A Assessoria de Imprensa na era das mídias sociais

O Brasil tem mais de 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que representa 66% da população brasileira, segundo a pesquisa Global Digital 2019. Com o crescimento das redes sociais, a propagação de informações tomou uma proporção gigantesca, tanto para o bem, quanto para o mal, vide o poder das fake news.

Se antes, a informação era restrita à assinantes de jornais e revistas, por exemplo, atualmente, as notícias circulam de forma acelerada e irrestrita por meio das redes sociais. Em razão disso, muitas empresas acreditam que estar apenas nas redes sociais é suficiente, o que não é verdade.

Além de ser necessário realizar investimentos para conquistar audiência nas redes sociais, já que as notícias aparecem para apenas 3% de seus seguidores (sem investimento), mesmo com grandes verbas e a segmentação de públicos, o alcance de pessoas muitas vezes baixo depender do orçamento disponível, e não é tão assertivo, se comparado com um veículo, por exemplo.

Outro ponto importante é que nas mídias sociais as empresas disputam a atenção com notícias engraçadas do feed, fotos sensuais, brigas, fofocas, entre outras coisas. Já os leitores que acessam os grandes veículos estão focados em buscar uma informação de qualidade, a atenção está voltada para essas notícias, o que contribui para que a mensagem flua com menor interferência.

Mídias como o portal Exame, especializado em matérias sobre negócios, tem um grande número de leitores, nesse caso, o portal dessa “revista” tem quase 16 milhões de visitantes únicos e mais de 36 milhões de páginas vistas mensalmente, com um público interessante para muitos negócios. Existem  empresas que receberam quase 200 leads em uma única matéria no portal.

O marketing digital tem papel fundamental no processo de aquisição de clientes, isso é indiscutível, mas o trabalho de assessoria de imprensa e de relações públicas também é essencial para a construção de uma marca e, consequentemente, geração de novos negócios.

Conheci diversas startups, que após investirem rios de dinheiro em marketing digital, entenderam que o trabalho de assessoria de imprensa era indispensável e fundamental na construção das marcas delas, e que era um trabalho capaz de criar uma reputação que as redes sociais sozinhas não conseguiam criar.

Para que tipo de empresa a assessoria de imprensa é indicada?

A Assessoria de Imprensa é indicada para qualquer tipo de negócio, que precise fortalecer e divulgar sua marca.

A assessoria de imprensa é o tipo de trabalho ideal, por exemplo, para startups que buscam investimento, pois dificilmente os investidores procurarão startups pelas redes sociais; franquias que desejam expandir com a comercialização de novas unidades, pois os interessados em comprar uma franquia costumam pesquisar matérias sobre diferentes modelos de negócios, antes de escolher uma rede; para a construção de marca (fator que impacta diretamente no fechamento de contratos, por exemplo), entre outros objetivos.

Além de gerar visibilidade, a matéria na imprensa gera credibilidade, em muitas empresas, inclusive, o comercial utiliza as notícias conquistadas pela assessoria de imprensa na hora de fechar um contrato, por exemplo.

As próprias notícias veiculadas na mídia, também podem ser publicadas nas redes sociais da própria empresa, para gerar ainda mais credibilidade e engajamento com a marca.

Outra contribuição do trabalho de assessoria de imprensa é a geração de links, com a publicação de matérias que incluem os links dos sites das empresas, estratégia de SEO (Search Engine Optimization), otimização para mecanismos de busca, conhecida como Off Page (fora do site da empresa), essencial para marcas que precisam melhorar seus posicionamentos no Google, na busca orgânica.