Categorias

Como é a carreira de Social Media?

Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

A carreira de Social Media está em franca expansão, não só no Brasil, mas também em praticamente todos os países do planeta. E isso foi potencializado pela pandemia, que obrigou muitas empresas a migrarem de vez para as plataformas digitais para se aproximarem do seu público.

É claro que as redes sociais são cada vez mais importantes para as empresas, pois encontram potenciais clientes em movimento, que não só precisam de publicações, mas também de especialistas profissionais que tenham habilidades para gerenciá-los estrategicamente.

Inclusive, o estudo “Future of Jobs Report”, do World Economic Fund, inclui a profissão de Social Media Specialist como uma das mais procuradas para os próximos cinco anos.

É aí que entra o profissional de Social Media, que será responsável por cuidar de toda a estratégia, publicação e acompanhamento das postagens nas redes sociais. E é por isso que dissemos logo no início que é uma área bastante promissora, e com salários que chamam a atenção.

O que é o Social Media?

Em linhas gerais, um Social Media é a pessoa encarregada de monitorar, executar, filtrar e medir a presença nas diferentes plataformas de rede social de um produto, marca, corporação ou mesmo indivíduo.

O Social Media costuma ser considerado como “a voz da empresa nas redes”. Além de trabalhar executando estratégias, o Social Media pode gerenciar um time quando se trata de grandes perfis, que precisam de vários profissionais atuando em conjunto. 

Dessa forma, pode-se dizer que o Social Media dedica-se à criação e manutenção de perfis de empresas ou pessoas nas redes sociais. Para isso, disponibiliza conteúdo e mantém campanhas de promoção de produtos e serviços.

Além disso, ele também monitora a análise de dados com ferramentas. Também modera comentários e responde a perguntas seguindo o  tom de voz, além de colocar alma e vida para que o perfil cresça e seja cada vez mais engajado.

Leia também::: 7 áreas do marketing digital em alta para atuar em 2022

Quais habilidades necessárias?

Para seguir carreira de Social Media, mais que entender de marketing digital, é preciso ter algumas habilidades. E as principais são:

Organização

Não há bons resultados sem organização. Encontre a fórmula que funciona para você com as ferramentas certas para otimizar o tempo, quando surgirem situações de crise ou você tiver um pico de trabalho, você apreciará ser organizado.

Criatividade

Como Social Media você terá que elaborar planejamentos, produzir conteúdo único e envolvente, e encontrar diversas formas de atrair e engajar seu público ou do seu cliente.

Sempre que se fala em criatividade, vem à mente a famosa frase de Picasso, “Deixe a inspiração pegar você trabalhando”.

A criatividade é uma faísca que muitas vezes vem depois de muitas horas tentando fazer uma fogueira. Para tentar acelerar esse processo existem muitos truques, mas isso deixaremos para um outro artigo.

Senso de humor

Independentemente do setor ao qual sua empresa pertence, é necessário senso de humor. e nas redes sociais, podemos dizer que isso é uma habilidade inerente do Social Media.

Além disso, deverá enfrentar críticas, resolver crises, gerar engajamento com o público,  saber rir de si mesmo e do mundo. Aliás, os memes merecem um capítulo à parte como forma de expressão pós-moderna.

Paciência

Todo mundo sabe que Roma não foi construída em um dia… e as redes sociais menos ainda. 

Por isso, saiba que fazer um perfil crescer vai demandar tempo, dedicação e muita estratégia. Fenômenos da Internet são raros, mas também não quer dizer que você não possa ser um. 

Hábito de leitura

Se você não gosta de ler, é melhor contratar alguém para ser seu Social Media. Não é só estar informado sobre o que está acontecendo ao redor, é estar atento às tendências, aos estudos, ouvir os clientes, é ler o que eles têm a dizer todos os dias, a cada minuto.

Gosto pela escrita

Você não precisa ser um Machado de Assis, mas saiba que uma das habilidades do Social Media é ter o gosto também pela escrita, colocando no papel — e na tela — toda a sua criatividade de forma única e encantadora.

Mas lembre-se que o conteúdo que você oferece ao seu público será seu ou de outra pessoa, já que você pode contratar um Social Media redator para executar o trabalho. 

Mente analítica

O Social Media não é apenas responsável em produzir conteúdo e gerenciar redes sociais. Ele também é responsável por analisar dados, observar tendências e saber o que dá e o que não dá certo. 

Relatórios, estatísticas, análise de resultados e métricas fazem parte do dia a dia. Ter uma parte de sua cabeça pensando sobre a parte quantificável do trabalho de rede social ajudará você a ver os sucessos e fracassos e ser capaz de remediá-los.

Leia também::: Iniciando no Marketing Digital sem experiência: por onde começar a trabalhar?

Como a Nova Escola de Marketing pode lhe ajudar?

Como viu, a carreira de Social Media é bastante interessante e permite alguns benefícios, como a possibilidade de tornar-se um nômade digital, trabalhar com os mais variados tipos de pessoas, e também ter excelentes remunerações.

Além disso, uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half sobre os empregos no setor de tecnologia, divulgou os salários atualizados da categoria de Marketing Digital:

  • Analista de Marketing Digital: Entre R$ 4.100,00 e R$ 11.000,00
  • Analista de Marketing Digital para Marketplace: Entre R$ 4.100,00 e R$ 7.400,00
  • Coordenador de Marketing Digital: Entre R$ 5.200,00 e R$ 13.500,00
  • Gerente de Marketing Digital: Entre R$ 10.400,00 e R$ 24.600,00
  • Gerente de E-commerce: Entre R$9.700,00 e R$24.600,00

Se esses valores chamam a sua atenção, então talvez seja a hora de você seguir carreira de Social Media. Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre essa carreira:

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade. Você pode parar a qualquer momento.