Nova Escola de Marketing
Cursos de Marketing Digital

As 8 melhores ferramentas para pesquisa de palavra-chave

Seja para melhorar a visitação orgânica do seu site através das técnicas de SEO, para fazer campanhas de links patrocinados ou para buscar oportunidades de conteúdo para o seu site ou blog, a pesquisa de palavras-chave é uma atividade fundamental para o sucesso no Marketing Digital.

Sem dúvida, essa é a tarefa mais importante para criar a base de todos os esforços de campanhas, ofertas de conteúdo e posts úteis para os interesses da sua audiência. Isso não somente dá ideias sobre o que se passa na cabeça do público-alvo, como também ajuda a preencher potenciais lacunas entre os consumidores e os produtos ou serviços procurados.

Embora a pesquisa de palavras-chave seja essencial para SEO e CPC, existem diferenças entre os dois. A maioria das pessoas que está começando a usar o Google AdWords escolhe pelo lance de custo por clique (CPC) para pagar a cada clique nos anúncios. Com essa opção, você define um lance máximo de custo por clique (lance máximo de CPC). Esse é o valor mais alto que você deseja pagar por um clique no seu anúncio. A posição dos seus anúncios nos resultados da pesquisa é determinada pelo seu lance, multiplicado pelo seu índice de qualidade, que em parte é composta da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e das páginas de destino em seu site. O lance ideal para você depende do tipo de sua campanha, do custo das palavras-chave e da relevância das palavras-chave.

Pesquisa de palavra-chave para conteúdo

Muitas pessoas associam a pesquisa de palavras-chave apenas com o SEO, mas ela não deve ser menosprezada pelo Marketing de Conteúdo. O Google determina o ranking dos sites a partir das palavras-chave contidas no conteúdo, mas usa centenas de outras variáveis para determinar qual página tem o melhor conteúdo. Para fazer um bom conteúdo é preciso tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir um conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando essa palavra.

Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudá-lo em seus esforços e você pode construir extensas listas de palavras-chave. Confira abaixo algumas das melhores ferramentas do mercado, algumas gratuitas e outras pagas.

Confira cada uma delas:

  1. Planejador de palavras-chave do Google

A ferramenta mais óbvia e amplamente utilizada em pesquisa de palavras-chave é o “Keyword Planner” do Google. Essa ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham ideias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais do brainstorming de palavras-chave, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa. Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem-sucedida”. Ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e uma ampla seleção de palavras-chave, mas se você contar exclusivamente com essa ferramenta pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail” (cauda longa) consideradas valiosas.

  1. “Autocomplete” do Google

Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer. O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado. É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase. Escreva a sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra-chave para ver mais variações.

Pesquisa de palavras-chave no autocomplete do Google

  1. Übersuggest

Como você deve ter adivinhado, Übersuggest é uma ferramenta de sugestão de palavras-chave. Essa ferramenta utiliza dos dados do Google e de outros buscadores, bastando apenas colocar o termo que tem em mente e adicionar uma letra ou número na frente dele para extrair sugestões de uma só vez. Em outras palavras, ele faz várias das tarefas descritas anteriormente (item 2 acima) para você automaticamente! Também é útil para pesquisa de palavras-chave de “long-tail” para ajudá-lo a encontrar nichos específicos a serem explorados dentro do seu mercado.

Apesar disso, é uma ferramenta básica que só deve ser usada para gerar ideias e expandir suas listas de palavras-chave. Nunca passei mais do que alguns minutos navegando através das centenas de sugestões, mas às vezes você pode descobrir palavras-chave que não teria pensado.

  1. KeywordTool.io

A ferramenta é semelhante ao Übersuggest porque usa o “autocomplete” do Google, mas leva a um passo à frente, gerando até 750 sugestões por palavra-chave. Funciona com 83 línguas e 129 domínios de Google (.com.br; .com.ar; .com.uk… para filtrar apenas os países de seu interesse). Além disso, ele gera automaticamente sugestões em ordem alfabética para frases que incluem palavras antes e após o seu termo base. Não há nenhum CAPTCHA ou anúncios para distrair os usuários de sua pesquisa em profundidade e a melhor parte sobre essa ferramenta é a facilidade na navegação. Se você quer uma ferramenta rápida e simples sugestão de “long tail”, recomendamos essa.

  1. WordStream 

Apesar de ter recursos limitados, o WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave sofisticada, que pode fornecer termos altamente relevantes e valiosos para o seu tema escolhido. A ferramenta fornece frases de “long tail” mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que das ferramentas mencionadas anteriormente. Ele alega ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia. Infelizmente, algumas métricas como o volume de pesquisa e o tamanho da concorrência são bloqueadas, incentivando você a se inscrever para a versão paga (que é cara). O WordStream tem outras funções gratuitas, incluindo pesquisa de nichos, grupos e palavras-chave negativas, tudo que pode ajudar a refinar as suas listas.

  1. Keyword Eye (básico) 

O Keyword Eye é uma ferramenta visual de pesquisa de palavras-chave que apresenta uma “nuvem” com sugestões, onde tamanho e cor representam o volume de pesquisa e de competitividade. Você também pode ver as sugestões exibidas em uma grade e classificar os resultados por uma determinada métrica. Com o plano gratuito, os usuários têm 20 buscas por dia com até 100 palavras-chave por relatório e a base de dados de 25 domínios do Google. Diferentemente da ferramenta “WordStream”, aqui você é capaz de ver o volume de pesquisa, competição de PPC e uma pontuação do competidor correspondente. Ele fornece os dados de “long tail” e de fácil consumo, uma ótima alternativa para o “Keyword Planner” do Google. É interessante para mostrar planejamentos mais visuais para os clientes.

  1. Keyword Revealer’s

O Keyword Revealer’s permite que você veja sugestões de palavras-chave relevantes, bem como as métricas correspondentes: volume de pesquisa, CPC e lucro estimado. Semelhante ao “Keyword Eye”, se destina a mostrar como a competição é difícil e prevê quais palavras-chave podem ser rentáveis. As sugestões fornecidas pela ferramenta são extremamente relevantes e vale a pena navegar por lá. Infelizmente, as contas gratuitas permitem apenas três buscas por dia, então escolha suas pesquisas com sabedoria!

  1. AdWords Search Terms

Não se esqueça que as palavras-chave mais valiosas podem vir dos termos de busca que os visitantes usam antes de clicaram no seu anúncio. Para isso é preciso já ter uma campanha de anúncios funcionando no Google AdWords.

Pesquisa de palavras-chave

Não há melhor maneira de entrar na mente dos consumidores do que ver exatamente como eles procuraram os seus produtos ou serviços! Ao usar o relatório de termos de pesquisa dentro da interface do Google AdWords, lembre-se de adicionar termos de alto desempenho para o seu grupo de anúncios, como as palavras-chave. Se um termo for irrelevante e ainda sim “ativar” o seu anúncio, a adicione como uma palavra negativa.

Para acessar o relatório de consulta de pesquisa no AdWords, vá para a guia palavras-chave, clique em “Detalhes” e selecione “Todas”.

  1. Bônus: SEMRush 

Se você pretende subir a outro nível e fazer uma pesquisa de palavras-chave com muito menos esforço e com conclusões muito mais eficientes, recomendo usar o SEMRush.

Com o SEMRush é possível não somente pesquisar palavras-chave, mas saber quais sites aparecem nos resultados no Google para cada uma delas, identificar quem são os seus principais concorrentes (sites que aparecem para várias buscas que interessam a você) e saber quais são as palavras-chave que levam mais visitas a cada um desses sites. Além disso, você pode saber quais palavras-chave os concorrentes compram no Google AdWords, o quanto investem por mês e qual o volume de tráfego que obtém de resultados orgânicos e de resultados patrocinados.

É literalmente uma mina de ouro para descobrir ótimas palavras-chave, saber quais palavras convertem mais e onde você deve focar suas energias primeiro. Você pode monitorar todas as posições de busca do seu site, as posições no Google dos seus concorrentes e planejar ações para fazer conteúdo que vá rankear na frente deles.

Assista a esse webinar da SEMRush (em português) onde Rafael Rez mostra um pouco como o uso da ferramenta pode descobrir oportunidades de conteúdo, desenvolver estratégias de conteúdo e pesquisar temas de interesse de cada audiência:

Conheça mais sobre o SEMRush >>>

Lembre-se que a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e permanente e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem-sucedida e rentável. Existem muitas outras ferramentas gratuitas de palavra-chave na internet, mas essas citadas acima são algumas que achamos particularmente úteis para melhorar a qualidade das pesquisas.

Sinta-se livre para compartilhar quaisquer outras ferramentas que você usa nos comentários abaixo!

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Cursos de Marketing Digital

1 Opinião
















Patrocinadores

Web EstratégicaMonetizze

Apoiadores

SEMRushLeadLoversSambatechUnbounceHuggyDigital Manager Guru