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Mídias Sociais não são “de graça”

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Ainda existem empresas, freelancers e autônomos acreditando nesse conto de fadas de mídia social gratuita. Só porque fazer um cadastro é gratuito, não significa que fazer sucesso – ou dar certo, conseguir resultados – na mídia seja gratuito, como se fosse apenas criar um perfil e ganhar seguidores.

A primeira coisa que custa é o tempo. Porque tempo custa dinheiro. Enquanto o analista de mídia está escrevendo no Twitter, por exemplo, está deixando de fazer outra coisa, por exemplo, escrever para os sites. E para usar mídias sociais de verdade, é preciso tempo.  Tempo para pesquisar matérias e assuntos em destaque no mundo, tweetes bacanas para o seu público, compor boas frases, escrever textos, elaborar postagens, escolher imagens, ser criativo, buscar coisas diferentes e novas,etc. Além disso, se tudo der certo, é preciso interagir com os usuários, responder a comentários e acompanhar promoções.

Além do tempo, outro fator é: pessoas. Há coisas que computadores não são capazes de fazer e uma delas é conteúdo. E pessoas custam salários, encargos trabalhistas, ou, de novo, se você for um empreendedor solitário, o seu tempo sobre as outras coisas.

Isso porque alimentar vários canais sociais não é fácil. E quanto melhor preparado o profissional, melhor e mais rápido o resultado. E gente qualificada custa dinheiro.

Engajar os clientes é um grande desafio. E começar uma audiência do zero, quanto mais desconhecida for a marca, mais difícil ainda. Nesses casos, fazer anúncios pagos pode ajudar a formar uma audiência para partir para ações orgânicas. É possível separar pequenos orçamentos para isso e ir monitorando os resultados, mas dificilmente uma empresa ficará nas redes sem investir nenhum centavo em divulgação.

Para aproveitar melhor o seu tempo, a solução é criar calendários de conteúdo e estocar textos e informações para os períodos menos criativos e com menos assuntos “bombando” na internet.

Contratar um bom analista para o trabalho é uma coisa que não dá para escapar. Porque para dar resultado o trabalho exige tempo, dedicação, paciência, criatividade e aquela dose de bom senso. Mas o resultado virá proporcionalmente.

Existem essas e outras soluções para amenizar os custos e evidentemente, continua sendo muito mais barato contratar um profissional exclusivo para atuação em mídia social e fazer um pequeno investimento em campanhas de anúncios do que pagar mídia tradicional para fazer o mesmo de sempre. Ou seja, o investimento vale a pena.

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