10 perguntas para sua Estratégia de Conteúdo

Sua empresa já trabalha com as estratégias de marketing de conteúdo, mas não consegue ver uma melhora tão expressiva nos resultados? Ter uma estratégia planejada pode fazer a diferença em qualquer negócio.

Pesquisa recente do Content Marketing Institute revelou que 84% das empresas que não obtém resultados com marketing de conteúdo também não possuem uma estratégia documentada. A mesma pesquisa revelou que 66% das empresas B2B que possuem uma estratégia planejada consideram-na eficaz.

Isso significa o que todos nós já imaginávamos: adotar uma estratégia de conteúdo eficaz é planejar pautas, frequência, canais e medir resultados para reavaliar o ciclo. Uma estratégia de conteúdo de verdade não significa simplesmente produzir um monte de conteúdo, por melhor que ele seja. É preciso um roteiro para direcionar o conteúdo para metas, leads e engajamento.

Veja abaixo uma lista de dez perguntas que vão te responder por onde começar seu plano de guerra.

10 questões que permeiam uma estratégia de conteúdo eficiente

1- Qual é o seu objetivo?

Para começar, pense nos objetivos da marca como um todo. E depois, nas necessidades, problemas a serem resolvidos e portanto objetivos a serem conquistados da empresa. Desse ponto, defina os objetivos com marketing digital e conteúdo.

2 – O que você vende?

Que produtos ou serviços a empresa comercializa? E que valores agregados existem nesses produtos? Qual é imagem que a empresa deseja transmitir? Consumindo serviços dessa marca, o que os consumidores estão consumindo?

3 – O que seus clientes querem da sua empresa?

É fundamental saber o que os clientes almejam quando adquirem seus produtos. E também o que almejam de forma geral. Conheça suas questões, desafios, necessidades, problemas. Somente assim será possível melhorar os serviços da empresa direcionando para excelência e produzir um conteúdo que seja realmente relevante para esse público. Porque o conteúdo precisa ser bom para o público que o consome.

4 – Qual a sua história?

Qual a mensagem da empresa? A essência? O porquê do negócio existir? Seria como uma missão, dita de forma convincente e objetiva, mas que pode nortear toda uma relação com o mercado e público.

5 – O que você tem para dizer?

Concentre-se no ponto chave em que seus objetivos se cruzam com as necessidades do público e decida quais os tópicos em que a empresa irá concentrar o conteúdo no próximo ano.

6 – Qual é o tipo de conteúdo necessário para sua marca em cada etapa do processo de venda?

Estabeleça os requisitos do conteúdo para o público em cada etapa do funil de compra, educando o público, preparando-o para o momento em que estiver pronto para realizar a compra, na hora da compra e depois da compra realizada, com fidelização, relacionamento, etc.

7 – Como você irá distribuir?

Que métodos, canais e formatos se encaixam melhor para compartilhar conteúdo com o seu target? Essa análise deve ser criteriosa e fugir somente das redes sociais da moda, por exemplo, considerando outras redes que atuam no nicho de mercado da empresa.

8 – Como sua marca será encontrada através da pesquisa?

Hoje a primeira coisa que os consumidores fazem é pesquisar sobre um produto ou marca na internet. Quais as referências da sua marca que serão encontradas? Rastreie comentários, resenhas, avaliações, reclamações (atenção para sites do tipo Reclame Aqui). Como o público percebe a sua presença na rede? Investigue suas oportunidades e ataque.

9 – Como você vai fazer isso acontecer?

Decididos os objetivos, canais de distribuição e tipos de conteúdo, como você vai fazer isso? Esse é o momento do cronograma, o planejamento em si da atuação da estratégia de conteúdo. Calendário editorial, Planejamento de atividades, ferramentas a serem usadas para a mensuração e divisão de responsabilidades no departamento são algumas coisas a decidir.

10 – Como você vai mensurar?

Essa é uma parte muito importante para atuar na avaliação do que foi realizado e no planejamento das ações futuras. Metas e a medição dos resultados em tempo real.

Obviamente, a estratégia de conteúdo leva um tempo para dar resultado.

Documente a estratégia “na parede”, ou de qualquer forma que ajude a manter o foco nas ações planejadas. Embora exista algum imprevisto positivo e necessário (para aproveitar hypes, por exemplo), ter um plano dá certo.

Agora você já sabe por onde começar. Não é tão fácil como parece, mas se bem executada, a estratégia de conteúdo traz muito retorno. Encontre nesse site mais informações sobre o assunto.

Adaptado de: Valuable Content