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Vagas no marketing digital: 7 áreas com alta demanda

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

O digital cresceu exponencialmente durante a pandemia e hoje há inúmeras vagas no marketing digital com alta demanda de profissionais. 

A atividade já vinha crescendo nos últimos 20, 25 anos, desde 1995 quando a internet comercial chegou no Brasil. Na década passada expandiu muito por conta das redes sociais, e agora após a pandemia se tornou obrigatória para todas as empresas.

Quem ainda não estava no digital teve que ir, e como não tínhamos a quantidade necessária de gente preparada para trabalhar, surgiu uma demanda muito grande de profissionais. Por isso, estamos diante de um cenário de escassez de especialistas.

Algumas áreas contam com uma demanda ainda maior de profissionais. Entender quais delas são mais promissoras pode te ajudar a tomar decisões mais inteligentes em sua vida profissional.

O mercado de marketing digital

O mercado de marketing digital está com falta de profissionais. Algumas áreas que ficaram subvalorizadas durante algum tempo, e outras áreas em que realmente falta mão

de obra, formada, e principalmente, experiente.

Já falamos lá no nosso canal do Youtube sobre a questão da carreira, sobre a questão da experiência, do repertório do portfólio. Então hoje vamos falar especificamente das áreas onde há vagas no marketing digital.

1. SEO

A primeira delas é o profissional de SEO (Search Engine Optimization – otimização de mecanismos de busca). Essa é uma área que saiu de moda um pouco nos últimos anos, quando as redes sociais apresentaram boas performances.

Agora, com o declínio do alcance nas redes sociais, e as conversões baratas, o alcance barato, o SEO voltou a ser uma área que as empresas estão dando foco, estão investindo bastante, e aí falta gente.

Mas para você trabalhar na área é preciso dominar a parte básica técnica de sites, também entender de conteúdo e pesquisa, otimização de código de HTML, estrutura semântica, marcação estruturada. Ensinamos tudo isso no nosso Treinamento Essencial de Marketing Digital.

Tem também o outro lado estratégico, de planejamento de conteúdo, pesquisa de palavras-chave, análise de comportamento do consumidor, da jornada de compra. Ou seja, é um profissional multidisciplinar e que há uma escassez no mercado. 

2. Análise de mídia

É este profissional que cria campanhas digitais no Google Ads, no Meta Ads, no Instagram, no X, no LinkedIn e em várias outras redes de mídia.

É o Analista de Mídia que é o responsável pelo planejamento, pela execução da campanha, pelo tagueamento e pelo acompanhamento de conversão dessas campanhas.

Aqui o Mauricio Zane fala mais sobre essa carreira:

3. Digital Analytics

A terceira área onde há vagas no marketing digital é a de Digital Analytics. Esse é o profissional que trabalha com métricas, com tagueamento do site, com o Google tag manager, com a gestão das métricas, dos indicadores de sucesso. Com as métricas de conversão, de ROI, com análise de jornada do consumidor, com funil.

É o profissional que vai trabalhar com dados e para isso vai utilizar muito o Google Analytics, que é a ferramenta mais popular das ferramentas de mensuração.

Também deverá saber analisar métricas de cada plataforma de rede social, analisando os resultados específicos de cada campanha. É preciso também ter um entendimento geral do funil de vendas. 

Falta muita gente na área do Análise de Dados, tanto para trabalhar em equipes internas nas empresas, como para começar a trabalhar no mercado com consultoria. 

4. Otimização de conversão

Outra área em que há vagas no marketing digital é a de otimização de conversão, também conhecida como CRO (Conversion Rate Optimization). Nessa área o profissional vai otimizar a taxa de conversão.

Para trabalhar na área de otimização de conversão é preciso ter um conhecimento bastante vasto e profundo, sobre como funciona o consumidor, o cliente. Quais são as informações que ajudam na tomada de decisão, quais são as etapas de um funil, quais são os pontos estratégicos de macro e micro conversões. 

Essa carreira é promissora por mais algumas décadas pela frente. A tendência é pagar cada vez mais, porque os custos de conversão no digital sobem ano após ano. 

5. Growth

Esta é uma das áreas onde há mais vagas no marketing digital, e falta gente em todos os níveis. É uma área que começou muito no mundo de startups, conhecido inicialmente como growth hacking. 

É basicamente uma área de análise de crescimento, que vai usar muito as habilidades de Analytics e de CRO. Mas basicamente vai se concentrar na área de alavancagem de crescimento. 

Ou seja, precisará analisar os canais e quais as oportunidades de crescimento, quais canais geram mais vendas, geram mais conversões e reduzem custos. 

6. Área de vendas

Sim, a área de vendas é outra no marketing digital com grande demanda. É uma área com uma demanda gigantesca de profissionais e falta gente qualificada.

E precisa de profissional nos mais variados segmentos de venda, seja na manutenção de clientes, na prospecção, no fechamento. 

Aliás, é preciso deixar claro que o mercado evoluiu muito nos últimos anos e exige hoje uma sofisticação maior. Por isso, é uma área que tem muita demanda e se você gosta de lidar com gente, se você gosta de negociação, se gosta de bater meta, esta é a área para você investir no marketing digital. 

7. Gestor de Marketing 

A área de gestão de marketing é outra com grande demanda por profissionais qualificados no mercado. 

Para atuar nessa área é importante ter soft skills importantes, como de liderança, de negociação, de organização, de fazer as coisas acontecerem. Por outro lado, tem que ter

hard skills, tem que entender de tudo um pouco de marketing digital, de SEO, de Analytics, de Growth, de Mídia, e de vendas. 

Sua função será coordenar para que os pontos sejam conectados e a estratégia efetivamente aconteça. São profissionais já bastante experientes, com pelo menos uma década de experiência.

Prepare-se para as vagas de marketing digital

Essas são as sete áreas com alta demanda por profissionais no mercado, e esta demanda continuará existindo por pelo menos mais cinco, dez anos, 

Por isso, se preparar o quanto antes para entrar em uma dessas áreas no marketing digital pode ser um grande diferencial para quem deseja crescer na carreira e se tornar uma referência em sua área de atuação. Então te convido a conhecer o nosso Treinamento Completo de Marketing Digital.

— Comentários 4

“Nossa! Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje ”
Em conhecimento e tudo mais.

Muito obrigada! !

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