Como o conteúdo pode fidelizar clientes

Sabe aquela história de que confiança não se cria de um dia para o outro? É assim que funciona no mundo dos negócios também. Um potencial cliente precisa conhecer e acreditar que a sua empresa vai solucionar os problemas dele antes de comprar os seus produtos, ainda mais se o que a empresa vende não faz parte do dia a dia do varejo (de fácil acesso e mais palpável).

Mas, como fazer isso? Uma das maneiras mais efetivas é por meio do conteúdo. O processo não é fácil, tampouco rápido, requer planejamento estratégico e assertividade, mas vai agregar muito mais valor ao seu serviço.

Conhecimento

A primeira coisa que se deve pensar é o motivo de alguém procurar o que você vende e, mais do que isso, escolher a sua empresa. Se um indivíduo está em busca de algo em seu nicho, quer dizer que precisa sanar alguma dificuldade ou otimizar alguma ação. E você pode ajudá-lo, certo? Dê ferramentas e conhecimento a ele! Você, mais do que ninguém, tem total propriedade sobre o assunto.

Já é sabido que pessoas com mais educação e com mais consciência em determinado assunto tomam decisões mais acertadas. É assim que você deve pensar! Só com o aprendizado o cliente terá condições de saber qual a melhor decisão a tomar e ninguém melhor do que você para dar a ele a oportunidade de conhecer mais o segmento que atua, ajudá-lo a resolver os problemas por conta própria ou ensiná-lo a usar o produto.

Faça webinars e tutoriais de como manusear determinada mercadoria ou como funciona a sua empresa, deixe um SAC online à disposição com respostas para as principais dúvidas, desenvolva workshops e palestras sobre as suas inovações, dê dicas para otimizar o tempo do cliente, produza materiais que mostrem resultados de clientes que compraram os seus serviços. As opções são inúmeras!

É como o velho ditado popular diz: “Não dê o peixe, ensine a pescar”. O conteúdo que oferecer dará suporte às necessidades e você se tornará top of mind quando ele precisar contatar alguém para auxiliá-lo. E ainda recomendará a sua plataforma de conteúdo para outras pessoas, ampliando a visibilidade da sua empresa. Esta é a deixa para que você se torne uma fonte confiável.

Confiança

Tem sido tão complicado encontrar veículos confiáveis atualmente. Vivemos bombardeados de informações e não sabemos para que lado correr e em quem acreditar. Por isso, a objetividade, a clareza e a linguagem adequada ao público-alvo são tão importantes na produção do conteúdo. Evite termos técnicos, crie títulos atraentes e tenha sempre como foco a solução de problemas.

Você deve estar onde o cliente está e deve falar a mesma língua para que a comunicação se concretize. Tudo isso lhe dará segurança, satisfação e ele passará a acreditar em você.

E é aqui que entramos na questão principal do post. É preciso existir confiança para que a pessoa seja fiel e acredite em você. Logo, também acreditará que sua empresa é confiável. Agora, o cliente está pronto para converter o interesse em negócios ou até aumentar o contrato atual com você, uma vez que a estratégia de marketing de conteúdo parte da premissa de fidelização, seja antes ou depois da compra.

Outros benefícios

Economia de finanças: Ao contrário de outras mídias, uma plataforma própria de conteúdo permite que você reutilize o material por anos, atualizando e reinventado o conteúdo. Não há necessidade de competir por espaço em veículos em que as empresas com maior capital para investimento na comunicação sempre levam a melhor.

Economia de tempo: Ao permitir que o cliente acesse o conteúdo na hora que quiser e quando precisar, você criará uma relação de proximidade, mesmo que o seu atendimento não esteja ao telefone ou em uma reunião emergencial com ele. E essa facilidade cria ainda outra qualidade: segurança. Você estará presente nos momentos em que ele necessitar.