Como gerar links que vão multiplicar seu tráfego

Qual a importância de fazer links dentro do seu conteúdo? Como é que um link pode fazer você ter mais resultados sem mexer em mais nada dentro do seu conteúdo? Vem comigo!

Olá, tudo bem? Eu sou Rafael Rez e hoje a gente vai falar sobre o link âncora. O link âncora é a palavra-chave que você usa para linkar para outros conteúdos dentro do seu site, do seu blog. Quando você escreve, por exemplo, clique aqui para ler o texto, você não está dizendo para a pessoa o que ela vai encontrar do outro lado do link. Se ela clicar, onde é que ela vai chegar. Por isso que “clique aqui” é a pior âncora que pode existir para qualquer tipo de texto.

Quando você vai criar uma âncora correta para gerar a interação do usuário em clicar, o ideal é que ela seja a mais explicada possível. O ideal é que ela seja descritiva sobre o para onde esse link está apontando. A âncora é a descrição do link para o usuário que vai clicar. Imagine que você está lendo um texto grandão, que tem um monte de explicações e lá no meio, ele aponta um link para outro texto. A forma como esse link está apontado é a âncora que vai descrever para o usuário o que ele vai encontrar.

Então, quando o usuário está lendo o seu parágrafo e lá no meio está escrito “aumentar a produtividade” e tem um link na palavra “aumentar a produtividade” para outro conteúdo, o que ele presume? Que aquele outro conteúdo vai ensinar essa pessoa como aumentar a produtividade. Essa é a âncora que leva o usuário a entender o que tem do outro lado do link. Quando você usa âncoras que são descritivas para o usuário, que usam a palavra-chave para a qual você quer ranquear, o Google também entende que essa palavra-chave é importante para o seu site.

Então, quando você aponta para uma determinada página usando sempre uma âncora descritiva, você facilita com que o Google entenda quais são as palavras-chaves que ele vai encontrar do outro lado do link também. Você deve fazer a âncora sempre pensando no seu usuário, pensando no seu leitor. Só que você tem que ter em mente que o Google também vai ler a âncora que você está utilizando. Então, ela tem que ser descritiva tanto para um ser humano, quanto para um robô.

Se você conseguir juntar esses dois mundos, você está fazendo o conteúdo de uma forma épica. O link âncora é o que vai fazer com que o robô de busca do Google leia e entenda que se alguém quer aumentar a produtividade, aquele link que você colocou vai ajudar essa pessoa a alcançar esse objetivo.

Então, quando alguém for lá ao Google e buscar: “como ser mais produtivo”, “como melhorar a produtividade”, “como aumentar minha produtividade”, o Google vai apresentar o resultado dentro do seu site ou do seu blog, que recebeu mais leads, o conteúdo que é mais importante.

Se você conseguir usar as âncoras de uma forma que seja útil para quem lê você e para o robô de busca, você vai conseguir dizer para o Google qual página é mais importante e esse conteúdo longo vai ser privilegiado nos resultados do Google. Então, qual é a importância de você saber usar o link âncora? É você sabe qual palavra-chave é mais relevante para o seu conteúdo, qual palavra-chave gera mais conversões para você, qual palavra-chave explica melhor para quem está lendo o seu texto e o que ele vai encontrar do outro lado do link e se essa explicação também é útil para o robô de busca.

Se você conseguir juntar todos esses mundos, você vai fazer com que o seu conteúdo seja muito privilegiado no resultado do Google. Agora, quer uma dica extra agora que você já sabe usar o link âncora? Entre no seu blog ou no seu site e comece a procurar, dentro dos seus textos, palavras-chaves que tem outros posts que você já publicou. E linka entre os seus posts, dentro do seu site mesmo.

Você vai ver que, várias vezes, você escreveu um conteúdo sobre uma coisa e outro conteúdo sobre aquela mesma coisa e você não linkou de um conteúdo para o outro. O que é que você vai ter que estabelecer: qual deles você quer que ranqueie. Então aquele conteúdo que está melhor, está mais aprofundado, que converte mais, vai receber o link daquele outro conteúdo que não está tão bom assim.

E aí, a hora que você linkar várias vezes para esse conteúdo que está melhor, você vai fazer com que o Google entenda que a melhor página, dentro do seu site ou blog para aquele determinado assunto, é essa página que recebeu vários links âncoras descrevendo o conteúdo que tem lá. Eu aposto com você que em poucas semanas isso vai trazer melhorias para os seus resultados no Google, isso vai trazer mais visitas e isso vai melhorar o seu tráfego.

É um conceito simples, mas que precisa ser aplicado em todas as páginas de conteúdo do seu site. Agora que você já sabe o que é link âncora, é hora de ir lá e otimizar os seus textos. Eu sou Rafael Rez e essa é a série Marketing Hacks onde eu ensino pequenos hacks de marketing que você pode usar no seu conteúdo para fazer com que o marketing de conteúdo funcione melhor para você. Para acompanhar essa série, cadastre-se aqui em baixo no botão vermelho para seguir o canal e deixe o seu nome e seu e-mail para receber os nossos e-mails com novos vídeos. É isso aí! Até a próxima dica!