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Marketing 360 graus: o que é e qual sua importância em 2022

O que acha de usar todos os meios e canais digitais de comunicação existentes para captar a atenção do seu público?

Pode parecer uma medida ambiciosa, mas é possível graças ao planejamento adequado e ao marketing 360 graus, uma estratégia que ajuda a gerar maior impacto entre os clientes.

O marketing digital tornou-se uma ferramenta indispensável nas empresas, razão pela qual hoje quase ninguém questiona sobre investir numa boa estratégia capaz de atingir os objetivos traçados.

Melhor ainda quando ela consegue atingir os mais variados públicos, nos diversos canais existentes. Dessa forma, é possível potencializar os resultados e ter mais assertividade em suas campanhas.

E, para 2022, o marketing 360° se torna ainda mais importante, conforme tanto preconizamos no Essencial de Marketing Digital, o treinamento da Nova Escola de Marketing. Clique no botão abaixo para conhecer: 

O que é o marketing 360 graus?

Basicamente, é uma aplicação completa do marketing digital, e não uma aposta num único canal, o que coloca todas as suas fichas em uma única tática de marketing. É fundamental entender que existem vários canais e que eles são complementares entre si.

Ou seja, é não apostar em uma única “bala de prata”, achando que apenas um projétil — ou ação de marketing — seja suficiente para acertar o alvo e converter vendas.

Dessa forma, o marketing 360 graus envolve os vários atores envolvidos em uma estratégia digital, que inclui uma boa copy, uma boa experiência do usuário (UX), um bom site e que funciona bem, uma boa campanha de Google Ads, ter presença nas redes sociais relevantes para seu negócio e manter todo isso conectado entre si com conteúdo relevante e relacionamento com leads e clientes.

Ou seja, é um trabalho completo, envolvendo todos os setores do marketing digital. Esse conjunto fará tudo funcionar e fazer você ter resultado.

É por isso que aqui na Nova Escola de Marketing não gostamos muito quando surgem os “gurus do Marketing” dizendo que você só precisa estar nessa rede social, ou que não precisa mais de site. Sabemos que na prática não é assim que funciona.

É a mesma coisa que dizer que uma rede social mata a outra. Essa também é uma inverdade, já que todas as redes são complementares, cada uma com seu público, sua forma de publicação e interação.

O principal objetivo do marketing 360 graus é chegar ao maior número de consumidores, por meio de uma mensagem unificada e que esteja integrada do início ao fim. Ou seja, quando alguém ver uma mídia sua em uma rede social, precisa identificá-la imediatamente quando ver outro material em outra. 

Confira o vídeo abaixo onde explico tudo sobre o conceito de marketing 360 graus:

Para isso, uma série de ações devem ser planejadas estrategicamente em diferentes áreas que juntas alcancem os resultados desejados.

Essa estratégia abrange a etapa que vai desde a conscientização até a fidelização dos clientes com a marca. A utilização de diversos canais, tanto online quanto offline, permite que os usuários gerem experiências e aumentem o engajamento.

Leia também::: 7 áreas do marketing digital em alta para atuar em 2022

Quais os benefícios dessa abordagem?

Utilizando diferentes canais de comunicação, podemos identificar as necessidades do nosso público-alvo, saber quais são as suas dúvidas ou comentários. 

Isso nos permitirá estabelecer um relacionamento mais próximo, para que possamos antecipar suas necessidades. Além disso, ouvir nossos clientes, nos permite saber quais ações tomar no futuro, permite que todos os processos, atividades, funções e comunicações sejam orientados para o mesmo objetivo. 

Ao sermos claros sobre o que queremos alcançar, podemos definir a mensagem que queremos transmitir, sem perder os objetivos gerais do negócio.

Outro benefício muito claro do marketing 360 graus é que ele ajuda na criação de valor, a ter uma identidade projetada junto dos clientes e colaboradores da empresa. 

Dessa forma podemos criar ou melhorar o posicionamento em relação ao grupo de interesse da empresa. O que devemos ter em mente é que tudo o que comunicamos deve ter valor agregado. Essa é a nossa principal missão nos treinamentos da Nova Escola de Marketing. Um deles você pode conhecer clicando no botão abaixo: 

Destaque para os bons profissionais

Ao saber o que é o marketing 360 graus, e quais os benefícios desta abordagem, fica mais fácil agir nesse sentido. E os profissionais que conseguem aplicar essa estratégia digital para seus clientes conseguem se destacar no mercado ao entregarem resultados mais assertivos.

Mas isso não quer dizer que basta apenas fazer campanha em todas as redes. Ao contrário, significa saber conectar os pontos, diferenciando o que funciona melhor em cada rede. 

Ou seja, no Instagram pode ser uma abordagem, no Youtube outra, e que são completamente diferentes da feita no LinkedIn. Mas no fim, todas passam a mesma mensagem para o público final.

Elementos essenciais da estratégia de Marketing 360°

Quando falamos de estratégias de marketing digital 360 graus, nos referimos às estratégias de inbound marketing, pois é aqui que todos os aspectos são abordados. 

Por exemplo, se você focar apenas em SEO, estará negligenciando outros elementos que também são essenciais no marketing digital para as empresas, como o gerenciamento adequado das redes sociais, campanhas de display ou a otimização do conteúdo da web.

Projetar ações em cada área do mix de marketing online, sob uma visão global, é como os melhores resultados são alcançados, pois todas as áreas críticas são contempladas.

Nesse sentido, as ações que fazem parte da estratégia de marketing digital 360 graus pertencem aos seguintes ramos do marketing digital: 

  • SEO (otimização para mecanismos de busca)
  • campanhas PPC (Pay Per Click), por exemplo, no Google Ads. 
  • comunicação com o cliente
  • e-mail marketing
  • inbound marketing
  • redes sociais
  • estratégia de conteúdo 
  • otimização de sites para navegação mobile

Ao conectar todos os pontos, numa abordagem 360 graus, é possível reduzir o investimento e maximizar a geração de leads.

Leia também::: Como funciona uma agência de marketing digital?

Venha para a Nova Escola de Marketing

Como viu, o marketing 360 graus é uma abordagem fundamental para quem deseja ter sucesso em suas ações no meio digital. Elas permitem manter uma comunicação única com seu público, e o impactando em todos os seus pontos de contato com o mundo digital.

Aqui na Nova Escola de Marketing temos a abordagem de marketing 360 graus como um dos pilares da nossa metodologia, permitindo que nossos alunos entendam esse conceito e também saibam fazer a conexão perfeita de cada ponto.

Se este artigo te ajudou, encaminhe para seus colegas que precisam ler este conteúdo!

Até a próxima!

Anônimo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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