SIM – Sistema de Informações de Marketing

O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M.) é uma área de atuação empresarial que tem como objetivo observar, coletar, organizar e utilizar informações sobre os clientes, como: hábitos, preferências, necessidades, desejos, renda média, etc.

Atualmente, o SIM é composto também pelo Business Intelligence (Inteligência Empresarial), que visa coletar nas mais diversas fontes possíveis informações e dados que possam ser estruturados para compor uma base de inteligência de mercado, construindo conhecimento sobre o mercado/concorrência para a empresa.

Para Philip Kotler, o Sistema de informações de Marketing é uma “estrutura contínua e interagente de pessoas, equipamentos e processos, que congregam, classificam, analisam, avaliam e distribuem as informações convenientes, oportunas e corretas para uso dos responsáveis pelas decisões de marketing, para incrementar o planejamento, a implementação e o controle de marketing”.

Nesta nova era digital, as empresas precisam ter alguma vantagem competitiva no mercado para estarem na frente de seus concorrentes. É fundamental que os gestores monitorarem a todo o momento os acontecimentos ocorridos no ambiente interno e também no externo das organizações.

O Sistema de Informação de Marketing é primordial no processo de decisão da estratégia de marketing, fornecendo informações importantes para o gestor, contribuindo para facilitar o processo de tomada de decisão em marketing e, assim, reduzir as possibilidades de erros nas escolhas dos gestores.

Com essa coleta de informações e dados será possível decidir com maior precisão como a empresa irá posicionar-se no mercado em relação aos concorrentes a fim de formar uma imagem diferenciada em termos de produto, preço, promoção e praça de entrega.

Benefícios do uso do Sistema de Informação em Marketing:

– Conhecimento da concorrência: o SIM permite identificar o que os principais concorrentes de uma empresa estão fazendo, permitindo que gestores analisem melhor como a marca pode se posicionar mais eficientemente e estrategicamente no mercado;

Vantagens competitivas: ao detectar informações que contribuam para eliminar os pontos fracos ou negativos de uma empresa ou como melhorar os seus produtos/serviços, a empresa aumenta a sua vantagem competitiva;

Otimização de tempo: o SIM permite reduzir os erros e, assim, o retrabalho, além de reduzir custos e aumentar a produtividade em todos os setores da empresa;

Solução de problemas: os dados obtidos pelo SIM são capazes de fornecer soluções para os problemas que os clientes possam eventualmente ter com um determinado produto ou serviço. Além de oferecer produtos de melhor qualidade, é possível ainda agregar valor, estimulando a formação de uma marca mais sólida e confiável que encanta e fideliza os seus clientes;

Novas oportunidades: o SIM contribui para que o gestor consiga acrescentar novas funções aos seus produtos/serviços, alcançando novos mercados e gerando novas oportunidades;

Análise de mercado: o SIM indica também as novas tendências e demandas dos mais diferentes segmentos do mercado, possibilitando o planejamento de estratégias de marketing mais eficazes.

Lembre-se que gerenciar bem uma empresa é gerenciar para o futuro. E gerenciar para o futuro é gerenciar informação. Isso porque informação significa uma gestão mais madura e consciente.

Um Sistema de Informação de Marketing bem montado e utilizado pode ser o principal elemento competitivo para atrair, encantar e fidelizar clientes.

Um exemplo disso é a Amazon, um dos líderes em comércio eletrônico mundial, que coleta as informações que os usuários fornecem quando visitam o seu site. E depois utiliza esses dados quando os mesmos usuários voltam a acessar o site, oferecendo os mesmos produtos que foram pesquisados nas últimas visitas. Essa estratégia estimula a compra e fornece aos clientes uma sensação de que são conhecidos e importantes para a empresa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!

Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua mensagem nos comentários.

— Comentários 4

Muito bem elaborado! Gostaria que publicasse o conteúdo que define a diferença entre informação de marketing e a pesquisa de marketing. Abraço, parabéns pelo trabalho!!!