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Marketing digital não é marketing de influência: entenda as diferenças

Marketing digital não é fazer dancinha na internet, ou apontar para coisas que vão aparecendo na tela. Essa abordagem pode até funcionar para ganhar likes, mas pode não gerar resultados financeiros.

Apenas estar nas redes sociais não significa que você está fazendo marketing digital. Aliás, é comum as pessoas confundirem com o marketing de influência, na qual os chamados influenciadores divulgam um produto ou serviço.

O que é Marketing Digital?

Primeiramente, vamos explicar o que é Marketing Digital. Em síntese, qualquer tipo de marketing que usa a internet ou plataformas digitais para se comunicar com os clientes e promover produtos pode ser considerado Marketing Digital.

Pode incluir diferentes meios de tecnologia, ferramentas, dispositivos e abordagens. Por exemplo, muitas marcas planejam diferentes estratégias de marketing digital para segmentar usuários de dispositivos móveis e desktops, ou clientes que navegam no Facebook versus pesquisam no Google.

Usando análises, é fácil acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing digital e, como resultado, calcular seu retorno sobre o investimento (ROI).

As empresas podem ser específicas com seus gastos de campanha e coletar dados precisos, permitindo que especifiquem seus públicos-alvo com base em fatores como idade, sexo e localização.

O marketing digital ajuda a gerar e melhorar o tráfego do site e o SEO. Alguns dos tipos mais comuns de estratégias de marketing digital são:

PPC

Pay-per-click (PPC) é uma das estratégias de marketing digital mais populares e eficientes. Muitas vezes usada para aumentar o tráfego e o engajamento do site por meio de anúncios direcionados, o PPC depende da eficácia e dos investimentos.

O custo das campanhas PPC depende de quantos cliques você está recebendo e de quanto esses cliques custam. Ela provou ser bem-sucedida em várias plataformas e nichos e continua a desempenhar um papel importante no marketing digital.

SEO

Search Engine Optimization (SEO) ajuda as pessoas a ver seu site em seus resultados de pesquisa. À medida que o Google e outros mecanismos de pesquisa continuaram a evoluir, o SEO também. 

Com a mudança dos algoritmos de pesquisa e outras atualizações que afetam os fatores de classificação, essa estratégia de marketing digital se tornou mais complexa.

Isso não significa, no entanto, que você deve deixá-lo cair no esquecimento. Ao contrário: é uma tática crucial para acompanhar a concorrência e colocar sua empresa ou página de produto na frente do público certo.

Marketing de conteúdo 

A base do marketing de conteúdo bem-sucedido se resume aos pontos: relevância, valor e entretenimento.

É importante manter seu público interessado e entretido enquanto fornece algum tipo de valor.

A publicação de conteúdo relevante para seu público-alvo pode solidificar sua presença nas redes sociais e aumentar seu alcance.

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E o que é marketing de influência?

Por sua vez, o marketing de influência é aquele que usa pessoas para falar bem ou fazer propaganda de determinado produto. São popularmente conhecidos como influenciadores, e que estão em franco crescimento no mercado.

Os influenciadores são atores na esfera do marketing digital porque têm o poder de afetar as decisões de compra com base em sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com seu público. 

Esta é uma abordagem bastante usada por pequenos negócios que querem divulgar uma campanha ou promoção em específico.

Ou seja, funciona como se você apenas anunciasse seu produto ou serviço com algum terceiro. Ela pode apresentar resultados instantâneos, mas que não se sustentarão em médio/longo prazo, como acontece com as estratégias de marketing digital.

Por isso, é o tipo de ação que funciona melhor para atingir um objetivo pontual, ou em combinação com todo um conjunto de outras estratégias, caso a marca queira manter o relacionamento.

O que funciona melhor?

Quando se trata de escolher uma estratégia de marketing, não existe uma escolha “errada”. Existem benefícios tanto para o marketing digital quanto para o marketing de influência, e o que você escolhe depende de seus objetivos, sua marca e seu orçamento.

A resposta simples seria equilibrar quando e onde faz sentido para sua marca. Tanto o influenciador quanto o marketing digital são estratégias viáveis ​​para ajudar sua marca a ter sucesso. 

Mas como mencionamos, o uso de influenciadores é uma ação de curto prazo, enquanto o marketing digital se posiciona sobre uma estratégia que visa o crescimento de médio/longo prazo da sua marca. Aliás, o marketing digital tem outros benefícios, tais como:

  • Abrange um conjunto diversificado de estratégias e ferramentas que você pode integrar umas às outras e expandir quando necessário
  • Enfatiza o uso de análises e dados para ajudar você a entender seu alcance e a eficácia de suas campanhas
  • Atinge públicos altamente segmentados
  • Está em conformidade com qualquer orçamento com um alto grau de precisão
  • Inclui várias táticas para gerar tráfego na internet
  • Ajuda empresas e marcas a se posicionar do jeito certo na internet
  • Constrói valor e cria uma rede de clientes ativos

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Como se tornar um especialista em marketing digital

Assim como o número de influenciadores cresceu nos últimos anos, a procura por profissionais de marketing digital também vive um momento de enorme crescimento. Cada vez mais as empresas querem se posicionar do jeito certo nos meios digitais, e tais profissionais são ferramentas-chave neste processo.

Isso já vinha acontecendo de forma bastante interessante antes da pandemia do Covid-19. Com o isolamento social, o foco de muitas empresas foi em estratégias de divulgação para o meio digital.

Essa necessidade do mercado fez aumentar a demanda por profissionais capacitados. Não é por acaso que está sobrando vagas de trabalho e oportunidades de empreender.

E para aprofundar um pouco mais seu conhecimento sobre as diferenças entre marketing digital e marketing de influência, confira o vídeo que gravei para o canal no Youtube da Nova Escola de Marketing sobre o tema, dando o play abaixo!

Anônimo

Por Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

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