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As 9 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Seja para melhorar a visitação orgânica do seu site através das técnicas de SEO, para fazer campanhas de links patrocinados ou para buscar oportunidades de conteúdo para o seu site ou blog, a pesquisa de palavras-chave é uma atividade fundamental para o sucesso no Marketing Digital.

Sem dúvida, essa é a tarefa mais importante para criar a base de todos os esforços de campanhas, ofertas de conteúdo e posts úteis para os interesses da sua audiência. Isso não somente dá ideias sobre o que se passa na cabeça do público-alvo, como também ajuda a preencher potenciais lacunas entre os consumidores e os produtos ou serviços procurados.

Embora a pesquisa de palavras-chave seja essencial para SEO e CPC, existem diferenças entre os dois. A maioria das pessoas que está começando a usar o Google Ads escolhe pelo lance de custo por clique (CPC) para pagar a cada clique nos anúncios. Com essa opção, você define um lance máximo de custo por clique (lance máximo de CPC). Esse é o valor mais alto que você deseja pagar por um clique no seu anúncio. A posição dos seus anúncios nos resultados da pesquisa é determinada pelo seu lance, multiplicado pelo seu índice de qualidade, que em parte é composta da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e das páginas de destino em seu site. O lance ideal para você depende do tipo de sua campanha, do custo das palavras-chave e da relevância das palavras-chave.

Pesquisa de palavra-chave para conteúdo

Muitas pessoas associam a pesquisa de palavras-chave apenas com o SEO, mas ela não deve ser menosprezada pelo Marketing de Conteúdo. O Google determina o ranking dos sites a partir das palavras-chave contidas no conteúdo, mas usa centenas de outras variáveis para determinar qual página tem o melhor conteúdo. Para fazer um bom conteúdo é preciso tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir um conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando essa palavra.

Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudá-lo em seus esforços e você pode construir extensas listas de palavras-chave. Confira abaixo algumas das melhores ferramentas do mercado, algumas gratuitas e outras pagas.

Confira cada uma delas:

  1. Planejador de palavras-chave do Google

A ferramenta mais óbvia e amplamente utilizada em pesquisa de palavras-chave é o “Keyword Planner” do Google. Essa ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham ideias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais do brainstorming de palavras-chave, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa. Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem-sucedida”. Ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e uma ampla seleção de palavras-chave, mas se você contar exclusivamente com essa ferramenta pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail” (cauda longa) consideradas valiosas.

  1. “Autocomplete” do Google

Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer. O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado. É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase. Escreva a sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra-chave para ver mais variações.

  1. Übersuggest

Como você deve ter adivinhado, Übersuggest é uma ferramenta de sugestão de palavras-chave. Essa ferramenta utiliza dos dados do Google e de outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente e adicionar uma letra ou número na frente dele para extrair sugestões de uma só vez. Em outras palavras, ele faz várias das tarefas descritas anteriormente (item 2 acima) para você automaticamente! Também é útil para pesquisa de palavras-chave de “long-tail” para ajudá-lo a encontrar nichos específicos a serem explorados dentro do seu mercado.
Apesar disso, é uma ferramenta básica que só deve ser usada para gerar ideias e expandir suas listas de palavras-chave. Nunca passei mais do que alguns minutos navegando através das centenas de sugestões, mas às vezes você pode descobrir palavras-chave que não teria pensado.

  1. KeywordTool.io

A ferramenta é semelhante ao Übersuggest porque usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à frente, gerando até 750 sugestões por palavra-chave. Funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… para filtrar apenas os países de seu interesse). Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base. Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para distrair os usuários de sua pesquisa em profundidade e a melhor parte sobre essa ferramenta é a facilidade na navegação. Se você quer uma ferramenta rápida e simples sugestão de “long tail”, recomendamos essa.

  1. WordStream

Apesar de ter recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave sofisticada, que pode fornecer termos altamente relevantes e valiosos para o seu tema escolhido. A ferramenta fornece frases de “long tail” mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que das ferramentas mencionadas anteriormente. Ele alega ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia. Infelizmente, algumas métricas como o volume de pesquisa e o tamanho da concorrência são bloqueadas, incentivando você a se inscrever para a versão paga (que é cara). O WordStream tem outras funções gratuitas, incluindo pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo que pode ajudar a refinar as suas listas.

  1. Keyword Eye (básico)

O Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade. Você também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar os resultados por uma determinada métrica. Com o plano gratuito, os usuários têm 20 buscas por dia com até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google. É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.

  1. Keyword Revealer’s

O Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como as métricas correspondentes: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar como a competição é difícil e prevê quais palavras-chave podem ser rentáveis. As sugestões fornecidas pela ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá. Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas três buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!

  1. Ads Search Terms

Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicaram no seu anúncio. Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google Ads.

Não há melhor maneira de entrar na mente dos consumidores do que ver exatamente como eles procuraram os seus produtos ou serviços! Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google Ads, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para o seu grupo de anúncios, como as palavras-chave. Se um termo for irrelevante e ainda sim “ativar” o seu anúncio, a adicione como uma palavra negativa.

Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no Ads, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.

  1. A melhor de todas: SEMRush

Se você pretende subir a outro nível e fazer uma pesquisa de palavras-chave com muito menos esforço e com conclusões muito mais eficientes, recomendo usar o SEMRush.

Com o SEMRush é possível não somente pesquisar palavras-chave, mas saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas, identificar quem são os seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você) e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um desses sites. Além disso, você pode saber quais palavras-chave os concorrentes compram no Google Ads, o quanto investem por mês e qual o volume de tráfego que obtém de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.

É literalmente uma mina de ouro para descobrir ótimas palavras-chave, saber quais palavras convertem mais e onde você deve focar suas energias primeiro. Você pode monitorar todas as posições de busca do seu site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para fazer conteúdo que vá rankear na frente deles.

Conheça mais sobre o SEMRush >>>

Lembre-se que a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e permanente e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem-sucedida e rentável. Existem muitas outras ferramentas gratuitas de palavra-chave na internet, mas essas citadas acima são algumas que achamos particularmente úteis para melhorar a qualidade das pesquisas.Sinta-se livre para compartilhar quaisquer outras ferramentas que você usa nos comentários abaixo!

— Comentários 14

Excelente artigo, obrigado por compartilhar. Um fato curioso encontrei observei no item 2: “O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram…”
aí vemos “como esconder um… cadáver… corpo… ? Levando em consideração o trecho acima, acredito que o volume para esse tipo de pesquisa é muito alto, fiquei surpreso e impressionado com isso. Paz!

estava procurando como pesquisar palavras chave no google e acabei caindo na nessa pagina , muito legal as informações contidas aqui .

estava procurando como pesquisar palavras chave no google e acabei caindo na nessa pagina , muito legal as informações contidas aqui .

Muito bom o seu post!
Vi que foi escrito em 2017 e ainda está super atualizado, acrescentaria apenas o Majestic e o Ahrefs nesta lista.
Pesquisa de palavra chave é realmente um assunto essencial para qualquer campanha de marketing digital, para podermos não apenas analisar a questão da concorrência de cada assunto, mas também para ajudar no próprio processo de documentação da persona, na hora de identificar o que ela mais busca na internet por exemplo…
Muito obrigado Rafael, sou fã do seu trabalho!

Parabens pelo artigo ! Eu gostaria de me conectar com usuarios que faz uso das ferramentas diariammente ou que seja envolvido no mundo das ferramentas.

Desde ja um prazer e obrigado pelo espaco para comentarios.

Ate breve.
Abraco.

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