Categorias

7 áreas do marketing digital em alta

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Atuar em alguma das áreas do marketing digital nunca pareceu tão promissor como atualmente. E isso se deve principalmente ao aumento da conversão das pessoas para o mundo digital, provocado principalmente pela pandemia.

Prova disso são os números: a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil apontou que 54% dos empreendedores digitais começaram a empreender durante a pandemia. 

E diante de uma busca tão grande em torno do mercado digital, surgiu também a necessidade de profissionais para atuar na área. 

No artigo abaixo, listamos 7 áreas do marketing digital para atuar e mais uma bônus. Siga a leitura e confira!

A crescente necessidade de marketing digital

De acordo com a Consultoria McKinsey, as empresas estão respondendo às tendências aceleradas de marketing diversificando seus gastos em mídia paga e própria. 

Em contrapartida, os clientes agora estão gastando mais tempo e recursos em canais de mídia próprios, como sites, aplicativos móveis e canais de atendimento ao cliente. 

Há também um aumento notável nas taxas de conversão de clientes, com os canais digitais gerando os maiores ROIs.

Como resultado, o marketing digital nunca foi tão importante. No entanto, a estratégia de marketing digital não é como dos anos anteriores. É impulsionado por dados e análises, focado na personalização em vez de uma abordagem de tamanho único.

Como tal, o marketing digital é agora um motor de crescimento para muitas empresas em vários setores. Além disso, tem a capacidade de gerar um aumento nas receitas, capturando mais tráfego online e interagindo com os consumidores de forma mais eficaz. 

E com um olhar tão intenso para o marketing digital, é claro que há também uma necessidade cada vez maior também de profissionais na área. São eles os responsáveis em fazer a “roda girar” e permitir que as estratégias digitais surtam efeito.

Nesse sentido, a lista de áreas em alta para atuar em 2022 é bastante clara para nós da Nova Escola do Marketing, e que compartilhamos abaixo.

1 – Marketing Digital

Em primeiro lugar está o próprio marketing digital, que exige profissionais como analistas, gerentes. Em alguns lugares, principalmente nas startups, o chamam de Growth Hackers, mas é um termo que não pegou muito bem.

Mas para entender, este profissional é o analista de marketing digital, de forma generalista e experiente na área, que esteja familiarizado com o 360º do marketing.

É um profissional que coordena todas as demais áreas abaixo listadas, e que está entre as grandes demandas do mercado atualmente.

2 – BI (Business Intelligence)

O BI, ou análise de dados, é um profissional altamente requisitado pela sua capacidade de analisar dados e números, observando se há crescimento ou não nos negócios.

Ele será a luz da área estratégica e vai gerar insights que poderão valer milhões. E por isso, há uma carência de bons profissionais da área do marketing digital.

Não é uma área fácil, que exige muito estudo, preparação e boa experiência, mas que pagará salários incríveis para os bons profissionais.

3 – SEO

Em terceiro lugar como área do marketing digital mais promissora está o SEO. Esta é uma área que existe há muito tempo e há uma grande dificuldade em conseguir profissionais de SEO.

Afinal, com a mídia cada vez mais cara, as empresas buscam ranquear bem por meio de uma boa estratégia de SEO. E aquele profissional que sabe trabalhar bem neste segmento tem tudo para se dar bem.

Leia também::: Canais de Marketing Digital: aprenda de forma prática quando e como usar

4 – Mídia

A área de mídia não é uma área nova, mas que explodiu nos últimos anos, principalmente com os famosos “gestores de tráfego”. Aqui na Nova Escola de Marketing gostamos de chamar de analistas de mídia.

Essa área do marketing digital cresceu bastante devido a carência de profissionais, além de outros que conseguiram fazer muito sucesso ao trazer resultados fenomenais para seus clientes.

Ela envolve o gerenciamento de altos volumes de investimentos, com empresas aplicando cada vez mais em anúncios e mídias, e por isso tornou-se um profissional da área de marketing digital tão procurado.

5 – Automação e Funis

O profissional da área de automação e funis está envolvido diretamente ligado aos lançamentos. Ele trabalhará com e-mail marketing, ferramentas de automação, criação de landing pages, funil de vendas, entre outras.

É um profissional que atua muito na área operacional e que precisa ter conhecimento de ferramentas com o RD Station, o Active Campaign, entre outras. 

E profissionais que sabem construir funis, levando um completo estranho até se tornar um cliente da marca, é o que os diferencia no mercado. Ele também precisará muito da próxima área, que listamos a seguir.

6 – Profissional de Lançamento

O profissional de lançamento, ou co-produtor, ou ainda o profissional de promoção, é outra área que é bastante promissora dentro do marketing digital.

Isso se deve ao grande número de pessoas que estão lançando infoprodutos, que exigem um profissional que saiba fazer a promoção para atingir o público-alvo.

7 – Copywriter

A área da redação publicitária, ou copywriter, é outra que está com grande demanda por profissionais e por isso se torna bastante promissora. 

Dentro do marketing digital, há muitas pessoas procurando redatores para escrever posts, blogs, e-mail marketing, anúncios, páginas de vendas, entre tantas outras peças que exigem texto.


E quanto melhor for o profissional, com melhor escrita e que seja persuasiva, mais destaque terá no mercado.

DICA BÔNUS: Vídeo marketing

A área de vídeo está em crescimento constante. E diante dos novos formatos, como os vídeos curtos, está necessitando de muitos profissionais.

Afinal, os Reels, IGTV, Stories, Youtube Shorts, e tantos outros vídeos que as redes sociais permitem, exigem uma produção.

Logo, ser um profissional na área de vídeo pode ser uma grande oportunidade para quem quer atuar na área do marketing digital. 

E além do editor em si, áreas relacionadas também estão em alta, como videomaker, captação de som, iluminação, entre outras. 

Escolha a área que melhor se encaixa

As áreas do marketing digital são muitas, mas existem aquelas que estão em alta e que pagam mais. 

Se você quer aprender mais sobre marketing digital e também se tornar um profissional de destaque na área, clique aqui e se inscreva no nosso curso “Essencial de Marketing Digital”. Esse é o treinamento mais completo que você vai encontrar!

— Comentários 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade. Você pode parar a qualquer momento.