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Como estudar Marketing Digital de diversas maneiras

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

A carreira de Marketing em si já é bem estabelecida e existe há bastante no mercado, apesar de ainda sofrer com os conflitos entre os domínios de Marketing e Vendas, dependendo do tipo de empresa e da hierarquia dentro dela. Em algumas empresas Vendas responde para Marketing, em outras Marketing responde para Vendas e em outras ainda são áreas distintas, com pouca interação. Isso gera diferentes tipos de problemas conforme o tamanho dessas empresas cresce, mas é assim que tem funcionado nas últimas décadas, para o bem e para o mal.

Nas últimas duas décadas, com o crescimento rápido do acesso à internet e da digitalização do mundo, foram surgindo novas e importantes demandas para a área de Marketing. Dentro do termo guarda-chuva ao qual se convencionou chamar de Marketing Digital, existem diferentes áreas do conhecimento e conjuntos de conhecimentos diferentes que se fazem necessários.

Ao longo dos anos surgiram diversas profissões, algumas se estinguiram e outras vão se adaptando conforme a área cresce em complexidade.

Para quem se interessa pela área, é importante saber que existem diversas carreiras possíveis. Algumas das principais delas:

  • Profissional de Mídia, que cuida de campanhas e anúncios na internet, em redes como Google Ads, Facebook Ads, Instagram, Native Ads e Portais.
  • Profissional de SEO, que cuida de otimização de conteúdo para o Google.
  • Gestor de Redes Sociais, que administra perfis em Redes Sociais.
  • Redator, Conteudista ou Produtor e Conteúdo, que produz conteúdo, posts, blogs, artigos, e-books.
  • Consultor de Marketing Digital, que cria estratégias e campanhas.
  • Profissional de Métricas e Dados, que cuida de métricas, estatísticas e resultados.
  • Vendedores, que entendem o que o cliente precisa e negociam os projetos.
  • Atendimento, Suporte e Client Success, que são as áreas de relacionamento com o cliente, responsáveis por garantir a comunicação, o alinhamento entre planejamento e execução e o andamento dos projetos.
  • Existem ainda outras áreas mais específicas/profundas, como Growth Hacking, Especialista em UX e diversos outros especialistas. Chegar lá exige anos de aprendizado e muita prática. Muita mesmo.
  • Não vou entrar aqui nas áreas técnicas, como Programação, Desenvolvimento e Tecnologia, porque estão fora de área de Marketing, apesar de interagir com ela.

A maior parte dessas carreiras surgiu nos últimos 10 a 15 anos. Existem outras novas surgindo o tempo todo, conforme a complexidade do mundo digital aumenta.

Recentemente virou notícia o fato de que empresas como Google, Facebook e IBM não exigem um Diploma para contratar profissionais. Mas é preciso ser muito competente para ser contratado sem um Diploma, que fique registrado. O tempo que os profissionais não dedicaram aos estudos formais numa Universidade foram dedicados a estudo autodidata e muita prática.

A seguir, listei diversas formas de aprender sobre ambas as áreas começando pelas mais acessíveis (baratas) até as mais complexas. Espero que ajude!

Como estudar Marketing e Marketing Digital

Em 1997, quando comecei a criar sites em HTML, não havia muita coisa que hoje existe. Aprendíamos com amigos, em Fóruns, em Listas de Discussão e em Sites Especializados, que eram poucos. Hoje existem dezenas de opções, o que sobrecarrega de opções quem quer aprender qualquer assunto que seja.

Por isso minha primeira dica é: FILTRE. Aprenda o mais rápido que puder, filtre aquilo que faz sentido para você e confie em quem pode provar o que afirma. Há muito charlatanismo e estelionato na internet, e a área de Marketing Digital não é exceção. Cuidado com falsos profetas do sucesso rápido e com quem promete resultados rápidos. 99,9% das vezes as pessoas são enganadas por promessas de resultados rápidos.

Você pode estudar:

Mas para quem procura cursos, há três alternativas principais:

1) Pós-Graduações e MBA’s: para quem busca um Diploma para valorizar o currículo. O investimento costuma variar entre R$ 15.000 e R$ 40.000. Existem desde instituições tradicionais com cursos renomados até novas com cursos recém lançados, para todos os bolsos. Marcas reconhecidas como FGV, ESPM, INSPER e Impacta acabam tendo mais peso se o objetivo é ter um MBA para disputar um bom emprego.

Tenha em mente nem sempre o curso abordará aspectos práticos. Muitos MBA’s ensinam a teoria e os fundamentos de cada disciplina, mas não o como fazer na prática, e nem é esse o propósito. Por isso já vi muitos alunos frustrados por fazerem um curso relativamente caro e longo e saírem ainda sem domínio de suas atividades profissionais. Os MBA’s em geral buscam formar gestores e líderes de equipes.

Não cito as Graduações na área porquê a maioria dos cursos universitários tem pouquíssimas matérias relacionadas a Marketing Digital e estão bastante defasados em relação ao mercado.

O que posso recomendar é não depender apenas da Faculdade e ser autodidata desde a primeira semana de aula. Também busque estágios, remunerados ou não, logo no primeiro semestre. Busque sempre trabalhar na área, ao invés de ter empregos em outras áreas, mesmo que eles paguem mais. Currículos de recém-formados que já possuem experiência prática na área chamam muito mais atenção.

2) Cursos livres e formações curtas: cursos de 1 ou 2 dias e formações que duram 1 ou 2 semanas tem surgido o tempo todo no mercado. É importante pesquisar quem são os Professores para não comprar cursos que agregam pouco valor. O foco neste caso é o conhecimento prático mesmo, para adquirir novas habilidades e conseguir novas vagas no mercado.

Os cursos costumam fornecer Certificados, mas o que o mercado busca é quem saiba mesmo fazer, independente de possuir Certificados ou não. Já vi currículos com mais de 15 Certificados, cujos donos não sabiam na prática aplicar o que viram nos cursos. E já contratei profissionais com poucos Certificados, mas muito conhecimento efetivo. Várias novas escolas tem surgido no mercado, com formações “completas” que prometem arranjar emprego para qualquer um, mas é bom tomar cuidado com as expectativas.

3) Cursos Online: existem alternativas para todos os bolsos, de R$ 25 a R$ 5.000, sem exagero. Cursos no Brasil e fora do Brasil, em português e inglês, de todos os níveis de complexidade e assuntos possíveis.

A Udemy oferece cursos entre R$ 20 e R$ 100, e tem desde cursos excelentes como o Fast MBA do André Bernardo até cursos de conteúdo muito duvidoso. O Coursera oferece cursos do mundo todo, de professores de Universidades como Michigan, Stanford, Johns Hopkins e muitas outras. É bom ter um bom domínio de inglês (ou outros idiomas) para se inscrever, mas há cursos bem acessíveis.

Empresas de serviços também tem oferecido cursos, em geral relacionados às suas área de atuação. A Nova Escola de Marketing também tem Cursos Online de Marketing Digital.

A dica é pesquisar o currículo e experiência do professor do curso no LinkedIn e Facebook antes de comprar o curso. Leia comentários, reviews e depoimentos antes de decidir.

Espero que ajude!

— Comentários 7

Desde no dia em que li e vi como é feito a produção de marketing me apaixonei e abracei pra mim dizendo que essa sera minha profissão. Pretendo cursar Marketing como tecnólogo 2 anos e encontrei nas duas universidades Estácio e UNA como referencia. Ambas oferecem grades que tem haver com mercado em Marketing como Marketing Digital, Endomarketing, database, e-commerce, administração em marketing entre outros. Antes de ingressar no curso você acha melhor estudar alguns pontos que serão importantes dentro da área do marketing?

Wallace, o bom do curso tecnólogo é que ele é rápido, e no mesmo tempo de uma Graduação normal você pode fazer o tecnólogo e uma Pós-Graduação no tema que mais te interessar. Acho um bom formato.

Antes da Graduação, eu recomendaria a você ler alguns livros atuais, como o Marketing 4.0 do Kotler, por exemplo.

Olá, Wallace! Entrei agora no tecnólogo de marketing na UNA em Belo Horizonte, caso precise de algumas informações sobre o curso e sobre a faculdade pode me chamar no Whats App: 035999245770

Penso em fazer graduação em Marketing pelo sistema EAD e juntamente pesquisar mais sobre marketing digital. Será que é uma boa?

Quero mudar de profissão, estou na dúvida entre marketing e marketing digital ambos tecnólogo. O que você acha melhor?

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