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Storytelling
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O que é storytelling?

Venda mais contando boas histórias sobre como o seu produto faz parte da vida dos seus clientes

Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras. É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta. Em outras palavras, o storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo.

O storytelling é muito utilizado no Marketing e na Publicidade. A ferramenta se destaca pela capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um ótimo aliado para compartilhar ideias, conhecimentos e demais interesses através de uma narrativa.

A arte de contar histórias

O objetivo de contar uma história é encantar e cativar uma audiência. Logo, é importante ter a noção exata do seu público-alvo para que a mensagem seja a mais personalizada e assertiva possível.

Uma história interessante é a soma de alguns fatores muito bem alinhados: vocabulário adequado, enredo inteligente e provocativo, personagens que representem anseios, dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão, além de elementos e suporte visual, tais como: imagens, ilustrações, vídeos e similares – compondo uma colcha de retalhos capaz de emocionar, entreter e persuadir o seu receptor.

Marketing na atualidade: O storytelling é a bola da vez?

Quando a sua marca tem uma narrativa interessante e apresenta o seu produto de maneira sutil, o seu potencial cliente fica mais próximo do seu negócio, criando uma relação benéfica entre o consumidor e a empresa.
O estreitamento da relação entre as duas partes envolvidas no processo gera o engajamento necessário para alavancar vendas de uma maneira indireta, subjetiva e muito mais emocional – com uma produção de conteúdo mais leve e direto.

O storytelling no Marketing Digital

O storytelling é muito utilizado como uma estratégia no Marketing Digital, seja em lançamentos de novos produtos ou para fidelizar os clientes de uma marca a partir de mensagens diversas.

Confira abaixo os princípios para criar uma narrativa eficiente:

● Visual;
● Usar diálogos reais;
● Ter um personagem que seja identificado com o público-alvo que deseja atingir;
● Despertar emoções;
● E por fim, existir algum conflito para que seja resolvido até o final da narrativa.

A importância do storytelling no Marketing Digital

O storytelling possui um forte apelo emocional, uma variável constante nos processos de compra no mercado B2C (sigla que define a transação comercial entre uma empresa e o consumidor final). Logo, o objetivo do storytelling é gerar mensagens mentais aos visitantes do seu site, blog ou meios de comunicação.

Porém, antes de adotar a storytelling como estratégia para a sua marca ou produto, é importante que você conheça muito bem as suas personas. É muito importante que você envolva a marca na história que você vai contar.

Um case de sucesso a ser analisado e estudado é a Coca-Cola – que cria uma atmosfera motivacional e aspiracional. A empresa vende felicidade e o desejo de revolução pessoal e, implicitamente, leva o seu produto até mesmo para pessoas que admitem os malefícios do refrigerante para a saúde das pessoas.

O fenômeno Coca-Cola gera diariamente milhões de compartilhamentos e de citações sobre as peças criadas nos mais diversos meios digitais. Um processo que evangeliza o consumidor final e propaga a marca em todos os cantos do mundo.

Quando estudar o seu público-alvo, você saberá o momento e a maneira certa de investir em storytelling. Lembrando sempre que não existem regras para a sua criação e, sim, que ela seja atrativa ao seu potencial cliente e que também engaje o público com a sua marca ou produto.

“O storytelling é um processo que ajuda a criar histórias incríveis”

Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão assistindo. Esse é um processo totalmente emocional que influencia na decisão das pessoas.

Podemos dizer que o storytelling é uma ferramenta de persuasão, que influencia as pessoas a fazerem negócio com você e também passam a ter a sua marca como referência no mercado.

Como o storytelling afeta o cérebro

Você já deve ter notado no YouTube que os anúncios vêm seguindo uma tendência de história narrada por algum personagem, sendo ele fictício ou não.

Agora vou mostrar como essa estratégia de storytelling afeta o seu cérebro:

Transforma estórias em ideias: Uma história ativa partes do cérebro que permitem que o ouvinte transforme essa história em sua própria ideia e experiência, graças a um processo chamado de acoplamento neuronal;

Experimenta, comenta e compartilha: As pessoas não só vão experimentar uma atividade cerebral através da sua história, mas também irão compartilhar e comentar sobre a sua história;

É lembrada com maior precisão: O cérebro libera dopamina no sistema neurológico quando ele experimenta um evento emocionalmente carregado, tornando-o mais fácil de lembrar com maior precisão;

Histórias bem contadas envolvem muitas áreas do cérebro: Ao processar fatos, duas áreas do cérebro são ativadas (área de Wernicke e de Broca). Uma história bem contada pode envolver muitas áreas adicionais, incluindo o córtex motor, o córtex sensorial e o córtex frontal.

Deixo para vocês uma dica: Tenha sempre uma estratégia junto ao seu storytelling. Pense da seguinte maneira: História + Estratégia = Sucesso!

Rafael Rez

Autor do livro "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013. Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

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