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Como preparar o SEO do seu site

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Aplicar o marketing digital a fim de conquistar novas oportunidades de negócio e melhorar as vendas é cada vez mais comum entre negócios de todas as categorias e portes. Porém, já não basta apenas criar um site, produzir conteúdo rico e útil, ou estar nas redes sociais. É necessário buscar continuamente formas de otimização para ter resultados melhores.

Nesse cenário, uma das possibilidades mais rentáveis inclui utilizar o SEO para garantir que o seu conteúdo chegue mais longe e se mostre mais atrativo. Se você quiser melhorar os resultados do seu site, deverá começar a se preparar o quanto antes.

A seguir, veja o que é SEO e também aprenda como colocá-lo em prática!

O que é SEO?

SEO (a sigla para Search Engine Optimization) corresponde a um conjunto de técnicas que são utilizadas para aperfeiçoar um site para os mecanismos de buscas da internet. Isso faz com que o site apareça mais facilmente quando um usuário realiza determinadas pesquisas no Google e em outros sistemas de pesquisa on-line.

Funciona mais ou menos assim: os robôs e algoritmos empregados pelos mecanismos de busca não conseguem abranger semanticamente um dado conteúdo. Embora consigam ler as palavras, não são capazes de compreender seu sentido ou a qualidade da escrita.

Sendo assim, cada mecanismo utiliza alguns critérios já consagrados a fim de determinar se um conteúdo está ou não apropriado. A partir disso, os conteúdos melhores — ou seja, que atendem ao que a pessoa busca — ganham posições em relação aos demais.

Quando se fala em otimização de sites, portanto, o SEO é um dos termos que logo vem à mente. No geral, o SEO blog é o mais utilizado para conquistar o posicionamento desejado.

SEO Google

Ao falar em mecanismos de buscas é praticamente impossível não citar o Google. Muito embora haja outras opções no mercado, é o Google que detém participação em mais de 94% das pesquisas realizadas por internautas. Com isso, focar-se no SEO Google é muito mais efetivo para conquistar resultados melhores.

Ao mesmo tempo, essa tarefa não é tão simples quanto parece. Isso porque, em primeiro lugar, o algoritmo do gigante das buscas está em constante atualização, então é preciso ficar de olho nos resultados conquistados a partir do site otimizado.

Além disso, são levados em consideração mais de 200 fatores para que o Google determine a sua posição nas pesquisas. De quebra, a empresa não revela o peso de cada uma no ranqueamento final.

Sendo assim, é imprescindível considerar as maneiras de como otimizar seu site, de sorte a atravessar uma série de ferramentas SEO. A partir disso, torna-se viável galgar posições acima e, assim, utilizar o Google SEO a seu favor.

Por que é importante saber como fazer SEO?

O uso de SEO (ou SEO marketing, como também é conhecido) é uma das tarefas mais importantes para conquistar bons resultados na internet. Em primeiro lugar, ao dar a devida importância à criação de site otimizado o seu conteúdo vai se tornar mais atrativo e mais destacável.

De acordo com o próprio Google, o buscador tem mais de 130 trilhões de páginas únicas indexadas. Considerando que nunca se produziu tanto conteúdo na internet como atualmente; é preciso se destacar, também, pela qualidade e pela atratividade.

Esse destaque, por sua vez, tem efeitos muito positivos nos resultados. Em geral, os links posicionados no primeiro lugar recebem até 33% a mais de tráfego orgânico. Além disso, somente cerca de 10% das pessoas vão para a segunda página, com a maioria das pessoas sequer passando da primeira tela de buscas.

Com isso, ao realizar a otimização da forma correta você consegue atrair mais pessoas para o seu site. Isso significa mais engajamento com o conteúdo, mais alcance da empresa e também mais oportunidades de venda. Sabendo trabalhar corretamente, você consegue conquistar mais conversões de clientes atraídos justamente pelo uso adequado dessas técnicas.

Quais técnicas de SEO utilizar para preparar seu site?

Já que se destacar entre milhões de conteúdos da internet é tão importante, você deve começar a se preparar para colocar as técnicas de otimização de sites em prática. Preparar o seu endereço virtual é especialmente importante, de modo a garantir que você saia na frente da sua concorrência.

Para tanto, usar as técnicas de SEO adequadas vai fazer a diferença na hora de ver os resultados. Quer saber como? Então veja a seguir o que você deve colocar em prática para acertar em cheio:

Faça uma análise SEO inicial

Antes de começar a pensar no que deve ser mudado do ponto de vista do SEO do seu site é fundamental reconhecer qual é o seu resultado atual. Se você está muito longe da primeira página de busca para um determinado termo, por exemplo, é necessário entender que será preciso realizar mais esforços para mudar a situação.

Da mesma forma, se você estiver em segundo lugar e atrás de um endereço com muita autoridade, seus esforços vão precisar ser muito focados e assertivos para conseguir atingir o que você deseja.

Por isso, o melhor é definir metas menores de conquista de posições e associá-las a um tempo a ser cumprido. Além disso, confira o que você já faz do ponto de vista de SEO para saber o que acrescentar, o que retirar e o que otimizar.

Pesquise e use palavras-chaves relevantes

Depois de realizar a análise, o próximo passo consiste em levantar palavras-chaves para usar em seus conteúdos. Há ferramentas gratuitas — como o Google Trends ou o Keyword Planner — e também ferramentas pagas.

A intenção é conhecer o que o seu cliente está buscando para conseguir se posicionar e aparecer nessas pesquisas.

O ideal, entretanto, é tentar ser mais específico. Palavras-chave maiores, de cauda longa ou long tail keywords possuem um alcance menor, mas trazem um público mais qualificado. Ao usar palavras-chave genéricas, por outro lado, você tem que competir com empresas que já estão muito estabilizadas, tornando mais difícil o trabalho de posicionamento.

No geral, a palavra-chave deve aparecer na introdução, na conclusão e um intertítulo, preferencialmente no primeiro. Usar sinônimos e palavras que se relacionam ao termo principal também são ações benéficas, já que o Google está cada vez mais investindo na web semântica.

Torne a URL mais amigável e mais curta

Outro fator é tornar a URL mais amigável. Por padrão, é comum que os gerenciadores de conteúdo forneçam url cheias de números e códigos. Porém, isso causa estranheza no usuário, que se torna menos disposto a realizar o clique.

Além disso, ter a palavra-chave no endereço da página é importante para o SEO em geral. Afinal, é mais fácil confiar em um endereço que você já consegue saber o assunto antes mesmo de abri-lo.

Porém, é cada vez mais importante investir em URLs menores. Essa é uma tendência relativamente recente, mas que já vem dando resultados. Por isso, em vez de colocar todo o título de uma só vez na URL do site, prefira utilizar somente a palavra-chave principal, tornando-a mais amigável e inteligível. Além de tudo, esse pode ser um fator de desempate para conseguir melhores posições.

Adapte a escrita para a web

Por mais que os algoritmos (ainda) não sejam capazes de compreender o significado de um texto, eles conseguem compreender elementos como comprimento de frase e do parágrafo.

Embora a leitura de blocos grandes seja típica das mídias impressas, na web ela não funciona tão bem. Pesquisas revelam, por exemplo, que a presença de espaços em branco em um texto na web aumenta a compreensão em até 20%.

Por isso, vale a pena adaptar a escrita para a realidade da web. É necessário, por exemplo, utilizar frases e parágrafos mais curtos. Troque, também, palavras maiores por outras mais simples.

Além disso, invista em dividir o texto em vários intertítulos e listas. Isso faz com que o usuário possa escanear o conteúdo em busca de informação, o que enriquece a experiência de leitura.

Aposte no mobile

Que o mobile é uma tendência cada vez maior para negócios de todos os segmentos, isso não é novidade. Assim, ter um site mobile garante que as pessoas possam visitar, entrar em contato e mesmo comprar de onde estiverem.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que essa abordagem também é indispensável quando o objetivo é conquistar um SEO melhor. Nas últimas atualizações, o Google anunciou que o mobile seria um fator-chave para conseguir melhores posições.

Como a tendência é que o uso dessa avaliação seja cada vez maior, é melhor garantir que o seu site esteja pronto.

Diminua o tempo de carregamento

Em 2015 o Google lançou o programa Accelerated Mobile Pages (AMP), visando ao carregamento simplificado e mais rápido das páginas da web. Além disso, o próprio Google realiza um teste de velocidade junto ao teste de compatibilidade mobile.

Com isso, embora o AMP ainda não seja um fator de ranqueamento, o tempo de carregamento é. Inclusive, isso está ligado também ao tempo de permanência no site: quanto menor é esse tempo de carregamento, mais tempo o usuário fica no seu site.

Isso colabora para que o Google entenda o seu site como uma opção confiável e de qualidade para o que o cliente procura, de modo a garantir um posicionamento melhor entre as pesquisas realizadas.

Realize o link building

O algoritmo do Google faz uma espécie de varredura para entender sobre o que é o seu conteúdo e qual é a relevância para a pessoa. Assim, quando você possui links para outras fontes externas ou então para páginas dentro do seu próprio site, sua autoridade aumenta e o posicionamento, também.

Para tanto, é necessário linkar o seu conteúdo com outros posts que sejam relacionados e que você tenha produzido anteriormente, por exemplo. Ao linkar para fontes externas confiáveis, você entrega mais valor ao conteúdo.

Além disso, também é benéfico conseguir links em outros sites de boa reputação e ranqueamento. Para isso, é possível firmar parcerias (como a troca de links) ou então fazer o guest post. Porém, é importante pensar bem no público alvo do outro site para que o tiro não saia pela culatra.

Atualize e otimize publicações antigas

De uma forma geral, o Google dá prioridade a notícias novas. Com isso, links mais recentes saem na frente de links mais antigos que estejam nas mesmas condições de SEO. Porém, isso não significa que você deve ficar produzindo conteúdo ininterruptamente.

Em vez disso, procure otimizar os conteúdos já produzidos. Faça atualizações, aborde novos pontos, modifique o que já não faz sentido e estenda posts para deixá-los mais completos. Com uma rotina constante nesse sentido, o seu conteúdo vai estar sempre atualizado e vai conseguir obter um posicionamento melhor nas pesquisas.

Não se esqueça da otimização de imagens

Os algoritmos dos mecanismos de busca não são capazes de compreender imagens. Eles sabem que determinado conteúdo é um elemento gráfico, mas não são capazes de compreender o que está na imagem.

Porém, na hora de acrescentar figuras em seus posts é possível ter acesso a um recurso conhecido como “alt tag”. Por meio dele, você pode dizer ao algoritmo sobre o que é aquela imagem. Assim, pode usar a palavra-chave escolhida de modo a otimizar ainda mais a avaliação a respeito do seu conteúdo.

Fuja das práticas de Black Hat

Ao mesmo tempo, vale destacar a importância de fugir das práticas de Black Hat. Esse é o nome dado às tentativas de burlar ao menos um dos fatores de ranqueamento, de modo a conseguir posições melhores sem ter um conteúdo condizente.

Encher o texto com a palavra-chave propositalmente e sem contexto ou coerência (keyword stuffing) é um artifício malfazejo, assim como usar link building fraudulento (link farm). Há outras possibilidades de fraudes, e todas elas são boicotadas pelo Google, podendo fazer até mesmo com que seu site deixe de aparecer nas pesquisas.

O ideal é apostar em um uso adequado e estratégico das técnicas, evitando penalizações.

Onde recorrer para receber ajuda com SEO web?

Saber como fazer SEO de maneira eficiente é uma tarefa trabalhosa — e que exige muito conhecimento. Vale a pena recorrer à assistência de uma agência de SEO ou consultoria de SEO. Contanto com profissionais especializados, vai ficar muito mais fácil realizar ações que realmente vão trazer resultados positivos para o seu posicionamento.

Ao pensar em consultoria SEO, a agência ou profissional encarregado deverá trazer boa experiência no assunto e ter cases de sucesso. Embora não se possa garantir a conquista das melhores posições, esse tipo de atuação vai assegurar que seus investimentos tenham mais retorno.

Conclusão

Ao colocar essas dicas em prática, você vai garantir que o seu site esteja continuamente otimizado e com cada vez mais chances de conseguir melhores posições. Além de aumentar a exposição do seu negócio, isso gera mais tráfego e ainda permite que você tenha a chance de conquistar mais vendas!

Para conseguir esses resultados, busque o auxílio de uma agência SEO de modo a tornar o seu caminho mais fácil!

Você pretende colocar a técnica SEO em prática nas suas campanhas de marketing digital? Ainda tem alguma dúvida? Conte nos comentários!

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