Essencial de Marketing Digital

Categorias
Marketing Digital

Iniciando no Marketing Digital sem experiência: por onde começar a trabalhar?

A cada dia que passa, vemos mais pessoas querendo trabalhar com marketing digital sem experiência e por conta disso não sabem por onde começar.

Afinal, o marketing digital é uma área em constante crescimento e cuja especialização está a ser reavaliada no mercado profissional. É uma posição com oportunidades de longo prazo, bons salários e oferece uma ampla gama de possibilidades de crescimento. 

Neste artigo, discutiremos os passos a seguir para começar a trabalhar no marketing digital sem experiência, e como galgar espaços até se tornar uma referência na área. Confira!

O que preciso saber para trabalhar no Marketing Digital?

O profissional de marketing digital deve conhecer e manusear as ferramentas disponíveis para poder aplicar ações específicas em prol dos objetivos traçados, otimizar campanhas para obter melhores resultados, analisar informações e gerir investimentos.

Seu trabalho pode ser resumido na filosofia de tentativa e erro. Por isso, é fundamental que um profissional de marketing digital desenvolva capacidade analítica e estratégica. A seguir, mencionamos as principais habilidades que esse profissional deve ter:

SEO

Search Engine Optimization, é provavelmente um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital. O Google continua sendo o grande dominador quando o assunto é tráfego na web e, por isso, o desenvolvimento de estratégias de posicionamento na web é fundamental para um especialista em marketing digital.

SEM

A publicidade em buscadores como o Google é uma das ferramentas com as quais um profissional de marketing digital pode consolidar o sucesso de uma empresa. Ter conhecimento nesta área permitirá que você desenvolva campanhas que podem começar a obter resultados quase que imediatamente.

E-mail Marketing 

Embora muitas pessoas considerem o e-mail uma ferramenta de marketing desatualizada, isso está longe de ser verdade. O marketing por e-mail continua sendo uma das melhores ferramentas que os profissionais de marketing digital têm para alcançar clientes e clientes em potencial com o conteúdo certo.

Redes sociais

Hoje, as redes sociais são a plataforma perfeita para encontrar nosso público-alvo. Um profissional de marketing digital deve dominar tanto o trabalho de Gestão de Mídias Sociais, ou seja, a gestão de presença e estratégias nas redes sociais de forma orgânica, quanto a publicidade nas redes sociais. A publicidade em plataformas como Meta Ads é transcendental no espaço digital.

Leia também::: O que é nômade digital e como se tornar um?

Trabalhe com marketing digital sem ter experiência

A boa notícia é que você pode aprender marketing digital sem fazer um curso de marketing digital em uma faculdade ou universidade, embora existam muitas opções. Pode também fazer um curso como o “Essencial de Marketing Digital”, que oferecemos aqui na Nova Escola de Marketing.

Você pode iniciar uma carreira em marketing digital desenvolvendo as habilidades necessárias usando recursos online e atendendo clientes em todo o mundo no conforto da sua casa.

Afinal, o marketing digital é uma ótima opção de carreira. Estamos vivendo em um mundo digital e os orçamentos de publicidade offline estão migrando para o marketing digital e se afastando dos canais tradicionais.

Logo, cada vez há necessidade de mais e mais profissionais nesta área e, como já mencionamos, os salários são bastante atrativos. Apenas para ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half sobre os empregos no setor de tecnologia, divulgou os salários atualizados da categoria de Marketing Digital:

  • Analista de Marketing Digital: Entre R$4.100,00 e R$11.000,00
  • Analista para Marketplace: Entre R$4.100,00 e R$7.400,00
  • Coordenador de Marketing Digital: Entre R$5.200,00 e 13.500,00
  • Gerente de Marketing Digital: Entre R$10.400,00 e R$24.600,00
  • Gerente de E-commerce: Entre R$9.700,00 e R$24.600,00. 

Obviamente, você não poderá cobrar esses valores desde o primeiro dia, existem vários fatores que afetam os salários, como anos de experiência, o setor em que o cliente está, a região, entre outros.

Qual o primeiro passo?

O primeiro passo, claro, é saber de marketing digital, conforme explicamos acima. Em seguida, é preciso ir atrás de um portfólio, para que no futuro breve você possa ter seus próprios clientes.

Para construir seu portfólio, comece a atender alguns clientes menores (pode começar com amigos e familiares empreendedores), oferecendo seus serviços. Mostre seu potencial, crie estratégias diferenciadas e que possam lhe destacar no mercado.

Você pode também trabalhar com alguém que já atua com marketing digital, sendo seu assistente ou um prestador de serviços. Isso lhe ajudará a construir seu portfólio, ao mesmo tempo que vai ganhando mais experiência para atuar na área de forma solo no futuro.

Leia também::: 7 áreas do marketing digital em alta para atuar em 2022

Trabalhe com alguém da área

Outra maneira de aumentar suas habilidades e experiência rapidamente é conseguir um emprego real como assistente de marketing digital em uma agência em sua cidade ou região. 

Dessa maneira, também poderá com o tempo ir aprendendo e aprofundando seus conhecimentos no marketing digital até ter a experiência necessária para subir novos degraus na carreira.

Isso é altamente recomendado porque você aprenderá como funciona uma agência moderna e poderá usar algumas de suas práticas se decidir mais tarde iniciar sua própria agência ou ingressar em outra empresa como especialista em marketing digital.

Estude, estude e estude

Outra recomendação que damos para você que quer começar no marketing digital sem experiência é estudar. O mercado está em constante evolução. A cada dia as gigantes plataformas de redes sociais e motores de busca lançam novas atualizações, mudanças de algoritmo, e estar antenado nisso é fundamental para se destacar no mercado.

Isso significa que, se você decidir seguir uma carreira em marketing digital, deve saber com antecedência que o aprendizado fará parte de suas atividades diárias.

Inclusive, aqui na Nova Escola de Marketing procuramos lançar sempre cursos atualizados com o que há de mais recente no mundo do marketing digital, justamente para que nossos alunos já saiam prontos para encarar o que há de mais novo no mercado.

Agora é sua vez

Como vimos, o marketing digital é um oceano azul de oportunidades, e entrar nesta área pode ser uma grande oportunidade para mudanças na sua vida. Mas para isso, é fundamental ter determinação, vontade de aprender e capacidade analítica e estratégica.

Como também apresentamos, trabalhar com marketing digital sem experiência é possível, mas é fundamental correr atrás das oportunidades que surgirem e desenvolver seus próprios cases. Assim, logo poderá atender seus próprios clientes e crescer mais e mais na área.

Esperamos por fim que tenha compreendido como trabalhar com marketing digital sem experiência e, para saber mais sobre o tema, confira o vídeo que gravei para nosso canal do Youtube logo abaixo.

Anônimo

Por Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

Uma resposta em “Iniciando no Marketing Digital sem experiência: por onde começar a trabalhar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade.
* Você pode parar a qualquer momento.