Como obter resultados com Marketing de Conteúdo

Como obter resultados com Marketing de Conteúdo? O assunto tem crescido muito. O interesse pelo Marketing de Conteúdo tem se tornado cada vez mais comum. Mas o nível de conhecimento compartilhado sobre conteúdo no Brasil ainda é muito pequeno. Fica comigo até o final deste vídeo. Eu vou te mostrar como esses resultados podem funcionar para qualquer tipo de empresa.

Olá. Eu sou Rafael Rez, fundador da Web Estratégica, uma agência de Marketing de Conteúdo, e criador do marketingdeconteudo.com.br – um portal para compartilhar informações sobre o Marketing de Conteúdo, técnicas de produção, e estratégias para você fazer o conteúdo funcionar para o seu negócio. Muito tem se falado sobre conteúdo no Brasil, ultimamente. O assunto entrou em evidência em 2014; e agora, em 2015, muitas empresas estão querendo saber como aplicar isso no negócio. Muitos empreendedores estão querendo saber como é que isso funciona e quais os resultados que o conteúdo obtém.

Empreendedores digitais estão cada vez mais empregando o conteúdo para gerar resultados para os seus negócios. O mercado digital no Brasil explodiu desde 2009. Até lá, pouca gente dava a devida importância à internet. E via as redes sociais, os resultados no Google, como mais uma coisa a ser feita dentro do Marketing. Hoje, já existe a percepção no mercado de que o digital faz parte do dia-a-dia das empresas; de que a internet traz resultados reais, e clientes que realmente estão dispostos a comprar.

Mas para isso funcionar, você precisa estabelecer um relacionamento prévio com esses clientes. Muitas poucas pessoas compram em um primeiro contato com uma marca, um produto ou um serviço. Primeiro elas querem ouvir um pouco mais sobre o assunto, ou já ouviram um amigo comentando, ou já descobriram alguma coisa navegando pela internet e querem saber mais. É aí que entra o Marketing de Conteúdo.

Trata-se de um tipo de estratégia que funciona para qualquer tamanho de negócio. Lá na agência, nós já atendemos a maior empresa farmacêutica do Brasil, hospitais, planos de saúde, todo tipo de indústria, prestadores de serviços, pequenas empresas, médias empresas, empresas gigantes de porte global, portais de conteúdo. Qualquer perfil de negócio pode tirar proveito do conteúdo. A questão é saber como fazer. Definir uma estratégia passo a passo, que possa levar clientes, através da jornada do consumidor, a descobrirem informações, se interessarem pela sua marca, consumirem o seu conteúdo; com isso, a gente derruba objeções e resistências que eles têm na hora de fazer a compra.

Todos têm dúvidas quando vão trocar a marca de um produto. Se você vai trocar a sua geladeira, o seu celular, o seu carro; ou vai comprar roupas de uma marca que você não conhece, você quer saber se aquilo é bom. E você pesquisa essas informações na internet antes de tomar sua decisão de compra. Você pergunta para os seus amigos. Eles vão te dar alguma informação, e você vai depois buscar mais detalhes na internet.

Utilizar pesquisas no Google, no Bing, ou pesquisar em redes sociais, é um hábito do consumidor moderno. Todos fazem isso atualmente. Você consegue pensar qual foi a última vez que você usou o Google? Se não foi hoje, provavelmente foi ontem.

Muito dificilmente alguém que esteja conectado à internet vai passar um dia inteiro sem fazer uma busca. E com milhões de pessoas fazendo buscas todos os dias, sobre todos os assuntos, elas vão chegar até o seu site ou até algum conteúdo fazendo referência sobre você.

É nesse momento que você pode pegar o interesse desse consumidor e transformá-lo em seguidor da sua marca. A partir deste momento, você inicia o desenvolvimento de um relacionamento com ele. Esse relacionamento é feito através de vídeos, posts em blog, e-mail marketing, news letters, conteúdo que você publica em seu site, e-books, infográficos, outras informações para downloads; ou seja, tudo o que você pode oferecer para que esse cliente fique mais o informado possível sobre aquilo que você faz.

Depois que ele já conhece o que você faz, você pode apresentar cases, comparativos, depoimentos de clientes, demonstrativos em vídeo, dar um trial do seu produto – uma versão de teste para o seu cliente utilizar – e fazer com que ele crie cada vez menos resistências e cada vez mais confiança com a sua marca. A partir deste momento ele está pronto para comprar. E aí entra o conteúdo de conversão, o conteúdo que vai fazer com que este cliente queira comprar da sua marca; queira consumir e tornar-se cliente seu porque já percebeu que você é uma referência, que você é uma autoridade em seu mercado.

É assim que você obtém resultados fazendo Marketing de Conteúdo. Para isso tudo funcionar, existem métricas e processos que podem ser utilizados. Nos outros vídeos deste canal eu já comentei sobre erros comuns no Marketing de Conteúdo, e sobre fatores de sucesso. Se você quiser assistir, conhecer um pouco mais, eu ficarei muito agradecido. Se você clicar no botão “inscrever-se” e assinar este canal, você receberá outros vídeos com mais informações sobre Marketing de Conteúdo.

Se você quiser aprofundar-se no assunto, acesse marketingdeconteudo.com.br/euquerosabermais. Lá você poderá baixar um infográfico com um passo-a-passo de como se faz Marketing de Conteúdo, e dois e-books que eu escrevi junto com o Alex Moraes, do marketingdigital.com.br. Nesses e-books, falamos detalhadamente sobre a revolução do Marketing de Conteúdo, e também, em um outro, cem frases para você aprender Marketing de Conteúdo: como é que você cria uma estratégia, como é que você relaciona-se com os consumidores, e como é que você mede os seus resultados.

Obrigado por ter assistido a este vídeo até o fim. Eu espero poder levar mais informações para você.

Rafael Rez

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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