Nova Escola de Marketing

Como o Marketing de Conteúdo pode mudar o seu negócio

Como o Marketing de Conteúdo pode mudar o seu negócio? Fica comigo até o fim deste vídeo e eu vou te explicar.

Olá. Eu sou o Rafael Rez, fundador da agência Web Estratégica, uma agência especializada em Marketing de Conteúdo desde 2011.

O Marketing de Conteúdo é um tema que tem ganhado muita visibilidade no mercado brasileiro. No mercado americano já existem eventos especializados, publicações e uma série de livros desde 2011. No Brasil, o tema só ganhou visibilidade e evidência a partir de 2014. Tudo isso para te dizer que ainda é um assunto tão novo que a maioria das pessoas mal percebe a diferença que ele pode fazer no dia-a-dia.

Muita gente ainda faz marketing como se fazia lá nos anos 80: preço, praça, produto e promoção. Isso já não é suficiente para uma marca diferenciar-se e sobreviver na era digital. Hoje, com o advento da internet e principalmente das plataformas móveis, qualquer um com Smartphone, um tablet na mão e acesso à internet pode pesquisar informações e consumir conteúdo literalmente em qualquer lugar. Os seus clientes estão o tempo todo conectados; e estão trocando informações com outras pessoas através das redes sociais, estão pesquisando sobre produtos, serviços e soluções no Google e nas redes sociais; estão vendo vídeos no YouTube; estão consumindo conteúdo o tempo todo.

Se você é um empreendedor, se você é um empreendedor digital, se você tem um negócio, se você tem uma agência, você deve utilizar o Marketing de Conteúdo para você e para os seus clientes para que você consiga posicionar-se neste novo contexto.

Atualmente não compramos mais nada de cara. A gente passa por um processo chamado “jornada do consumidor”, que é quando a gente vai à internet procurar informações dos produtos e dos serviços. Nós coletamos informações e pesquisamos antes de decidirmos pela compra. Principalmente quando tais decisões de compra são complexas – envolvem processos de longo prazo, produtos mais caros ou bens duráveis – as pessoas vão comparar, vão pesquisar, vão se informar, terão receio se aquilo irá funcionar a elas ou não. É aí que o conteúdo entra. O conteúdo vai gerar informações para que essas pessoas possam tomar uma decisão embasada, para que elas se sintam seguras.

Para que elas conheçam sua marca e vejam que você é especialista, que você tem autoridade naquele segmento, que você é referência naquele mercado. Se isto acontecer, é maior a probabilidade de elas fecharem negócio com você. Se você simplesmente gera tráfego ao seu site – você tem tráfego do Google, você compra visitas no Adwords, você anuncia no Facebook – você só está trazendo mais pessoas para dentro de seu site. Mas não é certo que isso gera negócios à sua empresa.

O que vai gerar negócios é você fazer com que essas visitas consumam seu conteúdo, cadastrem-se para receber mais e queiram – tenham vontade – de saber mais sobre sua empresa. Esse é o papel do Marketing de Conteúdo. É relacionar-se com os clientes.

É levar informação para que as pessoas queiram comprar aquilo que você vende. Para que você venda para clientes que já estão prontos para comprar. Que já sabem o que querem. E que não vão depois dar-te problemas de atendimento, de garantia, de pós-venda, de assistência técnica. São clientes que já sabem aquilo que eles querem. E eles tomaram essa decisão a partir do conteúdo que você forneceu a elas. É assim que o Marketing de conteúdo tem mudado vários negócios. Funciona no mundo inteiro, para qualquer modelo de negócio.

Se você quer saber mais sobre Marketing de Conteúdo, nós escrevemos dois e-books. Eu escrevi eles dois com Alex Moraes, do marketingdigital.com.br. Eles estão disponíveis para download em nosso site: marketingdeconteudo.com.br/euquerosabermais.

Lá você poderá baixar o primeiro e-book, A Revolução do Marketing de Conteúdo, e o e-book dois, Cem frases para aprender Marketing de Conteúdo.

Com essas duas informações você poderá compreender o quanto é importante o Marketing de Conteúdo para o seu negócio. Então é isso. Te espero lá no site. Clique aqui e inscreva-se em nosso canal para receber mais conteúdo e para saber como essa revolução pode ajudar sua empresa a atingir novos patamares.

É isso aí. Eu sou Rafael Rez Oliveira. Obrigado por assistir a esse vídeo até o final.

Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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