de leads.

Saiba iniciar uma agência digital do jeito certo

Por fim, tenha em mente que tudo pode ser mais fácil se você encontrar um parceiro que compense suas deficiências e que o apoie em momentos difíceis, ao criar sua própria agência digital.

Se você encontrar a pessoa certa, poderá formar uma equipe muito eficiente. Porém, isso é algo muito pessoal e que entra na filosofia de cada um para o negócio, pois nem todos estão preparados para dividir responsabilidades, problemas e benefícios.

Dessa forma, faça a escolha certa, pesquise sobre como tal pessoa poderá agregar à sua operação, e como juntos poderão ir mais longe. Além disso, que seja uma pessoa com motivação e ambição suficientes para fazer todo o esforço que a criação de um negócio exige e que não se baseie apenas em objetivos econômicos.

Dê o play abaixo para saber mais sobre como iniciar uma agência digital!

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