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Marketing 360 graus: o que é e qual sua importância

Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

O Marketing 360 graus é a metodologia criada pelos consultores de Marketing, Mauricio Zane e Rafael Rez depois de mais de vinte anos de experiência e centenas de projetos realizados.

O Essencial do Marketing 360 graus parte da premissa que Marketing Digital não é só rede social!

A visão 360 graus do marketing digital é fundamental para profissionais completos elaborarem um planejamento estratégico.

Grave essa frase:  O objetivo final do Marketing Digital é a venda!

Branding, marketing de conteúdo, geração de leads e  relacionamento servem para aumentar a base de clientes, aumentar o valor percebido da oferta e principalmente para facilitar a venda de produtos e serviços. 

Com o Marketing 360º é possível potencializar os resultados dos clientes e neste post você vai ver como isso é feito.  

As 7 Grandes Áreas do Marketing Digital

O nosso famoso infográfico, acima, é a base da nossa metodologia de ensino da Nova Escola de Marketing.

Nela reunimos tudo o que um profissional completo precisa conhecer no Marketing Digital. 

A seguir comento cada uma dessas áreas: 

Planejamento

Planejamento e Pesquisa

Qualquer bom trabalho começa sempre no planejamento.

Mesmo atuando em diferentes áreas, todo profissional de marketing deve começar por uma pesquisa sobre o seu cliente, entendendo o negócio, a estrutura digital, o mercado, a oferta e os objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

Faz a pesquisa de mercado e de concorrência, benchmarking, mapeando as oportunidades a serem exploradas. 

Além de fazer uma ótima pesquisa sobre público, ou seja, as pessoas com quem aquela marca vai se comunicar e transmitir a sua mensagem. 

Persona

O Marketing é o ponto de conexão das marcas com o público, fazemos isso através da definição de PERSONAS, que são representações individuais do público. 

Mapeamos uma persona da seguinte forma:

  • Quem ela é
  • Como se sente
  • o que ouve
  • Como se expressa
  • Que lugares frequenta
  • Desejos
  • Interesses
  • Medos
  • Etc.

O conjunto de características comuns ao público compõe a persona e são usados nas estratégias de comunicação, na definição da segmentação de anúncios e na definição dos canais.

Um dos principais erros do marketing é focar na marca e não na PERSONA. A decisão de compra é sempre do cliente e é com ele que a marca deve conversar. 

Jornada do Cliente

Após mapear as PERSONAS é preciso entender quais os caminhos que levam aquele público a consumir aquele  produto ou serviço. 

Chamamos esse caminho de JORNADA DO CLIENTE.

É neste ponto em que mapeamos em que estágio de consciência o cliente está em relação ao problema, solução, a solução ou proposta de valor da marca e em como vamos abordar isso nos canais digitais. 

No geral, a jornada exige estratégias 360 graus, multi canais,  para cada nível de consciência e de relacionamento que a marca vai ter com os clientes. 

Canais Digitais

Se no meio físico temos fachadas, outdoors, revistas, rádios, jornais e eventos para se comunicar, no digital temos redes de pesquisa, redes sociais, blogs, marketplaces, e-mail, whatsapp (e afins), anúncios digitais e landing pages.

A escolha dos canais deve estar alinhada com as estratégias de relacionamento, vendas e com o funil. 

Funil de Vendas

Aqui está um modelo gráfico de FUNIL DE VENDAS amplamente utilizado no Marketing Digital. 

O funil ilustra as etapas pelas quais o público passa até tomar uma decisão de compra.

A marca deve se relacionar e se comunicar com os clientes em todas essas etapas do funil até a venda. 

Leads

No Marketing Digital muito se fala em geração de leads, qualificação de leads. Mas afinal, o que são LEADs?

Lead é um cadastro de alguém que se interessou pela solução da marca e deixou os seus dados de contato (nome, telefone, e-mail ou whatsapp). 

Em uma ponta temos o LEAD que se cadastra em uma Landing Page, no site, ou em um Formulário de Contato; e na outra ponta temos a EMPRESA que vai fazer o atendimento deste potencial cliente. 

O e-mail é fundamental para a qualificação dos leads, transformando o LEAD em um CLIENTE da marca.

Planejamento de Marketing Digital

A área de Planejamento de Marketing Digital vai desde a conversa inicial com o cliente, o briefing, a definição das metas e o prazo para alcançá-las, até a definição do público, a jornada do cliente, os canais, a estratégia de comunicação e a elaboração do projeto de marketing digital.

Muitos profissionais atuam como Consultores de Marketing Digital realizando este planejamento, outros fazem ambos Planejamento mais execução das estratégias de marketing digital. 

Todo trabalho de marketing digital começa aqui, não importa a área.

Automação de Marketing

Muitas marcas dependem da geração de leads para conseguir se relacionar com um grande público e preparar esses leads para a compra. 

Quando se tem um alto volume de leads o atendimento deve ser automatizado, ou seja, são e-mails disparados em massa, réguas de relacionamento pré-configuradas, chatbots com mensagens automáticas. 

Também são usados códigos de rastreamento do comportamento destes leads e sistemas de CRM para gerenciamento dos potenciais clientes. 

A automação é uma área importante do marketing digital para diversos setores como e-commerces, educacional, softwares e outras áreas. 

A área de automação é tão importante para alguns setores que muitas agências de Marketing Digital se especializam nisso. 

Algumas trabalham exclusivamente com CRM, outras com automação de e-mails, podendo ainda fazer o conteúdo das mensagens. 

Atuar nesse mercado exige do profissional de marketing conhecimento em quase todas as áreas do digital: Planejamento, Automação, CRM, Análise de dados e Marketing de Conteúdo.

As campanhas de geração de LEADs estão ligadas a Landing Pages, campanhas de anúncio e também a audiência dos sites ou blogs. Ou seja, quem faz automação também pode atuar nessas áreas ou em parceria.

Acima vemos um exemplo de uma sequência de e-mails feita em uma ferramenta de automação. 

Para cada ação do LEAD é disparado um e-mail personalizado baseado nas decisões: 

  • Leu o e-mail
  • Não leu
  • Baixou o material
  • Não baixou o material

SEO – Buscas Orgânicas

Um dos canais mais importantes do Marketing Digital são as redes de pesquisa: Google, Bing e YouTube. 

Quando alguém pesquisa por algo, ela tem uma intenção na busca. Já pode estar buscando uma solução ou procurando um conteúdo para se informar, ou já tem uma clara intenção comercial buscando por uma empresa em determinada região. Exemplos: Clínica Odontológica em Curitiba; Salão de Beleza no Bom Retiro; Melhores praias da Bahia; Restaurantes no Leblon.

Ou ainda: Tratamento para acne; Melhores ações na bolsa; Formatos de anúncios no Meta. 

Na imagem acima, vemos um exemplo de uma busca no Google que é a mais importante rede de pesquisa. 

Os resultados do Google variam de acordo com a intenção do usuário e ele expressa essa intenção através das palavras
que utiliza na pesquisa. 

As PALAVRAS-CHAVE.

O SEO – Search Engine Optimization é a área do Marketing Digital que otimiza, melhora, o conteúdo ou a experiência de uso das páginas de sites e blogs para que ganhem destaque nas redes de pesquisa e apareçam nos primeiros resultados.

Através do SEO é possível atrair o público que está pesquisando de forma orgânica, ou seja, sem pagar por esta audiência.  

O trabalho de SEO está conectado diretamente com o Marketing de Conteúdo, ou seja, o site tem que ter conteúdos relevantes que atendam a intenção de busca do público que pesquisa. 

Para muitas áreas o Google é a melhor forma de atrair clientes, melhor que rede social. Lembra o que te falei no início?

Muitas agências e profissionais de marketing digital são especializadas em SEO, inclusive na Web Estratégica, onde o Rez trabalha com Marketing de Conteúdo e SEO.

Outras por sua vez se especializam apenas em SEO, ou na produção de conteúdo. 

É uma área que exige profissionais qualificados e que são muito escassos no mercado.

O profissional de SEO precisa saber fazer planejamento, análise de dados, marketing de conteúdo estratégico e muito estudo prático.  No vídeo abaixo, o Rez conta como aprender e trabalhar nessa área:

Mídia Paga

A mídia paga é feita através de anúncios digitais em plataformas que possuem uma audiência, como é o caso do Facebook, Instagram, Google, Tik Tok, Gmail, YouTube, Blogs, etc. 

A vantagem da mídia é justamente aproveitar a audiência presente nestes canais. É uma ótima estratégia de marketing digital a curto prazo para quem ainda não construiu uma audiência própria.

É usada por muitas marcas para promover produtos e serviços, pois diferente das pesquisas orgânicas, os anúncios digitais em sua maioria não dependem da pesquisa ativa das pessoas. 

Google Ads – Rede de Pesquisa

Abaixo um exemplo de anúncio com pesquisa ativa:

Google Ads – Rede de Display

Na imagem abaixo na marcação laranja, um exemplo de anúncio da companhia aérea Lufthansa, feito na Rede de Display do Google Ads, em sites parceiros relacionados ao tema viagem. 

Meta Business

Um exemplo de anúncio na rede da meta, um no instagram e outro anúncio no Facebook.

Interessante notar que como moro na Itália a imobiliária fez um anúncio segmentado para brasileiros que moram no exterior. 

Muitos produtos e serviços não possuem volume de pesquisa relevante e, nesse caso, os anúncios atuam como um canal de descoberta de novas soluções. 

A área de mídia vem crescendo, a competição de anúncios está cada vez maior e por se tratar de um leilão os anúncios estão cada vez mais caros.

Para vencer a concorrência é preciso ter uma boa estratégia de mídia unificada a estratégia geral de marketing digital, segmentando o público, criando conteúdos relevantes nos anúncios e acompanhando as métricas. 

Muitas agências e profissionais trabalham exclusivamente com anúncios digitais, muitas apenas gerenciam as campanhas e métricas, outras fazendo também os criativos e textos dos anúncios. 

Eu gravei um vídeo onde falo como é atuar nessa área:

Este mercado cresceu muito por meio de cursos de ‘Gestão de Tráfego’ que embora ensinem a apertar botão, não preparam o profissional para ser capaz de elaborar o Planejamento de Marketing do cliente ou ter uma visão 360 graus. E no dia a dia  o profissional se depara com clientes que não tem planejamento de marketing pronto. Então na hora de prestar o serviço de mídia, por vezes gera likes, comentários, compartilhamentos e venda que é bom, nada! 

Analytics

Essa é uma das áreas mais importantes do Marketing Digital. 

Afinal:

“O que não é medido não pode ser melhorado!”

William Thomson Kelvin

A análise de métricas está presente em todas as áreas do digital e é fundamental para atingir os objetivos e aprimorar os resultados. 

Diferente do Marketing offline em que as métricas eram extremamente escassas, o digital permite rastrear cada movimento do público: 

  • Quantos cliques o anúncio teve. 
  • Quantas visitas únicas o site recebeu. 
  • Quantas pessoas se cadastraram.
  • Quantos leads abriram o email
  • Qual o tempo médio que uma pessoa ficou na página do blog e etc. 

De um lado você tem o rastreamento que gera uma infinidade de dados e de outro você tem a análise dos dados, que é o que a  informação está te dizendo sobre a sua estratégia de marketing digital. 

Aliás, o que acontece na maioria dos casos é que os dados são rastreados, se gera muita informação, mas esses dados muitas vezes não são analisados.

O trabalho do Gerente de Marketing Digital, Consultor ou Analista de Marketing Digital é justamente transformar dados em “OURO”.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo é a moeda do século XXI. Esse é o nome do livro que é bestseller no Brasil e em Portugal, escrito pelo Rafael Rez um dos criadores do método essencial  Marketing 360 Graus.

O conteúdo é a moeda de troca na internet, as pessoas estão na internet para consumir conteúdo: nas redes sociais, em blogs, assistindo vídeos no YouTube, lendo um e-mail, um tweet, enviando memes no WhatsApp, escutando um podcast no Spotify. 

Tudo é conteúdo!

O conteúdo está em todos os canais da internet e é a sua razão de ser, ele é usado em todas as etapas do funil de vendas da descoberta à conclusão de compra. 

Os canais digitais têm seus próprios formatos de conteúdo e é através do conteúdo que a audiência vai engajar e se relacionar com as marcas, com produtos e com serviços. 

O conteúdo deve ser adaptado tanto ao canal digital quanto ao momento da Jornada do Cliente. 

Dentro do Marketing de Conteúdo ainda tem o espaço do redator publicitário, ou copywriter, profissionais especializados em escrever conteúdos persuasivos, que despertam sentimentos e ativam ações e reações do público, direcionando o público para a compra. 

Redes Sociais

As redes sociais não são a internet inteira, mas são um baita canal de geração de audiência para quem sabe usá-las!

Todos os dias milhares de pessoas passam horas e horas no Instagram, Tik Tok, Facebook, X e YouTube para consumir entretenimento. 

Elas não estão necessariamente procurando produtos ou serviços por lá, mas estão diariamente marcando presença nestes canais.

Obviamente é uma oportunidade estar presente nessas plataformas, as redes sociais são canais de relacionamento diário das marcas com seu público e demandam conteúdo constante para gerar engajamento.  

Sendo uma rede de entretenimento, o público quer um conteúdo leve e fácil de consumir: divertido, curioso, belo, criativo, inspirador, motivacional, útil, além dos conteúdos que geram identificação. 

Para produzir bons conteúdos para as redes sociais é preciso conhecer muito bem as PERSONAS, traçar os perfis de público e acima de tudo criar uma conversa com a personalidade da marca. 

As marcas não precisam estar presentes em todas as redes sociais, mas precisam estar nas que são relevantes para o seu público!

Treinamento Profissional 

Até aqui você viu todas as possibilidades que o Marketing Digital tem a oferecer, viu como ter um conhecimento 360º é necessário para criar estratégias que geram resultado. 

Resultado é o que o cliente espera, é o que fideliza e é o que um verdadeiro profissional deve entregar. 

Agora eu te convido a conhecer o nosso Treinamento Essencial de Marketing Digital para se aprofundar em todas as áreas apresentadas neste material.

É um treinamento em cada uma das 7 áreas do Marketing Digital para você se tornar um profissional completo. 

ESSENCIAL DE MARKETING DIGITAL

Fundamos em 2016 a Nova Escola de Marketing e já treinamos mais de 6.000 profissionais e centenas de agências.

Nossa missão é preparar futuros profissionais para atuar no mercado digital!

Uma resposta em “Marketing 360 graus: o que é e qual sua importância”

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