Qual será o futuro da produção de conteúdo para o seu negócio?
Você já deve estar cansado de ouvir falar em Inbound Marketing – criar um site, alimentar um blog com diversos artigos, disponibilizar materiais ricos para captar leads, como e-books, infográficos, webinars, etc.
Você pode estar fazendo a produção de conteúdo com uma equipe interna ou contratou uma produtora terceirizada. Você está constantemente analisando os resultados. Com isso, consegue replicar o que deu certo e continua produzindo mais e mais – uma verdadeira ~ máquina de ouro que produz conteúdos matadores ~.
Em termos de resultados, empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram cerca de 4x mais visitas no site. (Hubspot)
Você está crescendo a uma velocidade incrível. E em time que está ganhando, não se mexe!
Agora vamos te lembrar de um detalhe…
Do seu lado, está seu concorrente, fazendo exatamente a mesma coisa.
Já ouviu falar na Blockbuster? Era a rede de locadoras de filmes e vídeo games maior do mundo. Esteve presente no mercado por 28 anos com mais de 9 mil lojas físicas. Cresceu em uma velocidade incrível, era um time que sabia ganhar e não precisava mexer em nada.
Mas a demanda do consumidor estava se direcionando claramente para uma distribuição digital de vídeos. Era uma tendência que estava clara, porém aparentava ser um tanto “futurista”.
Foi então que surgiram empresas como a Netflix e o iTunes. Consegue imaginar o que aconteceu com a Blockbuster?
Pois é, ela não conseguiu correr contra o tempo e não suportou a disputa de mercado. A empresa acabou sendo leiloada.
A frase que diz: “Em time que está ganhando, não se mexe!” não se aplica mais na era da Transformação Digital.
A produção de conteúdo não pode se limitar ao que foi descrito no início deste texto. Bombardear conteúdo sem expertise, apenas porque “Inbound Marketing é tendência”, não te levará muito longe.
Para se manter à frente e ser relevante em uma era onde todo conteúdo do mundo cabe na tela do seu celular, dê ouvidos ao seu público. Na maioria das vezes ele vai dizer exatamente o que quer.
Caso isso não aconteça, lembre-se:
“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”
– Steve Jobs
Separamos aqui 4 ações que você pode fazer agora mesmo para melhor seu conteúdo e se diferenciar da concorrências:
Repense sua receita de conteúdo
Pode acreditar, seus principais concorrentes aprenderam a receita básica do Inbound Marketing e a seguem à risca desde então.
Para se destacar, é preciso se diferenciar.
Continue repensando
Passar pela Transformação Digital significa estar sempre pronto para se adaptar às mudanças ou repensar suas receitas, por mais novas que ela forem.
Otimize para converter
O layout dos seus conteúdos, especialmente para suas landing pages, precisam de uma estrutura organizacional que ajude a aumentar suas conversões. Por exemplo: se o formulário estiver envolvido por uma moldura (como se estivesse dentro de uma caixa), ele acaba chamando mais a atenção do visitante. Além de ter CTAs, seu conteúdo precisa ser único e convencer de que sua solução é a melhor. Faça testes constantes, trocando os formulários e as CTAs de lugar.
Reveja o seu discurso de vendas
Para conseguir concretizar uma venda, o vendedor precisa ser um líder, conduzindo o prospect durante todo o processo de vendas. É preciso muita prática, treinamento, estudo e principalmente vontade de vender. É fundamental que seus vendedores demonstrem que não querem apenas vender um produto ou um serviço, mas que realmente querem encontrar uma solução para um ou mais problemas que o prospect venha a ter.
Reveja seus touchpoints
Toda a jornada do consumidor deve ser pensada para oferecer uma experiências incrível, e isso inclui todos os pontos onde empresa e cliente terão contato – inclusive através do seu conteúdo de Inbound Marketing.
Você está passando uma experiência única ao final de cada texto?
Seu time pode estar ganhando, mas cuidado para não ser surpreendido.
Esteja pronto para as mudanças diárias trazidas pelo digital!