Nova Escola de Marketing

O casamento da prefeitura de Curitiba e as lições de social media

Mídia social é relacionamento, conversa, é a cara mais leve da empresa, na linguagem do público e para conquistar o público. Mas também é posicionamento, é imagem.

Marca de roupa, de artigo esportivo, de comida em geral, já traz no princípio uma facilidade de abordar os assuntos de uma forma mais bem humorada, principalmente se a marca tiver uma cara “moderna”.

Quando se está a frente de um perfil de marca institucional e sobretudo quando é uma marca mais séria, como instituições públicas e empresas com perfil mais conservador, sempre fica mais difícil ter essa linguagem leve e ousar. Depende do público, depende do jeito que é feito e claro, nós sabemos que também depende da chefia.

Mas um trabalho que busca excelência precisa estar permeado de desafios e testes. E a página da Prefeitura de Curitiba no Facebook impressionou pela forma diferente de abordar as questões públicas e envolver o público. E pelo grande sucesso, em todo país, não só em Curitiba. Os perfis do Twitter e outros canais também repercutiram positivamente.

É um case brasileiro que serve para inspirar todo mundo que trabalha com social media, no sentido de humanizar a marca, de adequar as informações a uma linguagem de rede social.

Muitas prefeituras se animaram e andam fazendo ações parecidas, descontraindo em suas postagens e inspirando-se nesse case bem sucedido.

Questionados sobre exemplos de cases de sucesso em social media, nossos profissionais costumam indicar sempre cases internacionais. Mas a página da “Prefs”, ao lado do pingüim do Ponto Frio, por exemplo, são grandes cases totalmente nacionais! É preciso conhecer essas e outras iniciativas.

 

Publicação by Prefeitura de Curitiba.

 

 

 O casamento da Prefs

Já conhecida na internet pela linguagem descolada e pela forte interação, a Prefeitura de Curitiba recusou os convites de casamento que recebe com as declarações amorosas de seus curtidores.

Publicação by Prefeitura de Curitiba.

Mas um dos pedidos era da Prefeitura do Rio de Janeiro. Naná Coutinho, a social media à frente da prefeitura carioca, disse ver na “paquera” um jeito divertido de interagir.

Para além de provocar mais impressões com essa interação, as prefeituras saíram do lugar comum – afinal, não é a primeira vez que marcas interagem – e resolveram promover uma ação social com a empolgação do público e depois da hashtag #AceitaPrefs.

O casamento teve noivado e lista de presentes da #ListadaNoiva. O casamento foi chamado de “Casamento Vermelho” (uma inspiração de Game of Trones). A cor é porque nesse dia, os fãs foram convidados a participar da doação de sangue. Teve presente, teve até prefeitura querendo ser madrinha e convidando para a doação de sangue no seu próprio município.

 

Publicação by Prefeitura de Curitiba.

Marcel Bely, uma das oito pessoas na equipe da Prefeitura de Curitiba, declarou que a ação do casamento só seria levada adiante caso fosse bom para todo mundo. “Até que eu tive a ideia de fazer uma ação social nas suas cidades e assim selar o casamento”, explicou.

Muitas empresas também quiseram aproveitar a ação para ganhar divulgação e fazer sua ação de responsabilidade social. Na lista de presente teve doação de livros para escolas, empregos para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social, ação de resgate para mulheres vítimas de violência, picolés para quem trabalha no sol, plantio de árvores, etc, muitas empresas quiseram participar.

O Hemobanco afirmou que as doações de sangue no dia marcado ultrapassaram a capacidade diária. Todos os pontos de doação receberam um excedente de pessoas, muito além do que normalmente recebem. Ou seja, para resumir, a ação deu super certo.

Publicação by RPC TV.

A equipe da Prefeitura de Curitiba explica que normalmente conseguir doações assim levaria muito mais tempo, mas nesse caso houve uma ágil parceria entre as prefeituras e empresas. Coisas da internet.

Publicação by Prefeitura de Curitiba.

UPDATE

A Prefs fez uma postagem anunciando casamento coletivo com uma imagem que representava casais héteros e gays.

Recebeu elogios e protestos e parece que a bancada evangélica dos vereadores ficou muito incomodada com a imagem. A equipe decidiu apagar a postagem e fez um segundo post explicando porque.

Publicação by Prefeitura de Curitiba.

Mas os protestos foram tantos e a própria equipe, incomodada com a decisão, voltou atrás e publicou a imagem novamente. Dessa vez, assinaram a postagem.

Publicação by Prefeitura de Curitiba.

Por aqui, a gente bate palma para a euipe da Prefs. Não é fácil comandar um perfil com tanta gente dando pitaco e principalmente de um órgão público, tendo que administrar as questões desse público e dos  dirigentes da cidade. Fez muito bem a equipe, no entanto, de recolocar a imagem e trabalhar com transparência e sinceridade com seu público.

E aí, que case inspira você a trabalhar melhor com marketing?

Anônimo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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