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As 20 coisas mais inteligentes que Jeff Bezos já disse

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

O CEO e fundador da Amazon é conhecido por suas excentricidades. Mas também por sua capacidade de fazer dinheiro.

Bezos já investiu 42 milhões em um relógio de 70 metros de altura dentro de uma montanha de sua propriedade no Texas, para durar 10 mil anos. Financiou uma expedição ao fundo do mar para encontrar um dos motores perdidos do foguete Apollo 11 e devolver para Nasa. Também patenteou a ideia de air bag para celular, mas ainda não terminou de desenvolver.

Mas sua melhor ideia foi a Amazon, que revolucionou a forma como as pessoas compram produtos pela internet e a possibilidade de ler livros.

Apesar da excentricidade e das conhecidas práticas incomuns dentro da empresa, Jeff Bezos construiu quase do zero um patrimônio de 2,5 bilhões de dólares.

Um site americano fez uma seleção das 20 melhores frases do empresário. Confira.

“Existem 2 tipos de empresas: aquelas que trabalham para tentar cobrar mais e aquelas que trabalham para cobrar menos. Seremos a segunda”

“Sua margem é minha oportunidade”

“Se você só faz coisas que sabe a resposta com antecedência, sua empresa vai embora”

“Tivemos três grandes ideias na Amazon que guardamos por 18 anos, e elas são a razão do nosso sucesso: Colocar o cliente em primeiro lugar. Inventar. E ser paciente.”

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E eu lhe digo que essa segunda questão é realmente a mais importante das duas. Porque você deve construir sua estratégia de negócios em torno do que será estável… No varejo online sabemos que o cliente quer preços baixos, e eu sei que isso ainda será verdade daqui 10 anos. Eles querem entregas rápidas, muitas opções de produtos. É impossível imaginar um futuro daqui 10 anos, onde um cliente chega e diz: ‘Jeff, eu amo a Amazon, eu só queria que os preços fossem um pouco maiores.’ ou ‘Eu amo a Amazon, só gostaria que entregasse um pouco mais devagar’. Impossível. Assim, o esforço que colocamos são nestas coisas. Sabemos que a energia que colocamos hoje estará pagando dividendos para os nossos clientes daqui 10 anos. Quando você tem algo que sabe que é verdade, mesmo a longo prazo, você pode se dar ao luxo de colocar energia nisso”

“Se você não é teimoso, vai desistir de fazer experiências muito cedo. E se não for flexível, vai bater de cabeça na parede e não vai encontrar uma solução diferente para seus problemas”

“Qualquer Plano de Negócios não vai sobreviver em seu primeiro encontro com a realidade. A realidade sempre será diferente. Nunca estará no plano”

“No velho mundo, você dedicou 30% do seu tempo para a construção de um grande serviço e 70% do seu tempo para gritar sobre isso. No novo mundo, inverta

“Fizemos estudos de elasticidade de preço, e a resposta é sempre que devemos aumentar os preços. Nós não faremos isso, porque acreditamos, e temos que levar como um artigo de fé, que mantendo nossos preços muito, muito baixos, ganhamos confiança dos clientes ao longo do tempo, e isso não vai maximizar o fluxo de caixa à longo prazo”

“A estrutura que eu encontrei, o que tornou a decisão [de começar a Amazon em 1994] incrivelmente fácil, era o que eu chamei de uma ‘estrutura de minimização de arrependimento’. A ideia era me projetar para frente a 80 anos e dizer: ‘OK, eu estou olhando para trás da minha vida. Eu quero minimizar o número de arrependimentos que tenho’. E eu sabia que quando eu tivesse 80, eu não ia me arrepender de ter tentado participar desta coisa chamada internet que eu sabia que ia ser realmente uma grande coisa. Eu sabia que se eu falhasse, eu não me arrependeria disso. Mas eu sabia que a única coisa que poderia me arrepender é de nunca ter tentado. Eu sabia que isso iria me assombrar todos os dias”

“Nós sempre inovamos começando pelo ‘cliente‘ e trabalhando de trás para frente. Isso se torna o nosso ‘padrão de qualidade‘ de como inovar na Amazon”

“Quando [a concorrência] está no chuveiro de manhã, eles pensam em como vão chegar à frente dos principais concorrentes. Aqui, no chuveiro estamos pensando em como vamos inventar algo em nome do cliente

“Uma empresa não pode ficar viciada em ser brilhante, porque o brilhantismo não dura”

“Eu penso que o uso responsável de utilização de recursos conduz a inovação, da mesma forma que outras restrições fazem. Uma das únicas maneiras de sair de uma caixa apertada é inventando o seu próprio caminho”

“Se você dobrar o número de experimentos que você faz por ano, você vai dobrar sua capacidade de inventar”

Se você não quiser ser criticado, pelo amor de Deus, não faça nada novo”

“Se você estiver orientado à longo prazo, os interesses dos clientes e os interesses dos acionistas estarão alinhados”

“Invenção exige disposição de longo prazo para ser mal interpretado. Você faz algo que realmente acredita, que você tem convicção. Mas por um longo período de tempo, as pessoas bem-intencionadas podem criticar este esforço. Ao receber críticas de pessoas bem-intencionadas, vale a pena perguntar: ‘Eles estão certos?‘ E se estiverem, você precisa ouvir o que estão dizendo. Se não estiver certo, se você tem realmente convicção disto, precisa ter essa disposição para ser mal interpretado. Isto é a chave para parte da invenção”

“Você quer olhar para o que as outras empresas estão fazendo. É muito importante para não ser hermeticamente fechado. Mas você não quer olhar e dizer: ‘Ok, vamos copiar isso‘. Você quer olhar e dizer: ‘Isso é muito interessante. Onde os resultados disso podem nos inspirar?‘ E, em seguida, colocar seu próprio toque exclusivo”.

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