Muito se fala sobre conteúdo épico na estratégia de marketing de conteúdo. Mas o que isso realmente significa é um conteúdo realmente relevante para o seu cliente/prospect.
Nós já sabemos que falar mais sobre si mesmo cada vez mais traz menos retorno para o anunciante e que marcas precisam de histórias para contar para envolver seus clientes a tomarem uma ação desejada.
Para isso, é preciso:
– Preencher uma necessidade do cliente. Responder a uma pergunta, resolver um problema ou preencher uma necessidade emocional;
– Consistência. Cumprir prazos de entrega e com conteúdo de qualidade é regra fundamental;
– Usar a identidade da empresa. Isso significa usar o “tom” da empresa, ou se comunicar de acordo com o posicionamento, caracterizando a empresa nas comunicações;
– Expressar um ponto de vista. A vantagem de se colocar como referência de informação e não ser uma organização jornalística é a possibilidade de se posicionar abertamente e honestamente. Para isso, não tenha medo de posicionar a empresa como especialista sobre o seu setor. O objetivo final sempre será ser reconhecido como o melhor.
– É proibido falar de vendas. Quanto mais você falar sobre si mesmo, menos vai conseguir compartilhamentos, engajamento e atenção.
Como diz uma máxima do CMI (Content Marketing Institute):
“Se você espera que seus clientes passem mais tempo com o seu conteúdo, você deve fornecer um valor incrível para eles e nada menos”
O objetivo do conteúdo é tornar-se parte da vida dos clientes, para que a marca se torne parte. Se isso for conquistado, a venda torna-se um processo natural.
Inspirado em: CMI
Uma resposta em “Como produzir conteúdo épico”
Muito boa dica…
Conteúdo épico, estou rascunhando o meu…e vamos arrebentar!