Nova Escola de Marketing

Como produzir conteúdo épico

Muito se fala sobre conteúdo épico na estratégia de marketing de conteúdo. Mas o que isso realmente significa é um conteúdo realmente relevante para o seu cliente/prospect.

Nós já sabemos que falar mais sobre si mesmo cada vez mais traz menos retorno para o anunciante e que marcas precisam de histórias para contar para envolver seus clientes a tomarem uma ação desejada.

Para isso, é preciso:

Preencher uma necessidade do cliente. Responder a uma pergunta, resolver um problema ou preencher uma necessidade emocional;

Consistência. Cumprir prazos de entrega e com conteúdo de qualidade é regra fundamental;

Usar a identidade da empresa. Isso significa usar o “tom” da empresa, ou se comunicar de acordo com o posicionamento, caracterizando a empresa nas comunicações;

Expressar um ponto de vista. A vantagem de se colocar como referência de informação e não ser uma organização jornalística é a possibilidade de se posicionar abertamente e honestamente. Para isso, não tenha medo de posicionar a empresa como especialista sobre o seu setor. O objetivo final sempre será ser reconhecido como o melhor.

É proibido falar de vendas. Quanto mais você falar sobre si mesmo, menos vai conseguir compartilhamentos, engajamento e atenção.

Como diz uma máxima do CMI  (Content Marketing Institute):

“Se você espera que seus clientes passem mais tempo com o seu conteúdo, você deve fornecer um valor incrível para eles e nada menos”

O objetivo do conteúdo é tornar-se parte da vida dos clientes, para que a marca se torne parte. Se isso for conquistado, a venda torna-se um processo natural.

Inspirado em: CMI

Anônimo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

1 Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Patrocinadores

Web Estratégica

Apoiadores

SEMRushRD StationLeadLoversiSet E-CommerceiSet E-CommerceActiveCampaignReporteiSERPstat