Essencial de Marketing Digital

Categorias
Blog

Como produzir conteúdo épico

Muito se fala sobre conteúdo épico na estratégia de marketing de conteúdo. Mas o que isso realmente significa é um conteúdo realmente relevante para o seu cliente/prospect.

Nós já sabemos que falar mais sobre si mesmo cada vez mais traz menos retorno para o anunciante e que marcas precisam de histórias para contar para envolver seus clientes a tomarem uma ação desejada.

Para isso, é preciso:

Preencher uma necessidade do cliente. Responder a uma pergunta, resolver um problema ou preencher uma necessidade emocional;

Consistência. Cumprir prazos de entrega e com conteúdo de qualidade é regra fundamental;

Usar a identidade da empresa. Isso significa usar o “tom” da empresa, ou se comunicar de acordo com o posicionamento, caracterizando a empresa nas comunicações;

Expressar um ponto de vista. A vantagem de se colocar como referência de informação e não ser uma organização jornalística é a possibilidade de se posicionar abertamente e honestamente. Para isso, não tenha medo de posicionar a empresa como especialista sobre o seu setor. O objetivo final sempre será ser reconhecido como o melhor.

É proibido falar de vendas. Quanto mais você falar sobre si mesmo, menos vai conseguir compartilhamentos, engajamento e atenção.

Como diz uma máxima do CMI  (Content Marketing Institute):

“Se você espera que seus clientes passem mais tempo com o seu conteúdo, você deve fornecer um valor incrível para eles e nada menos”

O objetivo do conteúdo é tornar-se parte da vida dos clientes, para que a marca se torne parte. Se isso for conquistado, a venda torna-se um processo natural.

Inspirado em: CMI

Anônimo

Por Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Uma resposta em “Como produzir conteúdo épico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

🤘MARKETING RAÍZ!

Receba o resumo da semana de Marketing Digital toda sexta-feira no seu e-mail!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. Ao informar meus dados, eu também concordo com a Política de privacidade.
* Você pode parar a qualquer momento.