Você produz conteúdo. E agora?

Conteúdo, marketing de conteúdo, branded content, content marketing, estratégia de conteúdo… E então você começa a escrever e produzir conteúdo para o site da sua marca ou no site pelo qual você é responsável. Mas e agora? Como obter resultados de verdade com essas ações?

Produzir conteúdo é um trabalho duro e organizar essa produção, definindo os canais de comunicação da marca e o fluxo de trabalho também. E supondo que você tenha toda essa máquina sob controle, com mídias sociais sendo alimentadas constantemente e blog atualizado com conteúdo real, além de imagens (e não estamos supondo nem de longe que isso seja fácil), e agora?

Como é possível, depois desse esforço de tempo e investimento – porque trabalhar com conteúdo e mídias sociais não é de graça – obter o máximo de retorno com essas ações? Mais claramente: como saber se o site e ações online estão entregando mais resultados em vendas (mesmo que seja a longo prazo)?

A oportunidade de trabalhar com marketing de conteúdo é muito boa e estatísticas comprovam que clientes que interagem com a marca – relacionamento – geram conversões mais facilmente. Um estudo realizado pelo IAB – Internet Advertising Bureau revelou que 90% dos consumidores recomendam uma marca depois de interagir com ela nas redes sociais. Ainda segundo o estudo, quatro, em cada cinco consumidores estão mais propensos a realizar uma compra de uma marca após terem contato com seus canais sociais, e 83% dos entrevistados afirmaram que ficariam felizes em testar os produtos da empresa.

Mas construir um site rico em conteúdo relevante para o cliente é apenas o início do processo, uma plataforma para trabalhar, não um fim em si mesmo.

Veja abaixo algumas dicas para dirigir os resultados de vendas da web.

Como gerar resultados a partir do site depois que ele já foi lançado?

Continue trabalhando no site. É tentador depois de um tempo achar que conseguiu estabilidade com o site, mas não é hora de parar. Um site sempre pode ser melhorado, conquistar fãs, mais leitores. Invista em séries de textos e assuntos que gerem tráfego por mais de um dia. É o momento de aproveitar todo o esforço empregado para chegar até aqui e aproveitar a onda para continuar com bom conteúdo.

– Tenha um plano de ação. Para alcançar resultados, é preciso planejar uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso significa ter controle do que será compartilhado e criado em termos de conteúdo, incluindo formatos, canais e assuntos, além de periodicidade e divisão de responsabilidades na equipe. Tudo isso alinhado com os objetivos de negócio e perfil do público-alvo.

Um planejamento para os próximos meses e a mensuração dos resultados a cada ciclo para então rever o que está dando certo e o que está dando errado, é a única coisa que pode salvar o seu site e a melhor coisa para definir metas e documentar a estratégia para o sucesso.

Pesquisa recente do Content Marketing Institute revelou que 84% das empresas que declaram que Marketing pro Conteúdo é ineficaz para elas , também não possui uma estratégia documentada, ou seja, sem um plano, é difícil saber para onde se vai.

Promova o conteúdo publicado.  Apenas publicar não vai trazer resultados, afinal, do que adianta ter um conteúdo maravilhoso se ninguém sabe? Promova o conteúdo que você já tem. Envie para seus clientes, lance em redes sociais, repasse para parceiros. Obviamente, promova de forma obstinada o conteúdo relevante para o cliente e não o conteúdo de vendas. Eventualmente, promova de forma paga (Adwords, Facebook Ads, etc.) e não somente orgânica. Porque uma base de audiência boa para quem está começando é muito difícil de ser conquistada sozinha. Se você tem pressa, vai investir pouco e colher muito retorno.

– Não se esqueça do e-mail. Motive as pessoas a se inscreverem em uma newsletter. Certifique-se de que o call to action para a inscrição na newsletter é bem claro em todo site, com mensagens  e agradecimentos e não se esqueça de juntar todos os contatos atuais para juntar-se.

– Tenha uma postura pró-ativa. Saiba com quem você quer fazer negócios, para quem você quer vender e faça contato através do seu melhor conteúdo. Não espere o telefone tocar. Conteúdo estimulante dá a você e à equipe de vendas um motivo para pegar o telefone e falar com cliente em potencial.