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Endomarketing: a efetividade da comunicação interna

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

O sucesso da comunicação interna em uma empresa se resume na capacidade de fazer com que essa empresa seja valorizada dentro da própria empresa pelos seus colaboradores. Fazer com que o funcionário se sinta como parte essencial do negócio é o desafio do endomarketing. A expressão refere-se a um novo tipo de marketing de importância fundamental no mundo empresarial. O termo tem como definição o conjunto de estratégias que rege o interior de uma instituição e visa estimular a satisfação da equipe de trabalho.

A concorrência, cada vez mais evidente devido à grande quantidade de empresas que surgiu nos últimos anos, fez com que alguns mecanismos se tornassem fundamentais no planejamento de um negócio. O endomarketing foi sendo reconhecido na medida em que o pensamento de bem-estar dos funcionários tornou-se uma regra para o sucesso da companhia. Até os anos 90, apenas o marketing era valorizado e a satisfações dos funcionários não constava entre as prioridades da maioria das empresas.

A necessidade dos novos tempos fez com que surgissem outros padrões de estratégias e, na década de 1990, a expressão endomarketing foi criada por Saul Bekin, através da obra de sucesso “Conversando com o Endomarketing”. O livro se transformou em uma verdadeira bíblia para quem quer gerenciar com sucesso uma empresa e fazer com que os funcionários trabalhem felizes e motivados.

Endomarketing pode ser considerado também como uma fusão de Marketing com Recursos Humanos, pois lida diretamente com o relacionamento da empresa e dos funcionários. A regra principal do endomarketing é buscar ações que priorizem as vontades da corporação dentro do ambiente de trabalho, proporcionando condições ideais para o bom desempenho. Para isso, o mais importante é que haja um planejamento eficiente com a participação dos gestores. A forma como os colaboradores enxergam a instituição é tratada como um reflexo da imagem da empresa para o público externo.

Marketing X Endomarketing

Enquanto o marketing abrange o público-alvo, as necessidades dos clientes, as formas de obter feedback e as estratégias de vendas de produtos ou serviços, o endomarketing se mantém em uma área muito mais limitada. Porém, isso não significa que é mais fácil aplicar estratégias de endomarketing, pois lidar com o público interno e as suas especificidades pode ser tão difícil quanto conquistar a credibilidade do público externo.

A boa notícia é que algumas estratégias de marketing também podem ser adaptadas para a comunicação interna, pois o que o marketing e o endomarketing têm em comum é a mesma necessidade de lidar com pessoas, emoções e desejos. Entretanto, é preciso ter em mente que os públicos são diferentes, bem como as suas exigências e formas de satisfações. Os planejamentos de marketing não podem ser utilizados da mesma forma no público interno, mas podem sofrem alterações para que se encaixem na realidade dos funcionários.

A principal preocupação do endomarketing é encontrar as formais ideais de lidar com o público interno. A rotina de trabalho em uma grande corporação envolve diversos fatores que influenciam positivamente ou negativamente na satisfação dos funcionários. É preciso levar em conta que, dentro de uma empresa, os trabalhadores estão sujeitos a influências que não dependem apenas da gestão. Os conflitos de relacionamentos interpessoais, a pressão de prazos e demandas, o estresse e as responsabilidades são exemplos de situações emocionais que devem ser pensadas antes de planejar as ações.

São diversos os mecanismos que criam obstáculos para a eficiência da comunicação interna, o que transforma em um desafio aplicar eficazmente técnicas de endomarketing. As estratégias que visam a manutenção da imagem interna precisam considerar as necessidades, vontades, motivações e estímulos dos trabalhadores, bem como os efeitos de cada sentimento. Se apenas um item for pensado isoladamente, será mais difícil alcançar o sucesso e obter a satisfação plena dos funcionários.

As estratégias do endomarketing

A primeira meta a ser considerada na hora de pensar em estratégias de endomarketing é a maneira mais adequada de manter a motivação na rotina de trabalho. É preciso estudar o quanto os funcionários estão felizes e pensar em maneiras de aumentar o desempenho no trabalho através da motivação. Para isso, é importante colocar como prioridade as necessidades dos empregados e as condições atuais de trabalho.

Para que um colaborador esteja feliz e motivado é preciso primeiramente que sejam atendidas as necessidades mais básicas do trabalhador. Exercer a profissão em um ambiente harmônico e adequado, com respeito aos horários da equipe e com benefícios que atendam às necessidades básicas.

Em um segundo momento é preciso identificar meios de promover desafios e recompensas de produção. A motivação é uma característica humana que aparece naturalmente quando há desafios e possíveis vantagens ao superá-los. Algumas ações internas como a criação de um ranking de funcionários destaques, a possibilidade de obter bônus por produção e a participação em concursos internos podem ajudar a renovar as forças dentro do ambiente de trabalho.

Além da motivação, projetos, eventos, treinamentos e outros recursos devem ser planejados a fim de promover a valorização do funcionário e a melhoria da capacitação. É importante que a instituição mostre aos assalariados que há preocupação dos gestores em buscar o aperfeiçoamento profissional da equipe. A forma como a administração valoriza os funcionários pode ser medida através de investimentos dedicados ao público interno.

As vantagens e os perigos

Se os funcionários estiverem satisfeitos com o trabalho dedicado ao negócio, a tendência é que a empresa alcance sucesso pleno em imagem e em vendas. Um profissional que se orgulha do local em que trabalha provavelmente apresentará um alto rendimento na produção ou um atendimento eficiente ao público, dependendo dos objetivos da empresa.

O que deve ser motivo de preocupação no meio empresarial, principalmente entre grandes instituições, é o efeito negativo da falta de estratégias de endomarketing. As falhas da comunicação interna podem causar grandes prejuízos aos gestores do negócio e até levar a empresa a uma crise e até a falência.

Se o colaborador não se sentir valorizado dentro da instituição, esta insatisfação provavelmente será revelada para outras pessoas. Se uma empresa apresentar más condições de trabalho, o assalariado vai fazer com que amigos, familiares e conhecidos saibam do péssimo tratamento. Os riscos de processos judiciais e envolvimento com a mídia também precisam ser previstos se a corporação estiver mostrando sinais de infelicidade no trabalho. O resultado disso é um efeito negativo que pode ampliar consideravelmente os danos para a imagem da marca, principalmente tratando-se de uma grande empresa.

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