Marketing de Conteúdo para B2B

Ter uma boa estratégia de conteúdo já se tornou parte de destaque do trabalho de SEO para um site, porém, não é tão fácil começar.

Montar uma estratégia, produzir e distribuir não é tão simples como simplesmente desejar criar conteúdo. Leva tempo e consome neurônios, por isso estratégia de marketing de conteúdo não é exatamente gratuita.

Normalmente fala-se de mídias sociais e produção de conteúdo voltadas para o consumidor final, ou seja, relações B2C, criando conteúdo com soluções para o cliente e facilmente compartilhável. Porém, o marketing de conteúdo pode ser uma ótima estratégia em vendas para outras pessoas jurídicas, serviços B2B.

Apesar de parecer muito mais desafiador, por muitas vezes oferecer equipamentos e serviços mais técnicos, menos emocionantes e talvez menos interessantes para apaixonar pessoas.

A saída é envolver as pessoas através do conhecimento.

Não apenas criar conteúdo somente para ter conteúdo no site, mas dizer algo interessante, oferecer alguma coisa útil ao parceiro de mercado, adotando o Marketing como estratégia programada e não uma passagem de navio.

marketing de conteúdo não é mais uma modinha da internet, veio para ficar nas atuais relações de consumo, até a decisão de compra já mudou:

Zero Moment of True

O Zero Momento of True (ZMOT), ou Momento Zero da Verdade, que redefine nos termos do universo digital o momento de tomada de decisão de compra do consumidor, foi explicado por Jim Lecinski, no livro “Winning the Zero Momento f Truth”.

O modelo tradicional não dá conta das mudanças no mundo do consumidor. Hoje somos todos exploradores na internet, buscando impulsivamente opiniões, resenhas e avaliações em sites, vídeos, redes sociais e também compartilhando impressões positivas e negativas sobre qualquer assunto. Na intenção de acompanhar essa evolução, novas estratégias de marketing tem sido criadas. Informar o consumidor é uma delas.

Nesse sentido, oferecer ao potencial comprador mais conhecimento sobre os serviços, mais especialização sobre as facilidades possíveis, dicas e soluções para resolver problemas é uma estratégia ainda mais eficiente no mercado B2B. Na indústria, é muito mais fácil depois que o cliente vislumbra a solução, realizar a compra do produto. É um ambiente onde expertise, autoridade e conhecimento técnico fazem ainda mais sentido do que no mercado B2C, por isso a estratégia pode ser amplamente implantada, considerando na estratégia os canais de distribuição.

Nem sempre ter uma fanpage no Facebook pode ser tão relevante. Mas uma participação ativa em uma comunidade do setor, fórum, grupo, pode mostrar a outras empresas o tamanho da sua capacidade, além de outras redes sociais mais específicas do nicho – frequentadas por gestores e outros fornecedores – Linkedin, por exemplo, e muitas outras alternativas, que podem se tornar uma espécie de portfólio do conhecimento da empresa e ajudar na formação da identidade e posicionamento da marca.

Blog corporativo pode ser uma excelente vitrine, tanto quanto o oferecimento de treinamentos pessoalmente, só que de uma forma muito mais econômica.

Para quem não sabe nem por onde começar, a dica é pensar no que o seu cliente procura e qual solução o know-how da empresa é capaz de se tornar referência de conhecimento.

Conteúdo que os clientes vão gostar e compartilhar é maravilhoso para qualquer marca em qualquer mercado. Para isso é preciso envolver o consumidor de conteúdo e adaptar o site com botões de compartilhamento em redes sociais.

Para atrair ideias e soluções, abaixo tem uma lista de 15 perguntas para pensar em conteúdo, inspirada aqui.

1. Que necessidades específicas que meus clientes têm?
  2. Quais são os pontos fracos comuns dos clientes?
  3. Como é possível agregar valor ou fornecer benefícios para esses clientes?
  4. Que serviço ou produto poderia ser efetivamente destaque em um estudo de caso?
  5. O que é novo (produtos, serviços, pesquisa, teorias, especulações) na indústria?
  6. Por que os clientes são nossos clientes e o que os faz voltar?
  7. Como somos diferentes e o que nos destaca de nossos concorrentes?
  8. Que informações sobre a empresa, notícias ou nos boatos que as pessoas vão achar interessantes?
  9. Como podemos realmente criar uma conexão com os clientes potenciais?
  10. Como podemos manter e fortalecer as relações com os nossos clientes já existentes?
  11. Que perguntas comuns que os clientes fazem?
  12. Como posso promover o meu conteúdo, uma vez que é publicado?
  13. É possível tornar o conteúdo perene, de modo que em um ano ainda terá valor?
  14. Como podemos ajudar nossos clientes a completar os objetivos desejados?
  15. Como podemos efetivamente comunicar os nossos valores de marca?