O ambiente digital veio para revolucionar o modo como as pessoas se relacionam, obtém conhecimento e, principalmente, como elas compram. O processo de aquisição mudou bastante e várias teorias começaram a ser criadas acerca dele, o AIDA, o jornada de compra, funil de vendas e muitos outros.
Toda essa mudança impactou diretamente como as pessoas decidem para onde viajar, em qual estabelecimento se hospedar e quais pontos turísticos visitar. A busca por termos relacionados ao turismo é enorme e sites de dicas de viagem chegam a ter milhões de acessos. Nesse sentido, para ser notado e ganhar competitividade no ramo hoteleiro, é essencial estruturar um bom plano de marketing para hotéis e pousadas.
Ter um planejamento e fazer um acompanhamento próximo das suas estratégias é essencial para medir os resultados das suas ações e continuar levando um conteúdo que realmente interessa seu público. Consequentemente, você terá um controle maior do seu Retorno Sobre Investimento (ROI), melhorando a saúde financeira do negócio.
Então, você quer montar um plano de marketing para seu hotel ou pousada mas não sabe por onde começar e quais estratégias colocar nele? Não se preocupe, continue neste artigo e descubra a resposta destas e muitas outras perguntas!
O que é um plano de marketing?
Basicamente, o seu plano de marketing é um modelo bem estruturado que vai orientar as ações de relacionamento com potenciais hóspedes. Aqui, o essencial é que ele sempre esteja alinhado com o plano de vendas, eles devem sempre andar juntos. Por exemplo, uma vez definidas as metas comerciais, a principal pergunta para começar seu plano de marketing é: quais os caminhos pelos quais conseguirei atingir essa meta?
Além dos fins comerciais, o seu plano de marketing também deve divulgar e promover a marca do seu hotel ou pousada, visando se tornar uma referência naquele destino. Assim, você poderá inclusive utilizar isso como argumento comercial no futuro.
Boas intenções e grandes esforços sem planejamento possuem grandes chances de fracassar. Assim como montar um plano sem investir na execução e acompanhá-la de forma efetiva, também pode significar o fracasso da estratégia.
Nesse momento você pode estar se perguntando: será que vale mesmo a pena investir no digital sendo que no ramo hoteleiro temos a facilidade das OTAs (Online Travel Agencies)? A resposta é sim! Pelos seguintes motivos:
- Evita que você fique refém das OTAs e perca receita caso o algoritmo mude;
- O site próprio do hotel/pousada tem mais credibilidade do que as OTAs no algoritmo do Google;
- O fortalecimento de marca dificilmente vai acontecer caso você não tenha um site e redes sociais próprias para seu hotel ou pousada.
Agora você já está convencido da importância de estruturar um plano de marketing, incluindo o ambiente digital, para hotéis e pousadas. Então, vamos aprender como montar esse plano, passo a passo?
Passo a passo: como montar um plano de marketing para hotéis e pousadas
Como dissemos, todas as etapas do plano de marketing para hotéis e pousadas são muito importantes, desde a estruturação, passando pela execução até o acompanhamento. Por isso, montamos esse passo a passo que inclui todas as etapas e o que você precisa fazer em cada uma delas.
1 – Análise e mapeamento
Analisar resultados atuais e mapear estratégias que já deram certo e quais já deram errado. Isso vai te ajudar a ter um norte muito mais assertivo no momento de escolher as ações que serão realizadas. Além disso, vai impedir que você gaste dinheiro e tempo com estratégias que não dão certo no seu ramo.
Se você está começando agora e não possui dados para analisar, considere fazer benchmarks. Ele consiste em conversar e pesquisar sobre referências da área para depois adaptar as estratégias ao estilo do seu negócio e aos objetivos que você tem.
2 – Definição de objetivos
Antes de sair escolhendo quais estratégias você vai usar, você precisa definir objetivos. Afinal, nada adianta traçar o caminho se você não sabe onde quer chegar, certo? Então, se faça essa pergunta e defina em qual patamar você quer estar daqui a um determinado tempo.
Na hotelaria, os planos de marketing precisam ser de longo prazo (anual ou mais). Isso porque ele deve visar o posicionamento da marca, e isso não pode ser alcançado em apenas um trimestre, ou menos. Seus objetivos devem ser inspiradores e qualitativos, guarde os números para o próximo passo.
3 – Definir suas metas
Agora chegou o momento de definir os números. Aqui, você vai quantificar os seus objetivos. Sabemos que tudo isso pode parecer um pouco abstrato. Então, vamos a um exemplo?
Suponha que seu objetivo é se tornar um hotel ou pousada referência na cidade Y. Para atingir isso, você deve chegar perto ou ultrapassar o local mais cotado/reservado da sua cidade. E, para isso, você deve aumentar sua taxa de reserva em X%. Ou seja, sua meta vai ser aumentar a taxa de reserva em X%.
4 – Alinhe o tom de comunicação
Quem é o tipo de pessoa que reserva no seu hotel ou pousada atualmente? Qual o tipo de pessoa que você deseja que reserve no seu hotel ou pousada? Aqui, o ideal para ter uma comunicação assertiva e próxima, é estruturar personas para o seu negócio. Afinal, não adianta ficar usando uma linguagem “descolada” se sua persona tem um perfil mais sério, por exemplo.
Atualmente no marketing temos a buyer persona e a brand persona. Uma representa o ideal de cliente que você quer e a outra representa o seu ideal de marca (o que você quer transmitir enquanto empresa).
5 – Escolha os canais
Nesse ponto do planejamento, você já conhece muito bem sua persona. Então, você também já sabe muito bem em quais canais de comunicação ela gasta a maior parte do seu tempo.
Direcione a sua estratégia para os canais que seus potenciais hóspedes mais utilizam. Faça o mapeamento detalhado de quais redes sociais serão utilizadas, em quais sites você vai se posicionar, se você fará parcerias com outras empresas, influenciadores, etc.
6 – Planejamento de conteúdo
Planeje o conteúdo que será veiculado nos canais que você escolheu e crie um calendário editorial para acompanhar a publicação. Claro, você não precisa criar o planejamento de conteúdo do ano inteiro. Aqui, você pode dividir da forma como achar melhor: semanal, quinzenal, mensal, etc.
Inclua neste planejamento quais formatos de conteúdo você vai trabalhar. Alguns formatos têm um engajamento melhor que o restante, como os vídeos. No entanto, nunca deixe de testar e ver do que o seu público gosta.
7 – Execute e acompanhe
Divida as tarefas e coloque seu plano em ação. A fase de planejamento é muito importante, mas você precisa se desapegar dela. Dizemos isto pois muitos negócios sofrem com o mal de passar muito tempo no planejamento e acabar se atrasando nas ações.
Por fim, escolha os indicadores e os acompanhe! Na hotelaria, existem diversos indicadores que são essenciais como a taxa de ocupação, índice de comparação com a concorrência, receita gerada por reserva, receita por acomodação disponível e a taxa média diária. Esses são os básicos e você pode escolher muitos outros para monitorar.
Tendências de Marketing para hotéis e pousadas
Conheça aqui algumas das tendências no ramo da hotelaria para incluir no seu plano de marketing para hotéis e pousadas, caso esteja dentro do seu orçamento, claro. Vamos lá?
- Inteligência artificial: desde os chatbots até a análise de termos em alta no Google Trends, por exemplo, para criação de conteúdos que estão “bombando”. Aproveitando assim a onda de acessos e atraindo interesse para sua marca.
- Automação: estratégias de e-mail marketing e conversão através do relacionamento digital. Isso vai ajudar a desafogar o setor comercial de levar a pessoa por todo o processo de compra.
- CRO (Otimização de taxa de conversão): principalmente em mídia paga, mas envolve qualquer página que toca no assunto da conversão. Existem diversos tipos de layout, fontes e CTAs que geram mais conversões que outros.
- Coleta e análise de dados/Big Data: coletar informações dos usuários, leads, e clientes para ter um banco de dados sólido que auxilia no processo de tomada de decisão e até mesmo no planejamento de marketing.
Dicas essenciais de marketing para hotéis e pousadas
Ter ideias de conteúdo não é exatamente fácil, exige bastante conhecimento do público e criatividade. Por isso, vamos te passar agora dicas essenciais para você ter insights incríveis e gerar os melhores conteúdos no seu ramo. Confira:
- Invista na experiência: como as avaliações têm muito peso no momento da escolha, forneça uma boa experiência para o turista e incentive que ele escreva avaliações online.
- Se diferencie: o mercado hoteleiro é muito competitivo e se diferenciar é essencial. Você pode oferecer um atendimento personalizado, se mostrar sempre à disposição e investir em brindes, se puder.
- Presença digital: as redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com pessoas. Invista também no atendimento através dela, uma vez que a internet é muito utilizada na busca e decisão de hospedagem.
- Dispositivos móveis: a maior interação dos conteúdos de viagem e turismo vem de dispositivos móveis. Por isso, invista nesse formato e tenha um site responsivo!
- Aconselhe: forneça dicas de passeios, restaurantes, pontos turísticos e mais. Assim, você vai proporcionar uma experiência única, fazendo com que o turista associe isso ao seu estabelecimento.
- Datas especiais e feriados: trabalhe bastante esse tipo de conteúdo nas redes sociais e crie preços e pacotes especiais. Sempre faça isso de forma antecipada, fato que reforça a necessidade de ter um calendário editorial, como citamos nos passos de planejamento de marketing.
- Anúncios: enquanto seu site ainda não ganha tração orgânica, invista em anúncios e nas OTAs. Patrocine seu conteúdo nas redes sociais e principalmente no Google. Isso vai fazer com que a sua marca seja encontrada no curto prazo, fornecendo resultados mais imediatos.
- Conte com o auxílio de especialistas: nada como profissionais especializados no marketing para hotéis e pousadas. Com isso, você sempre vai estar à frente nas estratégias e vai ganhar competitividade no mercado, além de ter acesso a um atendimento personalizado para o que seu hotel, pousada ou agência de turismo.
Porque investir em um plano de marketing para hotéis e pousadas?
Montar, seguir e acompanhar um plano de marketing é um investimento. Por isso, você precisa de boas razões para adotar essa estratégia, certo? Então, confira as principais razões pelas quais você deve investir em um agora mesmo:
- É, em média, 50% mais baratos que comissões cobradas pelas OTAs;
- Gera valorização da empresa, fortalecendo sua estratégia de Branding
- Relacionamento mais próximo com seu público e mais previsibilidade;
- Aumento de faturamento: em média 30% no primeiro mês.
Comece a trabalhar no seu marketing hoteleiro agora mesmo e faça sua empresa crescer como nunca. Afinal, como você pode ver, esse é o próximo passo para o crescimento do seu negócio. Melhore a saúde financeira da empresa, deixando de ser apenas um estabelecimento de hospedagem e finalmente se posicionando como um negócio com grande potencial de expansão.
Esse artigo foi escrito pela WebSocorro, uma agência de Marketing Digital especializada em hotéis e pousadas, com 16 anos de experiência no ramo da hotelaria.