Nova Escola de Marketing

É a hora do Instagram!

O Instagram foi lançado em outubro de 2010 e faz aniversário esse mês. Em menos de 2 anos, já tinha 90 milhões de usuários ativos. Atualmente são mais de 150 milhões. O Brasil está entre os cinco países com mais usuários, o que faz do aplicativo uma grande oportunidade para marcas que querem investir em mídia social.

O Instagram pegou porque é uma rede simples, rápida de ser usada e basicamente mobile. São fotos publicadas em tempo real – é possível agendar publicações com aplicativos pagos, mas o bacana da rede é postar real time – com uma legenda curta e algumas hashtags para chamar atenção. Simples e mobile, se tornou um “vício” fácil para muitos.

A plataforma também permite a publicação de vídeos de 15 segundos, bem úteis por exemplo para quem ensina coisas como reforma na casa, decoração de doces, dança, músicas, o que a imaginação permitir.

instagramparamarcasE há perfis interessantíssimos, de fotógrafos, designers, moda, arte, gastronomia, decoração, esportes, cachorrinhos fofos, tudo que for agradável visualmente fica incrível!

É o caso da sua marca, do seu produto? Precisa estar no Instagram!

Tem uma loja de jóias, de roupas, um restaurante, é arquiteto, agência de viagens, loja de brinquedos, bar, galeria, qualquer coisa que seja visual? O Instagram é para você. Segmento fitness é outro que faz o maior sucesso nessa rede.

A vantagem do Instagram com relação ao Facebook, por exemplo, é que ainda é muito difícil – leia-se caro – patrocinar posts, por isso a brincadeira lá corre no orgânico. Se ganhou um seguidor, é como no Twitter, seu post vai aparecer para a pessoa se ela estiver online na hora que você postou, ou, rodar a timeline até chegar em seu post.

O engajamento vai de 2 a 10% por post.

Não é que o Facebook não seja uma boa opção – e tudo depende da estratégia de marketing que está sendo seguida – mas é que o Instagram se tornou um canal interessante e uma ótima alternativa para quem não tem muito a investir em patrocínio de posts.

 

O segredo do Instagram

Como que faz para ganhar seguidores?

Como em qualquer rede, a resposta é: seja interessante.

Tem que postar coisas legais, principalmente, bonitas.

As roupas tem que ser diferentes, os cachorros bem fofinhos e as comidas tem que ser daquelas que dá água na boca mesmo só de olhar.

E não é só isso. Como o Instagram é muito real time – se você ficar muito tempo sem olhar não vai mais conseguir ver todas as pessoas que curtiram e comentaram, porque o feed que mostra isso roda muito rápido, você pode não ver as pessoas que te marcaram nos posts delas – a interatividade é o que manda.

Isso significa: pode se relacionar com as pessoas. Nas outras redes também deve, mas no Insta só vai acontecer se fizer assim.

Publicar hashtags que tenham a ver com a marca e com o que está na fotografia vai aumentar o seu alcance e garantir que seja achado por quem está procurando por aquele assunto. É legal e super importante, mas não vai garantir muito seguidores e principalmente, pode demorar.

Conversar com as pessoas, cutucar, curtir fotos das pessoas, lógico, nem precisa dizer que a foto que você curtiu ou comentou tem que ter a ver com sua marca, é fundamental para dar certo. As pessoas vem olhar o seu perfil, acham interessante, seguem de volta, curtem de volta, respondem. É o melhor jeito de interagir mais com as pessoas.

Postar em horários de pico também é ótimo para aumentar o número de pessoas que verá o post e por isso, o engajamento. Veja em qual momento os seguidores estão mais ativos.

Procure influenciadores. Isso também independente da rede, é muito importante.

Nike e Starbucks são exemplos clássicos de sucesso, assim como a Nasa. Com fotos bonitas e imagens de seus produtos (no caso da Nasa, de operações espaciais) mostram que as pessoas tem interesse sim em interagir com marcas, mas com bom conteúdo, sempre.

Anônimo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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