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Content Marketing World 2014 – Como foi um dos maiores eventos de marketing de conteúdo do mundo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Para qualquer pessoa que trabalha com produção de conteúdo e marketing digital, ir ao Content Marketing World é como uma criança visitar Disneylândia, com os passeios incluídos.

Muita gente nova e grandes nomes do marketing sentados ao seu lado para aprender,o evento contou com mais de 2.500 pessoas de 50 países em Cleveland, Ohio.

Laranja é a cor da cidade de Cleveland

E claro, há uma explosão de laranja no evento! Ternos, gravatas, placas e doces laranjas por todos os lados, tatuando em seus olhos a cor do Content Marketing Institute.

É o maior evento do mundo sobre marketing de conteúdo e um grande evangelizador do tema. Fala-se sobre conteúdo, como escrever, como distribuir, estratégias, processos, cases, ROI, etc.

Este ano o evento esteve bastante focado em cases e em como tornar o marketing de conteúdo melhor e mais rentável. O tema 2014 foi Beyond Storytelling.

A conferência explodiu e ficou conhecida mundialmente nos últimos quatro anos, um reflexo do crescimento das políticas de marketing de conteúdo nas empresas. Muito mais que um congresso, o evento traz algo de show para os participantes, focado antes na experiência proporcionada, do que nas pessoas em si.

Vejamos alguns pontos altos.

joe pulizzi

Joe Pulizzi, o mago do conteúdo e fundador do evento, estava lá divertindo e causando impacto na abertura. Solto no palco, Joe mostra que antes de tudo é um grande vendedor, parece que poderia vender qualquer coisa.

Andrew Davis, Brandscaping, deixou os visitantes inspirados a, resumindo, aproximar a marca do universo do cliente. Ou seja, não adianta só empurrar um monte de conteúdo para o funil de vendas e esperar. É preciso buscar um conteúdo mais próximo do cliente e oferecer momentos de inspiração.

Julie Fleischer, da Kraft Foods mostrou o caminho da empresa em conduzir seus esforços em marketing de conteúdo, com dados e como fez para garantir o máximo de ROI utilizando a estratégia.  Julie mostrou como ela e sua equipe reinventaram seu marketing com conteúdo e conquistou 4X o ROI da publicidade tradicional, combinando conteúdo e dados (e um grande orçamento, ouso dizer).

Emmanuel Laroche, da Symrise, fez uma apresentação sobre marketing de conteúdo para o segmento B2B, destacando que a curadoria é uma poderosa ferramenta para complementar o conteúdo original, organizando metas e recursos em uma estratégia que deu certo.

Jason Miller, do LinkedIn falou sobre ROI e métricas que você pode controlar, como aumento do tráfego, engajamento social e leads de maior qualidade. Em sua apresentação, mostrou como uma única peça de conteúdo grande pode gerar um ROI de arregalar os olhos. Confira sua palestra no slideshare.

Robert Rose. Como um dos organizadores do evento, ao lado de Joe Pulizzi, ele era muito esperado e com sua eloqüência deixou de fato a multidão do CMW com uma mensagem inspiradora, desejando que todos nós profissionais de marketing sejamos alquimistas e transformemos as histórias que contamos em ouro.

Para Rose, o próximo passo da evolução do marketing é um marketing verdadeiramente experiencial e como os consumidores vão encontrar utilidades para sua vida através do que as empresas oferecem. Ele está lançando um novo livro, “Experiências” com esse conceito, que estará disponível em inglês em dezembro.

Kevin Spacey. Espirituoso e quase imitando o seu último mais famoso personagem da série House of Cards, Spacey entrou já atirando: “Eu sei o que todos estão pensando: O que diabos estou fazendo aqui e o que exatamente eu estou fazendo em um evento de marketing de conteúdo?”

Ao longo de seu discurso, mostrou que como um ator, é um homem interessado em histórias tanto quanto os profissionais de marketing de conteúdo devem ser.

“Comece de maneira muito simples, e depois começe a construir os blocos para contar essa história”, disse ele. “O conflito cria tensão e mantém as pessoas envolvidas em sua história. As melhores histórias estão cheias de personagens que assumem riscos”, disse. “

Kevin Spacey encerrou a conferência implorando que se pensasse além do ROI, mas em relacionamentos e inspirar as pessoas.

“O público tem falado. Eles querem histórias. Eles estão morrendo por histórias. E se você dar-lhes o que eles querem, eles vão falar sobre isso, carregá-lo com eles, compartilhá-lo e apreciá-lo com uma paixão e uma intensidade. “

Você não precisa de ouvir isso em sua voz  para saber como marketing de conteúdo pode se beneficiar com este conselho.

O destaque fica para a infografia em tempo real.

cmworld2014

Cada sessão tinha um ilustrador profissional que pintava um painel enquanto os oradores falavam. Quem estava apresentando tinha outros recursos e slides, mas assistir esse trabalho tornava a experiência ainda mais incrível.

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