7 áreas do marketing digital em alta

Atuar em alguma das áreas do marketing digital nunca pareceu tão promissor como atualmente. E isso se deve principalmente ao aumento da conversão das pessoas para o mundo digital, provocado principalmente pela pandemia.

Prova disso são os números: a pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil apontou que 54% dos empreendedores digitais começaram a empreender durante a pandemia.

E diante de uma busca tão grande em torno do mercado digital, surgiu também a necessidade de profissionais para atuar na área.

No artigo abaixo, listamos 7 áreas do marketing digital para atuar e mais uma bônus. Siga a leitura e confira!

A crescente necessidade de marketing digital

De acordo com a Consultoria McKinsey, as empresas estão respondendo às tendências aceleradas de marketing diversificando seus gastos em mídia paga e própria.

Em contrapartida, os clientes agora estão gastando mais tempo e recursos em canais de mídia próprios, como sites, aplicativos móveis e canais de atendimento ao cliente.

Há também um aumento notável nas taxas de conversão de clientes, com os canais digitais gerando os maiores ROIs.

Como resultado, o marketing digital nunca foi tão importante. No entanto, a estratégia de marketing digital não é como dos anos anteriores. É impulsionado por dados e análises, focado na personalização em vez de uma abordagem de tamanho único.

Como tal, o marketing digital é agora um motor de crescimento para muitas empresas em vários setores. Além disso, tem a capacidade de gerar um aumento nas receitas, capturando mais tráfego online e interagindo com os consumidores de forma mais eficaz.

E com um olhar tão intenso para o marketing digital, é claro que há também uma necessidade cada vez maior também de profissionais na área. São eles os responsáveis em fazer a “roda girar” e permitir que as estratégias digitais surtam efeito.

Nesse sentido, a lista de áreas em alta para atuar em 2022 é bastante clara para nós da Nova Escola do Marketing, e que compartilhamos abaixo.

1 – Marketing Digital

Em primeiro lugar está o próprio marketing digital, que exige profissionais como analistas, gerentes. Em alguns lugares, principalmente nas startups, o chamam de Growth Hackers, mas é um termo que não pegou muito bem.

Mas para entender, este profissional é o analista de marketing digital, de forma generalista e experiente na área, que esteja familiarizado com o 360º do marketing.

É um profissional que coordena todas as demais áreas abaixo listadas, e que está entre as grandes demandas do mercado atualmente.

2 – BI (Business Intelligence)

O BI, ou análise de dados, é um profissional altamente requisitado pela sua capacidade de analisar dados e números, observando se há crescimento ou não nos negócios.

Ele será a luz da área estratégica e vai gerar insights que poderão valer milhões. E por isso, há uma carência de bons profissionais da área do marketing digital.

Não é uma área fácil, que exige muito estudo, preparação e boa experiência, mas que pagará salários incríveis para os bons profissionais.

3 – SEO

Em terceiro lugar como área do marketing digital mais promissora está o SEO. Esta é uma área que existe há muito tempo e há uma grande dificuldade em conseguir profissionais de SEO.

Afinal, com a mídia cada vez mais cara, as empresas buscam ranquear bem por meio de uma boa estratégia de SEO. E aquele profissional que sabe trabalhar bem neste segmento tem tudo para se dar bem.