7 prós e contras do Marketing de Conteúdo

Muitos gestores de negócios idolatram os benefícios do Marketing de Conteúdo, mas realmente é fascinante proclamar o sucesso descoberto?

Você evoca uma resposta emocional

Esse vem com uma ressalva: você deve produzir um conteúdo significativo para evocar uma resposta emocional. Fazendo isso, você ganha a oportunidade de atrair leitores e seguidores leais. Em mídias sociais, essa conexão emocional é fundamental para as pessoas compartilharem o conteúdo que encontraram, fazendo com que acreditem na habilidade de mover outras pessoas da forma igual ou semelhante.

Você aumenta as chances de viralizar

Esse segue o mesmo princípio de como produzir conteúdo emocional: quando você cria uma estratégia de marketing de conteúdo com materiais úteis e divertidos, você inspira as pessoas a repassarem esse conhecimento. Boa parte desse público vai querer compartilhar com mais de uma pessoa e as massas vão começar a comentar sobre a sua visão.

Colocando essas características inerentes, você vai encontrar os seus seguidores em busca de conteúdo que você criou para compartilhar com os outros e aumentar a sua própria reputação.

Você se torna uma fonte confiável de informações

Este é sobre a combinação de sua devoção em produzir conteúdo consistentemente forte e a lealdade dos seus seguidores. Se você criar mensagens e materiais que movem as pessoas de forma consistente, você vai criar uma reputação formidável por si mesmo, como uma referência de pensamento e/ou líder do setor.

Isso leva tempo: a capacidade de passar a sua mensagem com precisão e dominar uma compreensão para as necessidades de seu público-alvo. Esse é o objetivo final se você desejar alcançar o status de líder social.

Seu conteúdo atrai clientes relevantes

Uma forte estratégia de marketing de conteúdo significa dedicar tempo, energia e esforço para o seu produto final (de novo e de novo). Enquanto isso pode valer a pena investir para produzir informações de alta qualidade.

Trabalho atencioso e detalhado não vai levar qualquer um às lágrimas, mas aqueles que se encontram submersos no conteúdo, irão revelar-se consumidores de conteúdo altamente relevantes. As pessoas com quem ressoa o seu conteúdo já se comprometeram a investir em suas ideias, simplesmente por ler o seu trabalho.

Não é fácil

É preciso uma quantidade substancial de empenho e organização para gerenciar uma estratégia de marketing de conteúdo bem pensada. Se você não está disposto a investir nas pessoas certas (e qualificadas) para criar e direcionar a sua campanha de marketing de conteúdo ou permitir que se aguarde o suficiente para que a estratégia tenha uma oportunidade de sucesso – seus esforços não serão suficientes. Marketing de Conteúdo é gratificante, mas é difícil e muitas vezes demorado.

Não é livre (e existem custos escondidos)

Isso tem relação com o anterior. Criar uma campanha forte significa financeiramente investir nas pessoas e ferramentas que podem ajudar a impulsionar o seu conteúdo. Isso não significa apenas diretores, curadores e criadores de conteúdo. Significa comerciantes on-line, gerentes de mídias sociais e representantes de vendas para garantir que o incrível conteúdo avance para uma grande e relevante audiência.

Pode ser difícil desviar-se das formas “tradicionais” de marketing

Talvez você esteja pronto para lançar uma novíssima (e inédita) campanha de marketing de conteúdo, mas seus chefes acreditam que o orçamento seria melhor gasto publicando anúncios e coleta de endereços de e-mail para “spamar” sempre que existir atualizações.

Mantenha-se firma na luta. Enquanto alguns são lentos para se adaptar, consumidores online de hoje exigem mais dedicação e complexidade do que os tradicionais “compradores”. Expostos a uma quantidade infinita e esmagadora de material, eles querem informações de qualidade muito superior. Eles esperam ser entretidos com informação, além de sempre estarem buscando inspiração.

Os “contras” do marketing de conteúdo são, na verdade, desafios! Não são razões para desanimar no engajamento de marketing de conteúdo. Os esforços necessários para ter sucesso usando esses métodos compensam (e muito) o investimento.