Especialistas em SEO usam a central há muito tempo para medir o desempenho de um site e investir em otimização.
Para usar a ferramenta é preciso um pouco de conhecimento técnico e análise para saber o que fazer com as informações. A central Webmaster serve para mostrar como o seu site está sendo visto pelo Google, como se fosse um canal de comunicação do Google com o administrador do site.
Com todos esses dados, a ferramenta mostra, portanto, pontos a melhorar para subir sua posição na busca.
A ferramenta informa ao dono do site se existe algum problema no rastreamento, como atualização ou erros frequentes que provoquem uma queda brusca de acessos. Tudo isso gratuitamente.
Entendendo a Ferramenta
Na aba “Otimização” estão listadas algumas melhorias que podem ser realizadas no site, como por exemplo “Melhorias de HTML”, onde a ferramenta indica falhas na estrutura do site, como meta descriptions deficientes, por exemplo.
O sitemap ajuda o Google a fazer a leitura do site, rastreando e por isso rankeando todas as páginas, de acordo com a prioridade de rastreamento indicada pelo próprio administrador do site. Para ter um sitemap e enviá-lo ao Google para pleno uso de suas funcionalidades, é preciso ter uma conta no Webmasters Tools.
Uma das formas de rankear melhor um site é através da quantidade de links que ele recebe, ou seja, outros sites citando-o através de links. Isso acontece porque o conteúdo do site é bom o suficiente para que as pessoas os referenciem em seus próprios sites. Lembre-se de que compra ou troca de links são práticas condenadas há tempos pelo Google, o que vale a pena é investir em Link Earning, ou seja, se tornar referência no assunto. Com o Webmasters é possível saber de onde esses links estão saindo, na aba “Links para seu site”.
Estão disponíveis na ferramenta muitos outros dados de rastreamento, páginas com links internos, entre outros. É possível melhorar a experiência do usuário no site, aumentar a velocidade, priorizar o conteúdo, etc. Usado junto com o Google Analytics a ferramenta pode ser mais aproveitada.
Como já foi dito, o Webmaster Tools mostra para o administrador do site como o Google enxerga o site. É sobre métricas: o que está sendo indexado pelo Google, linkado e o que está recebendo tráfego do site (e por aí um caminho apontando em qual conteúdo você deve investir). Para além do Google Analytics, a ferramenta para webmasters do Google também mostra o potencial de crescimento do site através de impressões e ranking nos resultados de pesquisa do Google.
É possível saber a partir das impressões, quantos cliques estão sendo gerados. Essa informação é importante porque permite tomar medidas para melhorar o acesso após a visualização, como trocar meta description, por exemplo.
Outra informação relevante é o CTR (click-through-rate), que é o percentual de pessoas que clicam no site no resultado de uma busca, permitindo melhorar também essa métrica, com tags, chamadas, descrições, conteúdo melhor e mais direcionado, etc.
A ferramenta é útil para quem trabalha com SEO e para compreender melhor o tráfego do site, podendo melhorá-lo, ao apontar os próximos passos para melhorar a performance.