Muitas pessoas confundem publicidade com marketing, outras acreditam que marketing é somente vendas.
De acordo com Philip Kotler, o papa do marketing, marketing “é um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros”.
O dever do marketing é analisar o mercado, identificar as suas necessidades e desejos, encaminhar essas necessidades para a produção, agregar valor nesse produto ou serviço, vender para o cliente e manter a relação com o cliente no pós-venda.
É importante entender que o marketing é muito mais do que vendas ou publicidade. Ele engloba os anseios de um nicho de mercado, todas as etapas de produção de um serviço ou produto, divulgação, venda e pós-venda. O marketing não é o vilão do mercado, ele é uma filosofia empresarial, uma ferramenta muito importante para o equilíbrio social.
Marketing é foco, respeito, compromisso e atenção total ao cliente. É uma busca e uma preocupação constante para identificar os desejos, as necessidades reais do cliente e criar soluções, produtos ou serviços para atendê-los da melhor maneira possível.
Aspectos do Marketing
Marketing é encontrar sutilezas para oferecer algo diferencial para o consumidor. Um dos aspectos do marketing é pesquisar as necessidades do consumidor e oferecer serviços ou produtos diferenciados.
Marketing é desenvolver serviços e produtos adequados para o seu público-alvo e agregar determinado valor – o processo de agregar valor no serviço ou produto precisa ser justo e adequado com a qualidade. E precisa ser feito de forma contínua, de acordo com a movimentação do mercado.
Marketing é um relacionamento de respeito com o consumidor – é preciso estar atento ao comportamento, as atitudes, as necessidades, aos receios e aos desejos do consumidor e atender tudo isso com muito respeito.
Marketing é um estado de espírito – a prática do marketing é intuitivo. Qualquer pessoa tem um marqueteiro dentro de si.
Marketing é criar e aprofundar o relacionamento com o cliente – um dos principais aspectos do marketing é manter um relacionamento a longo prazo com o cliente.
O significado de Marketing
A expressão anglo-saxônica marketing se origina do inglês e tem derivação do latim Mercátus. Na língua portuguesa, marketing significa mercadologia, ação de mercado, comercialização.
Os primeiros conceitos de marketing surgiram entre as décadas de 1910 e 1940 e tiveram o seu alicerce com a criação da American Marketing Association e o nascimento do Journal of Marketing, nos anos de 1930.
Segundo a American Marketing Association, o marketing é um conjunto de processos que envolve a comunicação, a criação, a entrega de valor para os clientes e a administração de relacionamento de clientes.
A partir da década de 50, o conceito moderno do marketing apareceu em razão das transformações sociais ocorridas na época: aumento da industrialização, mundo pós-guerra, crescimento do capitalismo e da competitividade.
Há uma outra definição que diz: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações”.
Princípios do Marketing
Os princípios do marketing (planejar, organizar, dirigir e controlar) passam por estudos em várias áreas: Sociologia, Economia, Administração, Psicologia, Comunicação e Matemática.
Todas essas áreas de conhecimento reunidas tornam possível a análise, o planejamento, a formulação, a implementação e o controle de táticas e estratégicas de marketing.
Em seu livro Marketing para o século XXI – Como criar, conquistar e dominar mercados, Philip Kotler afirma que “o marketing tem sido definido por diversos observadores como a arte de conquistar e manter clientes”. E define os princípios básicos do marketing:
Princípio 1 – O cliente é o centro de tudo: O primeiro princípio é o próprio conceito do marketing. Tudo gira em torno do cliente desde o planejamento ao pós-venda.
Princípio 2 – Os clientes não compram produtos: O segundo princípio diz que os clientes compram o que o produto ou serviço podem fazer por eles. Eles estão interessados nos benefícios que o serviço ou produto pode proporcionar.
Princípio 3 – marketing é uma tarefa de todos na empresa. O marketing não pode ficar restrito apenas ao departamento ou uma pessoa do marketing. Todos no negócio precisam estar engajados. A ação de todos tem impacto sobre o cliente final e a sua satisfação.
Princípio 4 – Os mercados são heterogêneos: os clientes são diferentes, cada um tem necessidades, desejos e sonhos completamente distintos. Portanto, o empreendedor que deseja ter sucesso não pode produzir serviço ou produto patronizado para todo o seu nicho de mercado.
Princípio 5 – Os mercados e clientes mudam constantemente: O mercado é dinâmico. A vida útil do serviço ou produto é limitada e a empresa precisa pensar em novas soluções constantemente.
O marketing é muito mais do que a grande maioria das pessoas pensa. Estão em jogo as técnicas de mercado, ações de relacionamento com clientes, ferramentas de planejamento, modelos de distribuição e acesso, tecnologias de desenvolvimento de serviços e produtos, métodos de precificação adequados aos produtos, além de uma comunicação integrada de qualidade e ferramentas para mensurar ações e resultados.