Essencial de Marketing Digital

Categorias
Marketing Digital

O que é nômade digital e como se tornar um?

Você provavelmente já ouviu o termo “nômade digital” por aí, não é mesmo? Na verdade, o termo se tornou uma espécie de palavra da moda. Um sinônimo de flexibilidade, viagens e influenciadores de mídia social. 

Simplificando, um nômade digital é alguém que trabalha remotamente em diferentes partes do mundo. Eles podem ou não ter um endereço de base específico. 

Muitos nômades digitais passam a maior parte do tempo na estrada, viajando para diferentes cidades, países… Inclusive, alguns nômades digitais vivem em vans e dirigem para diferentes destinos. 

O estilo de vida nômade é único, embora esteja se tornando cada vez mais comum. Se você tem a capacidade de trabalhar remotamente e em seu próprio horário, é uma ótima oportunidade para ver o mundo.

À medida que mais e mais empregos se tornam totalmente remotos, a vida nômade digital está aumentando em popularidade e acessibilidade. Na sequência, detalhamos o que significa o termo e como você pode se tornar um nômade digital.

O que é um nômade digital?

Um nômade digital é alguém que aproveita as tecnologias modernas para trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo.

Normalmente, os nômades digitais trabalham em lugares distantes e alcançam um equilíbrio muito melhor entre vida profissional e tempo do que os funcionários de escritório da velha escola.

Para se tornar um nômade digital, tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet e um computador.

Dito isso, para se tornar um nômade digital em tempo integral, você precisará de um certo conjunto de habilidades.

Ser auto disciplinado e organizado, por exemplo, são habilidades essenciais para conseguir separar trabalho e vida pessoal. A configuração de um espaço dedicado ao home office também pode ajudar a criar limites.  

Para tirar o máximo proveito desse estilo de vida, programe seus horários de trabalho, cumpra-os e você estará livre para explorar o local que está visitando ou morando temporariamente.

Outras habilidades necessárias e úteis para um nômade digital são:

  • Ótimas habilidades de comunicação escrita e verbal
  • Conhecimento de marketing e ativos digitais
  • Experiência e tomada de decisão

Leia também::: 6 Dicas de como ganhar dinheiro pela internet

Vantagens de ser um nômade digital

Existem inúmeros benefícios em viver um estilo de vida nômade digital. Você escolhe – trabalhar de qualquer lugar, ser livre para viajar para qualquer lugar e ganhar dinheiro online são apenas três benefícios de ser um nômade digital.

Horário flexível 

De acordo com o State of Remote 2022 da Buffer, 67% dos trabalhadores remotos acham que o maior benefício de trabalhar remotamente é um horário flexível. Além disso, 62% adoram a flexibilidade de trabalhar em qualquer lugar.

Livre para ir onde quiser

Ter a liberdade de fazer e ir onde quiser é um benefício significativo para os nômades digitais. Eles são localmente independentes, e essa é a razão pela qual eles são capazes de explorar o mundo enquanto ganham dinheiro online. 

Se você optar por ser um funcionário remoto ou se tornar um freelancer, você estará livre para ir onde quiser, quando quiser, quando seu orçamento permitir. 

Tempo para aproveitar a vida

Os nômades digitais geralmente têm um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal em comparação com seus colegas com trabalhos fixos por causa da chance de aproveitar a vida enquanto trabalham.

Como se tornar um nômade digital?

Ser um nômade digital não é um título de trabalho em si, mas sim, uma maneira de descrever um estilo de vida. 

Há uma variedade de empregos que você pode encontrar para começar a trabalhar e viajar para o exterior, mas a maioria depende de trabalhar online. Para se tornar um nômade digital, você pode ser um:

Desenvolvedor Web

Encontrar um emprego de desenvolvedor web não é a tarefa mais desafiadora se você estudou programação ou tem experiência na área. Na verdade, os empregos de desenvolvedor web são os mais procurados no mundo dos nômades digitais. 

Copywriter

As habilidades dos redatores de conteúdo são necessárias em cada postagem de rede social, anúncio, e-mail marketing, e-book, artigos de blog e até roteiros de vídeo. A vantagem de ser um redator de conteúdo é que você nem sempre precisa estar conectado à internet para trabalhar a maior parte do tempo. 

Especialista em SEO

Assim como redatores de conteúdo, blogueiros e especialistas em SEO são trabalhos bastante comuns para nômades digitais.

Embora o blog e o trabalho em SEO possam ser semelhantes à escrita de conteúdo, eles são bem diferentes em termos de tarefas, responsabilidades e salário. 

Designer gráfico

Todos os componentes visuais requerem os serviços de um designer gráfico. Na verdade, designers gráficos são contratados para construir e manter os conceitos visuais de uma marca, logotipo, folhetos, revistas e muito mais. 

Como os outros trabalhos de nômades digitais, algumas empresas contratam freelancers para trabalhos pontuais, enquanto algumas empresas contratam designer gráfico para projetos a longo prazo.

Produtor de conteúdo

Você também pode produzir conteúdo para redes sociais e faturar por meio da monetização dos seus canais. Inclusive, muitos tornam-se nômades digitais explorando justamente o tema turismo em seus canais e monetizando o material criado.

Ter ativos digitais

Por fim, você pode tornar-se um nômade criando ativos digitais. Conteúdos, cursos, ebooks e outros materiais para vender em plataformas exclusivas, como a Monetizze, por exemplo, possibilitam criar uma fonte de renda perpétua e aproveitar seus ganhos para viajar o mundo.

Leia também::: Será que carreira na área de automação de marketing vale a pena?

Quer se tornar um nômade digital? Dê o primeiro passo agora!

Como viu, para se tornar um nômade digital o melhor caminho é ter uma carreira dentro do marketing digital. Aliás, este é um setor em franca expansão e que busca profissionais qualificados com grande frequência.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre como se tornar um nômade digital e aproveite para se inscrever no canal do YouTube da Nova Escola de Marketing.

Anônimo

Por Mauricio Zane

Diretor na Nova Escola de Marketing é consultor de Marketing Digital e Desenvolvedor Front-end com mais de 10 anos de experiência e um dos principais profissionais de SEO do Brasil. Foi organizador diversos eventos de Marketing Digital sempre buscando promover a educação no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade.
* Você pode parar a qualquer momento.