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Comunicação Integrada

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Para Philip Kotler, o conceito de Comunicação Integrada abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua a integração contínua e permanente, somando esforços para que a mensagem seja concisa a e uniforme. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de comunicação com o objetivo claro de propagar uma única mensagem que seja coerente com seus princípios.

Uma outra abordagem sobre o tema é da professora e estudiosa Margarida Kunsch, que entende a comunicação como algo sinérgico e que une a comunicação institucional com a mercadológica somadas a interna, que juntas formam um tripé da Comunicação Organizacional, onde o conjunto de cada setor resulta em uma comunicação eficiente e harmônica.

Todas as especialidades da comunicação denominadas de ferramentas: Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda e demais, fazem parte de um composto de comunicação e suas funções são tidas como potenciais, quando integradas a um único objetivo. Com isso, a sinergia da informação deve permitir que a comunicação seja eficiente e os objetivos e resultados sejam ampliados. O seu foco principal é a concentração no negócio da empresa e a comunicação articulada e profissional, de forma a destacar a identidade da companhia.

Para tanto, a gestão de comunicação de qualquer empresa deve se antecipar aos fatos e apresentar uma política eficaz e transparente, cuja mensagem se apresente de acordo com as estratégias da empresa. Logo, é importante destacar que um dos diferenciais e pontos de maior atenção é a capacitação técnica dos profissionais que atuam na área, que devem desenvolver uma visão multidisciplinar de todas as atividades da comunicação.

Portanto, a comunicação da empresa deve somar os esforços de todas as especialidades citadas, pois a imagem da organização deve se manter única seja para qualquer público potencial. O profissional responsável pelo monitoramento desta comunicação deve estar atento a todas as informações e ações dos concorrentes, com o objetivo de traçar estratégias para alcançar o seu objetivo, utilizando as melhores e mais adequadas formas de comunicação. Dentre as principais funções desse profissional, está o desenvolvimento da mensagem adequada, a seleção ideal do canal de divulgação, a promoção e a decisão de qual composto será utilizado e, por fim, mensurar e administrar todo o processo da chamada Comunicação Integrada.

É importante lembrar que toda a imagem e a notoriedade de uma organização é construída com a junção e o auxílio de todas as disciplinas de comunicação, as quais devem se unir para alcançar a projeção ideal da empresa para o seu público-alvo. E, assim, todas as ações desenvolvidas de forma conjunta poderão tornar mais eficaz o alcance desses objetivos pretendidos.

Por fim, a comunicação integrada se tornou cada vez mais valorizada dentro das empresas, uma vez que as suas ações são estratégicas, além de fundamental característica interdisciplinar.

 

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