Transformação Digital: por que muitas empresas precisam se transformar de forma digital?

A transformação digital não é um processo que acontece do dia para noite, já que exige tempo e dedicação.

Para uma empresa ter uma transformação digital de sucesso, ela precisa estar focada no consumidor, apresentar um bom time e construir uma estrutura digital.

Realizar uma transformação digital não é uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência. Ela é um processo essencial para qualquer negócio sobreviver hoje em dia. Portanto, todo negócio hoje em dia precisa passar pela transformação digital para continuar a sua jornada pelo futuro.

Para que a empresa realize uma boa transformação digital, ela precisa pensar em alguns pontos importantes, nós vamos listar esses pontos.

O que transformação digital significa?

Antes de tudo é fundamental entender o que transformação digital significa. A transformação digital não é sobre realizar marketing digital, mas sim sobre realizar marketing digital de forma realmente efetiva.

Uma transformação digital no negócio é conseguir total compreensão das tecnologias digitais, como também aplicá-las em todas as partes do negócio. Além disso, ela também precisa abraçar as futuras inovações.

Dentro do time de marketing, isso envolve colocar todos os elementos do marketing digital centrado no consumidor.

Como adotar uma política centrada no cliente?

Estima-se que mais 60% dos gerentes de marketing acreditam que é preciso criar uma narrativa centrada no cliente. E isso faz com que todas as estratégias de marketing digital sejam guiadas por essa narrativa.

Agora os marketeiros não estão somente preocupados no que os seus consumidores precisam ou querem, mas sim no relacionamento entre a marca e o consumidor.

Em adição, a ideia não é dizer o que os consumidores devem pensar, mas sim garantir conteúdo de qualidade para realmente melhorar a vida deles. Construa relacionamentos e não links.

Os consumidores buscam por empresas que realmente são relevantes em suas vidas, e que oferecem valores, informações e inspirações, mais do que produtos ou serviços.

Como trabalhar centrado na tecnologia de marketing digital?

As ferramentas de tecnologia digital devem ser o centro da operação. Ou seja, você deve ter as ferramentas para realizar pesquisa, para gerar leads, para email marketing, para análise e mensuração, para trackear, para landing pages, para dados e para mídias sociais.

Essas ferramentas são fundamentais para criar uma boa base de informações e construir uma boa estratégia de marketing digital. Sem elas, fica difícil competir dentro do marketing digital.

As regras do marketing digital

O marketing digital precisa de uma boa estrutura para funcionar bem. Ele exige algumas prioridades, um bom fluxo de trabalho, algumas estratégias, e uma cultura de trabalho diferenciada.

Além disso, alguns postos de trabalho podem deixar de existir, outros podem precisar ser criados no lugar e o que antes era prioridade pode não ser mais, e outros pontos podem se tornar prioridade.

Por fim, você vai precisar focar grande parte dos seus recursos em comunicação digital.

Por que as empresas têm dificuldade com marketing digital?

Realizar uma transformação digital nunca é fácil. Isso exige muito esforço, como também recursos, além de um espírito de time que está disposto a realizar essa transformação. Isso significa que todo o time tem que ter a mesma visão.

Quanto mais claro ficar para cada departamento da empresa a nova política digital e os novos valores da transformação digital, mais fácil será conseguir realizá-la.

Como conseguir o budget necessário?

Como aprovação tem que vir do gerenciamento, é preciso que ele esteja alinhado com o departamento de marketing. Para isso, o departamento de marketing tem que demonstrar que realmente  é necessário realizar essa transformação digital.

A melhor forma de conseguir o orçamento é pensando em quais são os objetivos a curto e a longo prazo, em quanto tempo a transformação será implementada, quanto de dinheiro será possível fazer com a transformação e serão necessários de treinamentos e novas contratações.

Como resolver as falhas no marketing digital?

Há muitas novas responsabilidades e também novas habilidades que serão necessárias para ter um time de marketing digital efetivo. Para resolver as falhas no marketing digital é preciso treinar e educar o time, fazer um consultoria e contratar novos funcionários.

Como deixar o time de marketing digital motivado?

Para que o seu time fique motivado é necessário realizar reuniões semanais pessoais. Nessas reuniões é necessário discutir os acertos e os erros.

Além disso, o que é preciso discutir as preocupações de cada parte do time. Isso é necessário para  manter um time engajado e focado em cada um dos projetos realizados pela a empresa.

Como realizar a transformação digital de forma certa?

Para que você realize a transformação digital é preciso mudar a essência da empresa e não só as atividades exteriores e as ramificações.

É preciso também criar um bom site, boas redes sociais ativas, uma estratégia de marketing e um extenso conteúdo digital criativo. Isso dá trabalho, para isso foque no consumidor e crie um bom time, a sua empresa vai conseguir realizar uma excelente transformação digital.

Por fim, ficou claro que para a sua empresa embarcar no meio digital é fundamental fazer uma transformação digital na raiz, usando 3 pilares, o primeiro focando no consumidor final, o segundo utilizando as ferramentas de marketing digital  e o terceiro engajando um bom time de marketing digital.