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Quando pensar no reposicionamento da sua marca?

Felipe Morais

Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Somos Educação) e Transformação Digital. Como a inovação digital põe ajudar seus negócios nos próximos anos (Ed. Somos Educação). Professor da ESPM, Universidade Metodista SP, Senac, Faculdade Belas Artes e USP. Sócio-Diretor da FM CONSULTORIA, membro do comitê de marketing da Planet Girls e Adriana Restum Store.

Quando pensar no reposicionamento da sua marca é uma pergunta que todo o profissional de estratégia pensa, pelo menos uma vez por semana. Será que é a hora? Tem um período? Tem que fazer a cada 3 anos? Pode ser depois da Copa do Mundo? São dúvidas que pairam sobre a mente de cada um dos gestores.

Não há uma resposta certa para isso. Lembre-se, nós, publicitários somos de humanas, logo não atuamos com algo exato como a matemática onde 2+2 é sempre 4; no marketing não há fórmulas milagrosas, bem, tem, mas que só funcionam para quem as vende. No marketing há muita teoria, é verdade, mas na execução depende muito do momento em que a empresa que você trabalha – ou atende como agência – está, mas uma coisa pode te guiar, a Transformação Digital está mudando a forma do mundo consumir e essa pode ser a alavanca para o movimento da sua empresa em se reposicionar no mercado.

Todas as marcas devem periodicamente fazer pesquisas para saber sobre comportamentos, e nessas pesquisas vão ser avaliadas se é, ou não preciso se reposicionar. Marcas como a Coca-Cola mudam seus posicionamentos constantemente e tudo bem, desde que, como ela, a sua essência nunca mude, isso é o que, no final, importa, a essência da Coca-Cola é a felicidade e isso veremos sempre em seus comerciais.

Pesquisas são fundamentais

Quando se cria pesquisas, se buscam respostas, que podem, por exemplo ser novas prioridades de vida, de cada um de nós. Eu detesto falar desse assunto, mas alguém duvida que a Pandemia mudou a forma como todos nós vemos o mundo? Pesquisas podem apontar novas formas de enxergar a sociedade e obrigar as marcas com isso a criar novas formas de se relacionar. com seus públicos, portanto, ter atenção às tendências e agir de acordo com o que o consumidor demonstra desejar é tão importante para as empresas que se isso não estiver ocorrendo, o reposicionamento da marca começa a fazer sentido.

Então a resposta para a pergunta “quando pensar no reposicionamento da sua marca” pode estar em uma pesquisa? Sim e não! E explico. Na pesquisa pode apontar isso, mas para que essa informação surja é preciso que a pesquisa seja direcionada para tal, porém, ali, sairão insights que você pode seguir ou não, portanto, mais do que acreditar fielmente que na pesquisa vai mostrar a resposta, acredite que na pesquisa lhe dará caminhos para colaborar com diversos fatores para essa tomada de decisão, como por exemplo, estudos de mercado e olhar novos comportamentos.

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