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Profissão SEO: como aprender e trabalhar nessa área?

A profissão SEO vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente pelo enorme crescimento que o mercado digital experimentou pós-pandemia.

É um trabalho dentro da área de marketing digital que surgiu graças às páginas web e aos motores de busca. Hoje em dia, um especialista em SEO é considerado peça fundamental em qualquer empresa que queira ter uma forte presença online.

Como você sabe, o algoritmo do Google é o coração da internet. Mas, como em toda anatomia, existe um especialista capaz de garantir que as coisas funcionem bem para o referido algoritmo, neste caso, esse lugar é ocupado pelo SEO.

Além disso, esta profissão também lhe dá a possibilidade de criar seus próprios projetos e trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo sem precisar trabalhar para uma empresa. Mais uma opção ideal que se soma à lista dos melhores empregos para nômades digitais.

O que é a profissão SEO?

SEO é uma combinação de marketing, sociologia e uma parte técnica que hoje é essencial em qualquer estratégia digital. 

Os profissionais de SEO entendem como os usuários pesquisam e implementam melhorias no site para aumentar o tráfego. 

Se falamos de qualidades, podemos dizer que um bom profissional de SEO é pró ativo e curioso, pois a evolução dos motores de busca é constante e tem de ser continuamente reciclada. 

Não existe um diploma universitário que o valide para ser um profissional SEO, pois é uma profissão muito prática que requer testes, previsões e análises. 

Mas de modo geral, podemos dizer que o especialista em SEO é um profissional encarregado de desenvolver estratégias de posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, e otimizar as condições do conteúdo de um site para facilitar sua visibilidade diante do usuário, aumentando a probabilidade de que ele registre mais visitas.

No momento, existem duas formas de trabalhar em SEO: 

  • a área técnica 
  • a área de desenvolvimento de conteúdo

Estas podem ser trabalhadas por dois ou mais profissionais separadamente ou unificadas em um mesmo profissional.

O Essencial de Marketing Digital é um curso completo para dar os primeiros passos na profissão SEO. Conheça nossas aulas:

Quais são as funções de um especialista em SEO?

É um perfil muito eclético, no qual você nota que funções de diferentes áreas se combinam. Computação, web design ou desenvolvimento, marketing e redação de conteúdo sobre diferentes temas, são algumas dessas áreas.

Ao trabalhar como especialista em SEO, você terá que desenvolver várias funções, entre as quais se destacam:

Analisar e desenvolver auditorias de sites

Seu primeiro papel ao trabalhar como especialista em SEO será abordar o site que requer otimização e detectar sua saúde geral antes de seguir para o desenvolvimento de uma nova estratégia.

Somente através de uma auditoria prévia do SEO, você terá todos os detalhes que precisa saber sobre o site para te orientar e saber quais aspectos você precisa melhorar nas próximas fases e qual a dimensão do trabalho a ser feito.

Estude atentamente a concorrência

Assim como você precisará realizar auditorias no site com o qual trabalhará, muitas marcas também esperam que você fique de olho no status dos sites que representam concorrência para eles.

Através desta “auditoria externa” poderá recolher uma série de palavras-chave através das quais os leads chegam a produtos ou serviços semelhantes aos das marcas com as quais trabalhamos.

Defina o público-alvo e as palavras-chave

O especialista em SEO estabelece seus objetivos (público-alvo) e o caminho a seguir (palavras-chave que vão alimentar o processo de posicionamento).

Somente com o ótimo cumprimento desta função os produtos e/ou serviços de uma determinada marca atenderão seus potenciais consumidores através da internet.

Otimização do corpo do site

Chegamos à fase técnica das funções ao trabalhar como especialista em SEO, é aqui que você terá que trabalhar para corrigir erros comuns em sites que não permitem que o Google ou outros mecanismos de pesquisa leiam corretamente o conteúdo de um site.

Esse recurso abrange muitas tarefas como melhorias de acessibilidade, alterações na estrutura da web em termos de níveis de profundidade, otimização da velocidade de carregamento do site, verificação da indexabilidade e revisão do conteúdo hospedado em toda a internet, entre outras.

Analise e interprete os resultados obtidos

Somente o que medimos pode ser alterado, portanto, as métricas assumirão o papel de aliados e dirão se você está fazendo seu trabalho corretamente ou quais aspectos de sua estratégia precisam ser melhorados.

Os relatórios de SEO fornecem dados que você deve saber interpretar e também explicam em linguagem simples caso seus clientes queiram saber mais sobre o status de seus sites.

Como iniciar na profissão SEO?

Atualmente, existem muitas opções para se tornar especialista em SEO e começar sua jornada de trabalho dentro desta profissão. Mas precisamos deixar claro que todos os caminhos requerem muita dedicação e estudo.

Além disso, não há um curso completo que ensine a você do básico ao avançado no SEO. Na verdade, você terá que fazer os cursos existentes e colocar a mão na massa para se tornar um profissional SEO de referência no mercado.

Há também alguns grupos de WhatsApp, Telegram, além de alguns fóruns na internet onde é possível ampliar o conhecimento, trocar experiências, e com isso se destacar e aprofundar ainda mais aquilo que se sabe sobre a área.

Em termos de salário, um profissional de SEO iniciante ganha entre R$ 2.500 e R$ 7.000. Já em níveis mais avançados, como especialista na área e em grandes centros como São Paulo, um profissional de SEO com 15 anos de experiência pode atingir salários que ultrapassam os R$ 18 mil ao mês. 

Leia também::: Será que carreira na área de automação de marketing vale a pena?

Venha para a Nova Escola de Marketing

Como viu, a profissão SEO é bastante interessante e promissora, principalmente pelo volume cada vez maior de pessoas usando a internet para fazer negócios. E um grande diferencial é estar nas primeiras posições do Google, coisa que apenas um bom profissional usando as técnicas de SEO é capaz de conseguir.

Esperamos por fim que tenha compreendido como aprender e trabalhar nesta área.

E para saber mais sobre Profissão SEO, e outras oportunidades que a área oferece, confira também o vídeo com nosso cofundador e especialista em SEO Rafael Rez em que ele fala mais sobre o tema. É só dar o play abaixo!

Anônimo

Por Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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