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Como gerar mais leads para o seu negócio

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

 

 

 

Olá, tudo bem? Bem vindo ao segundo vídeo da micro série Marketing Hacks. Na segunda-feira, eu falei sobre tráfego, que é um dos três pilares fundamentais do Marketing Digital. Se você não viu o link da segunda-feira, o link está aqui, clica e assista a ele primeiro, depois volta para ver esse aqui. Se você já viu, bem vindo!

Hoje a gente vai falar sobre geração de leads. Olá, sou Rafael Rez e esse é o segundo vídeo da micro série especial do Marketing Hacks falando sobre os três pilares do marketing digital. Hoje a gente vai falar sobre geração de leads. No primeiro vídeo, a gente falou sobre tráfego que dentro do funil TLC é o elemento principal. Você precisa trazer tráfego para dentro do seu site, para dentro do seu hotsite, para dentro do seu perfil de mídias sociais, seja qual for o seu objetivo final. De repente você tem um aplicativo e quer gerar tráfego para ele. Independente disso, você precisa gerar tráfego.

No segundo momento, a gente vai falar sobre geração de leads e aí existem aspectos específicos que o empreendedor precisa sobre a geração de leads. Primeiro, a geração de leads é uma filtragem do seu tráfego. Nem todo mundo que entrou no seu site quer se cadastrar para receber o seu conteúdo. Nem todo mundo que entrou no seu site está pronto para comprar. Se você pensar em conversão, só 3% dos clientes que acessam um site ou uma oferta, estão no momento de compra. Ou seja, estão prontos para naquele momento clicar no botão e comprar o que você está oferecendo.

Seja um e-book de nove Reais, seja um treinamento presencial de imersão de nove mil Reais. Não interessa o preço. Só 3% das pessoas está pronto para converter. A hora que você entende isso, entende que somente uma porcentagem do seu tráfego vira lead. Vou jogar um número redondo para facilitar a nossa conta: você trouxe 10 mil visitas para o seu site. Se você tem uma taxa de conversão de leads de 10%, em 10 mil visitas você vai gerar mil leads. O que você pode fazer: começar a trabalhar na geração dos seus leads para melhorar um por cento ao mês. De forma que no outro mês você converta 11%., 12%,13%,!4%. Vai chegar uma hora que você vai alcançar um teto e não vai dar para converter mais.

Estava ontem conversando com um amigo meu que é fundador de uma das maiores empresas de desenvolvimento de WordPress no Brasil, o Leandro da Apiki, e a gente tava falando justamente da diferença entre a conversão no site e no blog. Ele disse que no blog a gente tem uma taxa média de conversão de “x” e no site a gente tem uma taxa de quase 10x. Eu disse a ele, mas você deve ter menos visita no site do que você tem no blog. Ele disse que realmente tem menos visita no site. Quem acessou o seu site, quer comprar a sua oferta, está pronto para te contratar. Então a taxa de conversão vai ser muito maior.

Segundo a regra que ele falou, vamos supor que no blog dele seja 3%, no site dele a taxa de conversão vai ser 30%. O que acontece? O empreendedor olha para isso e pensa “nossa, meu blog está errado, vou mudar tudo, está uma merda”! Calma! Devagar! Não está tão ruim assim! O tráfego que está no seu blog é um tráfego mais inespecífico.   Ou seja, ele não é um tráfego direcionado.

Essa pessoa buscou no Google ou clicou no link de outro blog, clicou num anúncio seu, chegou lá e consumiu o conteúdo, mas ela está se informando, ela está coletando informação. É natural que a taxa de conversão seja menor para esse tipo de tráfego. O cara que entrou no teu site já está mais focado para a oferta. O teu site já é mais focado para oferecer o serviço, produto ou oferta. A taxa de conversão tende a ser maior porque esse tráfego já é mais específico. Então ele tende a gerar um lead mais específico. Esta dando para entender? Você gerou um monte de tráfego para o blog e para o site, no blog você tem uma taxa de conversão, no site você tem outra.

Na prática, como é que você vai converter esses leads? Você vai gerar várias ofertas de conteúdo. Então você vai ter e-book, você vai ter séries de vídeos, você vai ter aqueles campos de formulários “cadastre-se para receber todos os posts do nosso blog” Você vai ter uma oferta, um cupom de desconto: “Cadastre-se hoje e receba um cupom de desconto de 10% para assinar o nosso software”. Então você vai ter várias formas de oferecer conteúdo para esse visitante, para o seu tráfego como um todo, para que ele se torne um lead dentro do seu site.

O que é um lead? Lead é uma oportunidade de marketing. O termo vem daí. No Brasil tem gente que chama lead de prospect ou de prospecto, que é uma tradução feia, mas que muita gente conhece por esse nome. O lead é uma oportunidade, ou seja, uma pessoa que tem interesse, pediu para receber mais informação, e te deu a permissão de enviar mais informação para ela. Você pode ter oferecido um e-book, essa pessoa se cadastrou e ela tem um direcionamento bem específico.

Ou você pode ter oferecido uma série de vídeos, como essa aqui do Marketing Hacks, aí a pessoa vai receber informação e lá na frente você vai oferecer alguma coisa para ela. Ou você pode simplesmente ter oferecido um pdf para download para pessoa poder comparar a sua oferta com outras ofertas. Enfim, você gerou oportunidades para essa pessoa trocar informação por valor. O valor é a oferta de conteúdo que você faz, o que você entrega para o seu lead. A informação é o que tem valor para você. A partir do momento que você vai coletando mais informação de leads, você vai qualificando esses leads dentro do seu funil. Lá no final do processo, você vai ter a conversão.

Conversão é justamente o tema do próximo vídeo na sexta-feira. A gente falou no vídeo da segunda sobre tráfego, a gente falou hoje sobre geração de leads e o terceiro momento do funil TLC é conversão, o momento que a gente efetivamente vende para os leads que se cadastraram. Para continuar acompanhando, assina aqui embaixo, cadastre-se no canal, acesse também o marketinghacks.com.br, deixe lá seu nome e seu e-mail, e todo vídeo novo que sair eu te mando por e-mail avisando e você terá conteúdo para consumir mais informação. Já tem mais 16 vídeos da série na playlist. Se você não tem a playlist, acesse a home do canal, tem a playlist Marketing Hacks. Você tem 16 vídeos abertos para você aprender mais sobre marketing e marketing digital. Na sexta-feira a gente volta a se encontrar. Eu te espero lá no site, clica aqui embaixo no link, e aí a gente fecha essa conversa sobre funil TLC.

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