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Media Training: como se relacionar com a imprensa

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Já imaginou um treinamento que oferece as condições necessárias para você usar a comunicação pessoal e aproveitar uma entrevista jornalística da melhor maneira? Assim, não será mais preciso sofrer para falar com um jornalista e perder oportunidades de visibilidade e de negócios ao negar convites para entrevistas na imprensa.

Isso existe e se chama media training. Na tradução para o português, o treinamento de mídia é a capacitação dirigida a quem deseja ocupar espaço em veículos de comunicação para falar aos públicos de interesse oferecendo informações que podem gerar boa reputação. Mais do que só oferecer conteúdo, o media training é um programa de capacitação que trabalha o desenvolvimento das habilidades do interessado em se comunicar bem na hora da entrevista.

O que o porta-voz aprende em um media training?

Além de se familiarizar com a rotina do jornalista e da redação, o porta-voz de uma empresa vai entender sobre a política editorial dos veículos, seus formatos, tamanhos e dinâmica das entrevistas. O porta-voz aprende como usar seu discurso para informar o que deseja, atender a curiosidade do jornalista e a necessidade do ouvinte, telespectador, leitor ou internauta. E entende também que outros recursos da comunicação pessoal, como a expressividade corporal e verbal, devem ser usados para potencializar ainda mais a sua aparição, mesmo que não esteja aparecendo na TV. Afinal, o primeiro impacto é diante do jornalista, o entrevistador.

Como é um treinamento técnico-comportamental, é fundamental que o media training convide para a transformação pessoal para facilitar o aprendizado e a assimilação por quem, por exemplo, tem receio da exposição e não lida bem com a vulnerabilidade de estar exposto diante da câmera e do microfone, dificuldade de muitas pessoas que assumem o cargo de porta-voz.

Entenda como o media training pode ajudar a usar bem a comunicação

A oferta de conteúdo teórico não é o bastante para quem tem medo de enfrentar a situação de entrevista que, normalmente, está relacionada ao receio de não saber lidar com a vulnerabilidade por estar exposto diante de câmera e microfone. Para isso é importante que o porta-voz aceite o convite para se conhecer primeiro e, consequentemente, se comunicar melhor.

E essa é a parte mais desafiadora para quem deseja ter uma comunicação diferente. Este é o desejo de Heitor, executivo da área de finanças, que tinha medo de dar entrevistas e fugia das apresentações em público. Logo no início de um treinamento que durou oito horas (uma hora por semana), ele confessou que sentia vergonha de aparecer e pensava não merecer tamanha exposição.

Com o uso de técnicas de coaching e programação neurolinguística, ele se permitiu trocar o medo pela consciência da importância de divulgar as mensagens que desejava. Ao longo do processo, Heitor ganhou tranquilidade e autoconfiança, passando a aproveitar os momentos de entrevista com prazer. Ele já tinha conhecimento das técnicas, mas faltava a autoconfiança para praticá-las, benefício que ganhou depois de um media training especializado.

Confira 4 dicas para se sair bem em uma entrevista

  • Domine o assunto. Sem conhecer o tema, não espere resultado positivo;
  • Considere todas as possíveis perguntas do repórter para se preparar antecipadamente e treine;
  • Fale com o repórter bem ao estilo ‘olho no olho’ e imagine que está falando para o seu público que espera acreditar em você;
  • Use a sua expressividade de forma natural, sem se preocupar com gestos, volume de voz e ‘caras e bocas’.

Todas as dicas acima serão melhor assimiladas (ou só serão assimiladas) se você investir no autoconhecimento para se perceber mais, se aceitar e sentir que merece a visibilidade de falar em público e com a imprensa.

Aurea Regina de Sá

Aurea Regina de Sá é jornalista e coach de comunicação pessoal, especializada em Media Training. Em 17 anos de carreira como treinadora, já ajudou políticos, executivos, atletas, gestores públicos e privados e profissionais liberais a se comunicarem melhor em entrevistas jornalísticas.

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