Como mostrar valor no seu serviço e receber mais por ele?

Quer receber mais, mas não sabe mostrar valor no seu serviço? Este é um drama vivido por muitos profissionais, de diversas áreas, inclusive por aqueles que atuam no marketing digital.

Afinal, diante de uma concorrência tão acirrada, nem sempre é fácil apresentar mais valor pelo seu serviço. Simplesmente cobrar mais, e fazer a mesma entrega que seus concorrentes, pode ser uma péssima estratégia para o seu negócio.

O segredo para mudar isso é fazer uma entrega de uma maior percepção de valor, mostrando que o preço do seu produto ou serviço vale cada centavo, mesmo que custe mais que dos seus concorrentes.

O que é proposta de valor?

A primeira coisa que você precisa entender é que proposta de valor é entregar algo além do esperado para o seu cliente. É conseguir ir além e dar a ele mais que um produto, uma experiência.

Por exemplo, a Apple consegue fazer isso muito bem, pois mais que produtos desejados, eles capricham na embalagem e na primeira impressão que o cliente terá com seu produto.

Então uma parte da experiência Apple é você comprar um produto que vem numa embalagem surreal de bonita. Tem toda a experiência de tirar o produto da embalagem, o acabamento das caixas, a sensacional forma como elas encaixam e desencaixam é muito legal.

Isso cria a sensação nas pessoas de que aquele produto realmente vale cada centavo pago e que a Apple sabe fazer muito bem.

O mesmo pode ser feito por você que quer mostrar valor no seu serviço. Mais que entregar apenas um produto ou serviço, entregue também valor.

Leia também::: Marketing digital não é marketing de influência: entenda as diferenças

Capriche na entrega

Outra forma de mostrar valor no seu serviço é caprichar na entrega. Mas não basta apenas que seu produto seja o melhor, ele precisa ser bem apresentado.

Aliás, a forma como você entrega seus produtos ao cliente tem a ver com um princípio que faz parte do imaginário coletivo.

Por exemplo, vamos usar o caso do seu aniversário. Você pode simplesmente mandar uma mensagem para seus amigos via Whatsapp, com o seguinte texto: “Sábado é meu aniversário e vou comemorar lá no boteco tal”.

O esforço para você fazer isso é muito pequeno. Agora imagine que você envie um envelope todo trabalhado e extremamente sofisticado, com lacre de cera pressionado. Dentro dele, um papel em 3D, com um texto personalizado e assinado à mão.

Você percebe que o esforço para entregar essa mensagem é muito maior do que aquela mensagem do WhatsApp de sabadão. Isso significa que o esforço colocado para entregar uma mensagem determina o valor daquela mensagem.

O mesmo vale para o seu trabalho. Você pode fazer um pequeno post, uma ilustração, e mandar para o cliente.

Ou pode fazer um trabalho de muito mais valor, com uma entrega que supera suas expectativas e lhe arranca um “UAU”. Qual dos dois o cliente valorizará mais?

O valor da mensagem tem a ver com a forma como foi entregue. Por isso que a Apple capricha tanto nas embalagens, porque uma forma dela sustentar o valor que ela cobra pelos produtos é pela sofisticação das suas embalagens.

Como mostrar valor no seu serviço?

Para aplicar com seus clientes e mostrar valor no seu serviço, você deve também entender o que seus clientes esperam.

Para isso, pode entrevistá-los, monitorá-los, analisar o comportamento deles. Ver o que compram que tipo de valor esperam encontrar.

Para alguns, a proposta de valor é mais tempo. Por exemplo, às vezes algumas pessoas preferem comprar uma passagem de voo direto e mais cara, do que uma com escala, que custará várias horas parado. Ou seja, para estas pessoas, o valor principal para elas é o tempo.

Outro exemplo é a organização do trabalho. Alguns preferem pagar algo mais por um serviço organizado. Inclusive, recomendamos você ser organizado com seu trabalho, e há inúmeras ferramentas que podem lhe ajudar, como Trello, Notion, Slack, Asana, entre outros.

Ou seja, você pode pagar por uma ferramenta para que ela te ajude a manter o trabalho organizado, porque aquilo gera valor para você e para a percepção do seu cliente sobre seu trabalho.

Além disso, organizar seu trabalho acelera aquilo que você faz e permite ter resultados mais rápidos. Logo, ganhará mais em menos tempo.