Nova Escola de Marketing

Facebook compete com YouTube pelos vídeos

O Facebook anunciou mudanças nos vídeos do feed de notícias, mais um ajuste que pretende diminuir a popularidade do YouTube, pelo menos dentro da rede.

Segundo as estatísticas do Facebook, mais de 1 bilhão de vídeos é visto diariamente no site.

Depois de começar a passar automaticamente os vídeos, a empresa informou que entre maio e julho houve um aumento de 50% nas visualizações de vídeo, embora não se saiba ao certo se foi essa visualização “forçada” ou se o fato de uma parte do vídeo aparecer atrai mais o usuário. Outro motivo para esse crescimento possivelmente foi o viral Desafio do Balde de Gelo, que mobilizou pessoas de todo mundo e se concentrou bastante no Facebook.

Uma das novidades é o contador de visualizações, que vai aparecer na parte de baixo dos vídeos. Assim fica possível saber quantas visualizações um vídeo teve, como ocorre no YouTube. Essa mudança vai fazer com que fiquem mais claras as análises de desempenho dos vídeos, facilitando a transparência para quem anuncia.

Assim como no YouTube também o Facebook vai mostrar sugestões de vídeos relacionados, em uma tentativa de manter o usuário no site com entretenimento, antes de retornar para timeline.

São mudanças provocadas para competir com o YouTube como plataforma de vídeo, mas sobretudo para incentivar a publicidade desses vídeos produzidos para o Youtube, já que fica possível segurar o usuário por mais tempo e medir melhor o retorno sobre o investimento.

Quem anuncia sabe que quando se publica um vídeo do YouTube no Facebook o alcance não é o mesmo que publicar direto na rede.

Anônimo

Rafael Rez

Autor do bestseller "Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI". Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de Empreendedor e Consultor, é Professor de Pós e MBA em diversas instituições de ponta: HSM, FGV, Insper, ESALQ/USP. Em 2016 fundou a Nova Escola de Marketing.

Deixar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Patrocinadores

Web Estratégica

Apoiadores

SEMRushRD StationLeadLoversiSet E-CommerceiSet E-CommerceActiveCampaignReporteiSERPstat